Guarda-parque: secretário quer abrir 220 vagas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Com a tragédia ocorrida recentemente na Região Serrana, mais do que nunca a carreira de guarda-parques ganhou destaque pela atuação do profissional Verli, que morreu no exercício da profissão ao tentar salvar uma pessoa em Friburgo. A proposta de abrir uma seleção para a contratação temporária de 220 profissionais para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que já era estudada desde meados de 2010, agora será acelerada, visando à abertura do certame em breve.


O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse à FOLHA DIRIGIDA que, provavelmente, ainda este mês colocará o assunto em pauta com o governador Sérgio Cabral. "O diretor de Biodiversidade do Inea, André Ilha, tem esse projeto preparado para a contratação temporária de 220 profissionais. Isso, inclusive, já foi pré-aprovado no Planejamento. Quando eu ia tratar sobre esse assunto com o governador, aconteceu toda essa situação na Região Serrana. Isso passou a ser a prioridade do governo. Mas, sem dúvida, vamos retomar o assunto da seleção. Eu vou defender tanto a contratação temporária quanto a abertura do concurso para efetivos, que depende da criação dos cargos", disse.

Vale ressaltar que a carreira de guarda-parques exige apenas nível médio completo. Além do salário, que gira em torno de R$1 mil, os funcionários têm direito também a auxílio-alimentação e vale-transporte. Os profissionais atuam em parques e reservas estaduais.

De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, possivelmente, a seleção será organizada pela Fundação Ceperj. No ato da inscrição, os candidatos já optarão pelo local que desejam trabalhar.

"A seleção será setorizada por unidade de conservação, que inluci parques, reservas biológicas e estações ecológicas estaduais. No total, são 14 no estado do Rio. O candidato irá concorrer às vagas de uma determinada unidade. É importante ressaltar que há unidades que estão em apenas um município, mas há outras que pegam, por exemplo, cinco municípios como é o caso dos Parque dos Três Picos. A aplicação das provas será feita em várias cidades", comentou. Segundo o diretor, o processo seletivo será dividido em três fases, sendo as duas primeiras (prova objetiva e teste de aptidão física) de caráter eliminatório. Na terceira etapa, que será a avaliação de títulos, o diretor ressaltou que serão levadas em conta as habilidades que realmente são usadas no cotidiano da profissão.

"Vamos privilegiar os pontos que evidentemente interessam ao serviço de campo de um guarda-parques como, por exemplo, primeiros socorros animais peçonhentos, cursos de técnicas verticais e montanhismo, língua estrangeira, mecânica de veículos terrestres como lanchas. Temos que levar em consideração o fato de que o guarda-parques irá atuar na recepção de visitantes, que inclui turistas, portanto, todo um conjunto de habilidades que são úteis para o serviço lá na ponta", ressaltou. A programação é que o processo seletivo tenha validade de dois anos, prorrogável por igual período.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.