TJ-RJ: sindicatos cobram concursos

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Com a mudança na administração do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), os representantes de diversas categorias aguardam com expectativa pela efetivação das promessas feitas pelo novo presidente, desembargador Manoel Alberto Rebêlo. Entre elas está a realização de concurso para juiz e o estudo da necessidade de servidores no tribunal, que poderá viabiliar uma seleção para diversas carreiras do órgão.


Segundo o presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Rio de Janeiro (AOJA), Rui Batista Martins, para que o judiciário tenha condições de desenvolver suas atividades com eficiência e celeridade, além ampliar o quadro de pessoal, é necessário dar continuidade aos investimentos em tecnologia. Ele afirmou que o tribunal tem ciência da carência de servidores, especialmente no cargo de analista judiciário – especialidade Execução de Mandados (oficial de justiça avaliador).

"A necessidade de concurso para servidores é conhecida pelo presidente, que escolherá suas prioridades conforme o orçamento lhe permitir. Além disso, a manutenção de ferramentas que otimizem o trabalho dos funcionários é fundamental", ressalta.

Rui Martins explicou que com o desenvolvimento das Centrais de Mandados e do processo virtual, o TJ-RJ está reavaliando o número ideal de servidores para a atual demanda. "A associação levou a proposta de regionalização de mandados e o tribunal criou o malote digital, facilitando a atuação dos oficiais de justiça, diminuindo o deslocamento para o cumprimento do mandado. Isso ajuda, mas não resolve totalmente o problema da carência de pessoal", afirma.

Segundo ele, entre os problemas decorrentes da carência de profissionais está a lentidão da prestação jurisdicional, pois o número de mandados cresce a cada ano e o efetivo de oficiais de justiça diminui com as aposentadorias e exonerações daqueles que são aprovados para outras carreiras.

A ampliação do quadro de pessoal também é uma reivindicação do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Sind-Justiça). Segundo a vice-presidente da entidade, Marta Barçante, o anúncio de novas seleções para o tribunal é sempre bem-vindo. No entanto, ela teme que a proposta caia no esquecimento.

"As administrações sempre prometem novos concursos. Entretanto, no decorrer da gestão, isso não é efetivado. O novo presidente já falou da necessidade de seleção para a magistratura e reconheceu que existe também a falta de funcionários nas demais carreiras. O que se espera é que haja equilíbrio nessas decisões", afirma.
Para a sindicalista, além da ampliação do quadro, é necessário que a nova administração do TJ-RJ crie projetos visando à valorização profissional e salarial dos servidores.

"O baixo salário é o principal motivador da grande evasão no tribunal. Também é necessário que a administração acabe com o assédio moral, o que provoca doenças e incapacitações. Esperamos que a construção de modernos prédios não sirva apenas para o bem estar da magistratura, mas para todos os que buscam a Justiça no estado", ressalta.

Para os cargos de técnico (nívis médio e médio/técnico) e analista (superior) judiciários, por exemplo, o prazo de validade do último concurso, realizado em 2007, terminou no dia 12 de agosto do ano passado. Com isso, fica aberta a possibilidade de uma nova seleção para essas duas carreiras.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.