Seguindo a linha de valorização do corpo funcional, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro já se programa para realizar mais um concurso público, ainda este ano. Pelo menos essa é a intenção do presidente da autarquia, Fernando Avelino, que, durante a posse de 400 aprovados na seleção de 2009, na última segunda, dia 21, disse à FOLHA DIRIGIDA que há chances de um novo concurso.
"Há uma possibilidade de novo concurso este ano, para o cargo de técnico de nível superior", disse. O presidente complementou: "O concurso do Detran deveria ter sido feito há muito tempo. Fizemos o primeiro concurso público da história do Detran, que foi para técnico de nível superior, e, depois, fizemos outro para nível médio, e devemos ampliar. Nós não vamos parar. Para nível superior ainda há uma demanda necessária pelo aumento dos serviços. Os novos servidores vão ficar principalmente no setor de Inteligência e Administrativo", ressaltou.
Outro ponto destacado pelo presidente Fernando Avelino é que os terceirizados que ainda se encontram nos quadros do Detran-RJ serão dispensados em março. "Ainda existem terceirizados de mão de obra no Detran, porém estão todos com aviso prévio, todos foram avisados para sair no dia 3 de março. Atualmente, existem 1.010 funcionários no Detran", comentou.
Com a política de valorizar os funcionários de carreira, o presidente do órgão considera importante que o quadro seja composto em sua maioria por profissionais concursados. "A grande vantagem é que os concursados, fazendo parte do quadro da casa, principalmente da inteligência da empresa, do corpo, da parte central, do dia a dia, começam a ter mais amor, dependência do próprio trabalho. Esses profissionais fazem parte daquilo e farão sempre, a não ser que desejem sair para outro emprego, portanto, para mim é fundamental essa valorização", disse.
De terceirizada a efetiva: bom exemplo de dedicação
Dedicação, perseverança e preparação. Essas foram as principais características que levaram Vanessa Pimentel a ser tornar uma das mais nova servidora do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Funcionária terceirizada da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) do Detran há quase 13 anos, foi aprovada no primeiro concurso para nível médio do órgão, realizado em dezembro de 2009. E na última segunda-feira, dia 21, foi convocada para tomar posse do cargo de assistente técnica de trânsito.
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, Vanessa contou emocionada sua tragetória e como foi sua preparação para o concurso.
"Comecei a trabalhar no Detran em 15 de julho de 1998 como terceirizada, sendo esse meu primeiro e único emprego. Desde então, criei o sonho de que gostaría de ser uma servidora. Quando saiu o edital, começou o desafio. Foi um esafio porque me sentia obrigada a passar, uma questão de sobreviver no serviço que aprendi a desenvolver. Por isso, não pensei duas vezes em fazer. Antes de abrirem turmas específicas em cursos praparatórios, comecei a fazer as matérias básicas e depois fiz um voltado para a seleção. Após dias e noites de intenso estudo, Deus fez o meu impossível nascer, e um milagre aconteceu", lembrou.
Vanessa dá dicas para quem é contratado passar a ser concursado, pois acredita que concurso é a forma mais democrática de ingresso no serviço público. "Na primeira oportunidade, quando sair edital, tem que se inscrever e fazer. É preciso procurar se aperfeiçoar porque nada cai do céu. Nós temos que ir em busca de nossos sonhos, objetivos, ler bastante, estudar dias e noites para conseguirmos alcançá-los, pois assim se tornam reais."
A concursada falou sobre essa etapa marcante em sua vida: a conquista de uma vaga efetiva no serviço público e os planos que finalmente poderá colocar em prática.
"Foi uma realização porque eu estava completamente adaptada, gosto muito do que faço, do ambiente de trabalho e a partir daí, para eu continuar, sabia que teria que passar no concurso e me dediquei. Eu adiei muitos planos para conseguir primeiro a estabilidade. Conheci meu namorado no Detran e namoro há dez anos. Tínhamos como foco alcançar a segurança no emprego, por isso não partimos para um passo adiante. Agora, vou poder concluir, vou casar! E pretendo realizar outros sonhos", confessou.
Vanessa Pimentel, que discursou na cerimônia de posse, onde representou todos os novos servidores do órgão, deixou uma mensagem simples que serve de exemplo e esperança para muitos. "Meu objetivo é aprender e me aprimorar cada vez mais, apesar desse tempo que estou no Detran, eu sei um pouco, mas não tudo".
Fonte : Folha Dirigida
2 comentários:
Por favor divulgem esta entrevista do presidente do detran rj sobre Terceirização: http://bit.ly/ezc84r. Mais detalhes: http://novodetran.blogspot.com/
Detran dispensa terceirizados é? http://novodetran.blogspot.com/2011/03/bandnews-entrevista-o-presidente-do.html
Postar um comentário