Detran-RJ programa concurso e dispensa terceirizados

quarta-feira, 2 de março de 2011

Seguindo a linha de valorização do corpo funcional, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro já se programa para realizar mais um concurso público, ainda este ano. Pelo menos essa é a intenção do presidente da autarquia, Fernando Avelino, que, durante a posse de 400 aprovados na seleção de 2009, na última segunda, dia 21, disse à FOLHA DIRIGIDA que há chances de um novo concurso.


"Há uma possibilidade de novo concurso este ano, para o cargo de técnico de nível superior", disse. O presidente complementou: "O concurso do Detran deveria ter sido feito há muito tempo. Fizemos o primeiro concurso público da história do Detran, que foi para técnico de nível superior, e, depois, fizemos outro para nível médio, e devemos ampliar. Nós não vamos parar. Para nível superior ainda há uma demanda necessária pelo aumento dos serviços. Os novos servidores vão ficar principalmente no setor de Inteligência e Administrativo", ressaltou.

Outro ponto destacado pelo presidente Fernando Avelino é que os terceirizados que ainda se encontram nos quadros do Detran-RJ serão dispensados em março. "Ainda existem terceirizados de mão de obra no Detran, porém estão todos com aviso prévio, todos foram avisados para sair no dia 3 de março. Atualmente, existem 1.010 funcionários no Detran", comentou.

Com a política de valorizar os funcionários de carreira, o presidente do órgão considera importante que o quadro seja composto em sua maioria por profissionais concursados. "A grande vantagem é que os concursados, fazendo parte do quadro da casa, principalmente da inteligência da empresa, do corpo, da parte central, do dia a dia, começam a ter mais amor, dependência do próprio trabalho. Esses profissionais fazem parte daquilo e farão sempre, a não ser que desejem sair para outro emprego, portanto, para mim é fundamental essa valorização", disse.

De terceirizada a efetiva: bom exemplo de dedicação

Dedicação, perseverança e preparação. Essas foram as principais características que levaram Vanessa Pimentel a ser tornar uma das mais nova servidora do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Funcionária terceirizada da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) do Detran há quase 13 anos, foi aprovada no primeiro concurso para nível médio do órgão, realizado em dezembro de 2009. E na última segunda-feira, dia 21, foi convocada para tomar posse do cargo de assistente técnica de trânsito.

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, Vanessa contou emocionada sua tragetória e como foi sua preparação para o concurso.

"Comecei a trabalhar no Detran em 15 de julho de 1998 como terceirizada, sendo esse meu primeiro e único emprego. Desde então, criei o sonho de que gostaría de ser uma servidora. Quando saiu o edital, começou o desafio. Foi um esafio porque me sentia obrigada a passar, uma questão de sobreviver no serviço que aprendi a desenvolver. Por isso, não pensei duas vezes em fazer. Antes de abrirem turmas específicas em cursos praparatórios, comecei a fazer as matérias básicas e depois fiz um voltado para a seleção. Após dias e noites de intenso estudo, Deus fez o meu impossível nascer, e um milagre aconteceu", lembrou.

Vanessa dá dicas para quem é contratado passar a ser concursado, pois acredita que concurso é a forma mais democrática de ingresso no serviço público. "Na primeira oportunidade, quando sair edital, tem que se inscrever e fazer. É preciso procurar se aperfeiçoar porque nada cai do céu. Nós temos que ir em busca de nossos sonhos, objetivos, ler bastante, estudar dias e noites para conseguirmos alcançá-los, pois assim se tornam reais."

A concursada falou sobre essa etapa marcante em sua vida: a conquista de uma vaga efetiva no serviço público e os planos que finalmente poderá colocar em prática.


"Foi uma realização porque eu estava completamente adaptada, gosto muito do que faço, do ambiente de trabalho e a partir daí, para eu continuar, sabia que teria que passar no concurso e me dediquei. Eu adiei muitos planos para conseguir primeiro a estabilidade. Conheci meu namorado no Detran e namoro há dez anos. Tínhamos como foco alcançar a segurança no emprego, por isso não partimos para um passo adiante. Agora, vou poder concluir, vou casar! E pretendo realizar outros sonhos", confessou.

Vanessa Pimentel, que discursou na cerimônia de posse, onde representou todos os novos servidores do órgão, deixou uma mensagem simples que serve de exemplo e esperança para muitos. "Meu objetivo é aprender e me aprimorar cada vez mais, apesar desse tempo que estou no Detran, eu sei um pouco, mas não tudo".


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


2 comentários:

Anônimo disse...

Por favor divulgem esta entrevista do presidente do detran rj sobre Terceirização: http://bit.ly/ezc84r. Mais detalhes: http://novodetran.blogspot.com/

Anônimo disse...

Detran dispensa terceirizados é? http://novodetran.blogspot.com/2011/03/bandnews-entrevista-o-presidente-do.html

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.