Técnicas de aprendizagem para os candidatos

terça-feira, 22 de março de 2011

Passar em um concurso em que a concorrência é muito acirrada, certamente é resultado de muita dedicação e, especialmente, organização. Especialista em técnicas de aprendizagem, o professor Felipe Lima dá exemplos de como os concurseiros podem se preparar para a prova, elaborando um bom planejamento de estudo, e ao mesmo tempo, sem deixar de lado a saúde física e mental.


FAÇA RESUMOS
"É importante fazer resumos com o que foi entendido da matéria. Com isso, além das revisões serem mais rápidas, os conhecimentos adquiridos serão facilmente acessados na hora da prova. Uma forma de resumir a matéria é utilizando os mapas mentais, tema do meu livro em co-autoria com o juiz federal William Douglas, ‘Mapas Mentais e Memorização para Provas e Concursos’. O mapa mental faz uso de cinco regras básicas: uso de cores, letras grandes, escrever sempre do centro da folha para as extremidades, abreviar o máximo que puder e fazer desenhos simples para cada ideia a ser memorizada. Eles são excelentes para a anotação de resumos e informações mais abrangentes, já que registram apenas a ideia central de cada item estudado."

PLANEJAMENTO
"Planejar bem o tempo faz toda diferença. Um bom planejamento aproveita cada tempo livre para se dedicar aos estudos, mas sempre cuidando do tempo diário de descanso, lazer, sono, alimentação e outras necessidades básicas e compromissos do dia. O corpo deve ser respeitado e, ao sentir cansaço ou sono, o concurseiro aumenta bastante o seu desempenho fazendo uma pausa, alongando, bebendo água, caminhando um pouco (uma volta no quarteirão). Na verdade, o melhor remédio para o sono é dormir bem, mas existem elementos como a prática rotineira de exercícios físicos, alimentação adequada e o controle do estresse e da ansiedade, que favorecem e muito um sono de qualidade e quantidade."

CUIDADOS COM A MENTE
"Sem saúde, o desempenho mental é muito prejudicado. A qualidade do sono precisa ser cuidada, principalmente nas vésperas das provas, quando normalmente menos se dorme, por meio do uso de medicamentos e soluções paliativas, que mais prejudicam que ajudam, como o guaraná em pó, cafeina, energéticos, entre outros. É justamente durante o sono que o cérebro armazena as informações em áreas de longo prazo. Se dormimos mal, além de esquecer parte do que foi aprendido, acordamos com uma baixa capacidade de aprender e apreender novos conhecimentos e de lembrar, o que é imprescindível durante a realização de provas. A ingestão de qualquer medicamento precisa ter um acompanhamento médico adequado."

PRATIQUE EXERCÍCIOS
"Exercícios físicos são fantásticos para os candidatos. Quem os faz de duas a três vezes por semana tem muito mais disposição para viver e aprender. Pode não parecer que estudar e fazer provas não cansa, principalmente para aqueles que não estão se preparando para concursos, mas o desgaste físico e mental é imenso. Há ainda a possibilidade de realizar exercícios físicos ouvindo a matéria em um MP3, o que ajuda bastante na manutenção dos conhecimentos apreendidos. Recebo depoimentos de alunos nossos que ouvem a matéria enquanto se exercitam, e os mapas mentais vem à tona naturalmente. Os 45 minutos dedicados ao exercício físico se convertem em rendimentos como uma melhor concentração nos estudos e mais disposição física para manter-se alerta e acordado."


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.