TJ-RJ: expectativa por concurso para quadro de apoio

quinta-feira, 10 de março de 2011

Com o término da validade da última seleção para técnico e analista judiciários do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ), em agosto de 2010, cresce a expectativa pela realização de um novo concurso para os cargos. Além desses, há as funções de oficial de justiça, comissário, psicólogo e assistente social, que não contam com novos profissionais há mais de cinco anos.


O presidente do tribunal, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antônio José Azevedo Pinto, já confirmaram a necessidade de reestruturar o quadro de pessoal do TJ-RJ. Segundo eles, para que isso ocorra é necessário fazer um levantamento das necessidades e verificar a disponibilidade orçamentária para a contratação de novos profissionais.

"Há uma necessidade urgente de realizar concursos dentro da faixa de atuação da Corregedoria. Temos que tratar, juntamente com a presidência, sobre os planos em termos de novas seleções, que não podem ficar para um tempo mais adiante, em virtude da grande carência de servidores no Poder Judiciário", afirma o corregedor, em recente entrevista à FOLHA DIRIGIDA.

A vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Sind-Justiça), Marta Barçante, hoje a defasagem no quadro é de cerca de mil servidores. "As administrações sempre prometem concursos. No entanto, no decorrer da gestão, isso cai no esquecimento. O novo presidente já reconheceu essa necessidade, em virtude da falta de funcionários em diversas carreiras, e prometeu que a reestruturação do quadro estará entre as suas prioridades", ressalta. 

O presidente da Associação dos Comissários de Justiça do Rio de Janeiro (Acerja), Leandro d'Ornellas, também aguarda com expectativa pela efetivação da promessa da nova administração do TJ-RJ. Segundo ele, a ampliação do quadro de comissários se faz necessária, tendo em vista que a validade do último concurso (realizado em 2002) expirou em 2006, ou seja, há mais de quatro anos não se convoca novos servidores.

"Esperamos que a nova gestão se sensibilize e promova um novo concurso. Será muito importante, principalmente devido à grande carência de comissários tanto na capital quanto no interior do estado", diz.

Hoje, há cerca de 180 comissários em todo o estado. Segundo Leandro d'Ornellas, para acelerar a tramitação de processos na justiça seria preciso praticamente dobrar o número de servidores.

"Os comissários exercem atividades de assessoria do poder judiciário. Isso significa que o reduzido número de profissionais acaba prejudicando o andamento dos processos. Com o atual quadro não temos como atender a sociedade de forma satisfatória", avalia.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.