DPU quer abrir mais 657 vagas de defensor

terça-feira, 5 de abril de 2011

A Defensoria Pública da União (DPU) aguarda a tramitação do projeto que visa à ampliação do quadro de pessoal no Ministério do Planejamento. Embora a DPU não necessite de autorização para a realização de concursos, é preciso que haja disponibilidade orçamentária para a contratação de novos servidores. A matéria, enviada ao Planejamento em dezembro do ano passado, prevê a abertura de 657 novas vagas de defensor.


Segundo a Assessoria de Imprensa da DPU, o deputado federal Rubens Bueno (PPS/PR) apresentou, no último dia 23, em plenário, um requerimento em que pede informações à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sobre o envio dessa proposta ao Congresso Nacional.

No documento, o deputado ressalta que a falta de servidores na DPU é um problema que afeta, antes de tudo, a população de baixa renda. "O que se verifica é que o processo de interiorização da Justiça Federal não se fez acompanhar da lógica e necessária interiorização da defensoria, causando evidente prejuízo aos jurisdicionados mais necessitados", afirma.

Administrativo - Também tramita no Planejamento o projeto que busca a criação do quadro administrativo da Defensoria, com oferta de 1.500 vagas, sendo mil para analista de assistência jurídica (nível superior) e 500 de técnico em assistência jurídica (médio). 

Segundo o defensor público-geral, José Rômulo Sales, a aprovação das propostas permitirá a racionalização e a otimização dos serviços prestados pelo órgão. Ele afirmou que, mesmo alcançando o efetivo previsto por lei (481 defensores), com a convocação dos aprovados na última seleção, realizada em 2010, o quantitativo ainda não é suficiente.

"O ideal é que tenhamos um defensor para cada autoridade judiciária da União. Hoje, o Estado exige que estejamos aparelhados de um número condizente com as necessidades da população brasileira", ressalta.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.