Dicas de preparo físico em concursos

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Candidatos a concursos públicos têm que se dedicar em todas as avaliações que compõem o certame. São muitas disciplinas para estudar e, por isso, quem leva a sério a seleção, entra em cursinhos. Mas, o que geralmente ocorre, é que os concurseiros apenas estudam para as provas escritas e  não dão o devido valor aos testes físicos, muito importantes em seleções como a da Polícia Federal. Não é à toa que o índice de reprovação nessa fase seja alto. Para que os concorrentes consigam a tão sonhada aprovação, eles precisam, literalmente, suar a camisa.

O professor de Educação Física, Elon da Silva Araújo Junior, avisa que os concurseiros devem se preocupar com o teste físico logo que tomarem ciência do edital. "A maioria dos alunos se preocupa com a parte teórica e esquece da parte física. Isso tem causado um índice de reprovação muito grande pelos candidatos. Eu recomendo que, no momento de fazer a inscrição ou mesmo quando ele se predispõe a fazer um concurso, por exemplo, para policial ou outros da área de Segurança Pública, que cobra teste físico, já começar o treinamento paralelamente aos  estudos da prova teórica". Um exemplo que ele dá é o exame da PF: "muita gente objetiva a prova da Polícia Federal e todos sabem que esse concurso tem teste de aptidão física. Então, assim que começar os estudos teóricos, também comece os físicos, até porque a PF é uma instituição que cobra muito dos candidatos. O tempo médio de condicionamento para obter os índices é de três a seis meses, dependendo da pessoa".

Elon fez uma pesquisa para saber quais são os exercícios mais cobrados. Ele chegou ao total de 17 tipos exigidos: "Eu já comecei a catalogar todos os testes físicos cobrados pelas diversas bancas. Dentre esses 17, há variações, como quatro tipos de abdominais, as flexões e a barra também variam de acordo com a banca. De todos, existem cinco mais cobrados: teste de corrida de resistência (teste dos 12 minutos), barra, abdominal, flexão e natação".

O ideal é que se faça, no mínimo, três vezes na semana, de 1h a 1h30 de exercícios. Porém, o treinamento deve ser conforme o concurso prestado. Geralmente, para certames com mais de três testes, Elon recomenda que, em um dia, seja trabalhado dois tipos de exercício e, no outro, mais dois  diferentes. O candidato deve alternar para não desgastar muito uma única musculatura. De preferência, faça uma atividade aeróbica, principalmente corrida, em um dia, e depois a localizada (flexão, barra ou abdominal).


Para o professor, é importante que o candidato peça a ajuda de um profissional habilitado, que seja orientado por alguém que conheça as bancas, o que elas exigem: "além do condicionamento físico, a execução incorreta do teste também reprova. Um exemplo disso é a barra. Se o candidato não ultrapassar o queixo ou não estender totalmente na descida, não computa a repetição. No caso da abdominal, se não encostar o cotovelo no joelho, também não é computada a série. O candidato tem um desgaste desnecessário e não vai conseguir a pontuação que precisa. Por isso, treinar com um profissional especializado em preparação física e com registro no Conselho Regional de Educação Física, é fundamental".

Mas o cuidado com a saúde não deve ser esquecido. Também é preciso procurar um médico antes de iniciar qualquer treinamento. Ele só pode começar os exercícios após procurar um cardiologista e fazer exames como um eletrocardiograma e um exame de sangue completo, para  saber se está em condições de se submeter ao esforço físico exigido.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.