Estado: concursos deverão ter cotas para negros

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Um decreto do governador Sérgio Cabral deve criar uma reserva de vagas, em concursos públicos, para a população negra, no estado do Rio de Janeiro. Segundo a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, os próximos concursos do Rio já contarão com a medida, que faz parte de um plano estadual de promoção da igualdade racial.


O governador propôs a edição de um decreto que introduzisse a cota em todos os certames. O que falta, de acordo com a ministra, é um estudo para se chegar a um percentual razoável, que considere a presença negra na população do estado. Esse trabalho deve ser desenvolvido pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Assistência Social em parceria com outros órgãos de governo, como a a Procuradoria-Geral do Estado.

A proporção de negros na população fluminense verificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2010 mostram que 51,7% são negros, sendo 12,4% pretos e 43,1% pardos. No Brasil, a proporção é 7,6% de pretos e 39,3% de pardos, ou seja, as cotas raciais devem reservar mais da metade das vagas ofertadas em cada concurso. As cotas raciais no Rio começaram em 2003, quando a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) adotou o critério para selecionar vestibulandos.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


1 comentários:

Anônimo disse...

possuo um grande problema.eu tenho a pele clara,porém me considero parda,pois tenho um avô que é preto e assim me considero.o que acontece é que tem pessoas que nãao aceitam que eu pense assim.Quem pode dizer que cor tenho sou eu e mais ninguem,não é?????

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.