Para os representantes das categorias dos auditores-fiscais e dos analistas-tributários da Receita Federal, a autorização para a nomeação de 325 aprovados nos concursos do órgão, concedida pelo Ministério do Planejamento no último dia 2, é importante, sobretudo, por acontecer em um momento em que o governo federal decidiu adiar os concursos e nomeações no Executivo.
A exceção aberta é vista como uma demonstração da importância da carreira de Auditoria da Receita Federal, composta pelos dois cargos. As seleções, abertas em 2009, expiram no próximo mês.
A presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal (Sindireceita), Silvia Felismino, ressaltou, no entanto, que as nomeações não serão suficientes para fazer frente à necessidade do órgão. "Já solicitamos uma reunião com o Ministério do Planejamento para cobrar a realização de um novo concurso", disse ela.
Para o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), Pedro Delarue, trata-se de um reconhecimento do governo da necessidade de pelo menos manter o número de auditores. "As pessoas se aposentam e temos que, no mínimo, prever a sua reposição", afirmou.
Delarue informou ainda que em reunião no Ministério do Planejamento, no último dia 3, o sindicato pleiteou a existência de um calendário permanente de concursos para a Receita Federal. "A reivindicação foi bem recebida. Uma carreira importante para o Estado brasileiro, como a carreira de auditoria-fiscal, deve ser valorizada e não pode perder quadros. Então, o governo se mostrou sensível, não para esse ano, mas para haver no futuro um calendário de concursos."
Na opinião do presidente do Sindifisco Nacional, o ideal seria um calendário que previsse a realização de concursos anuais ou, no máximo, bianuais. Ainda segundo Delarue, o pleito é também da direção do órgão. "A Receita Federal vai apresentar um estudo sobre essa frequência de aposentadorias para embasar esse pedido, que não é só do sindicato, é da própria administração da Receita também", frisou.
A expectativa, de acordo com ele, é que em 2012 já seja realizado um novo concurso. Segundo os sindicatos, o déficit é de mais de 2 mil servidores em cada cargo.
Fonte : Folha Dirigida
0 comentários:
Postar um comentário