BB : Informática, saiba o que estudar.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A partir de uma análise das últimas provas para escriturário do BB, o professor de Informática Roberto Andrade, dos cursos Ceav (RJ) e Garra (RS), traça um perfil da Fundação Carlos Chagas (FCC) e faz um panorama das questões mais cobradas. O especialista destaca que, para garantir sucesso, é necessário ter organização e estabelecer uma rotina de estudos.

"O aluno deve estudar todos os dias, separando um assunto por vez. Obviamente, há temas que demandarão mais tempo, mas recomendo o mínimo de duas horas por dia. Antes de mais nada, é preciso organização e redução das horas de lazer. Uma boa dica é usar qualquer tempo disponível para estudar a teoria, como o trajeto para casa ou para o trabalho", destaca.

De acordo com ele, um dos assuntos mais perigosos é o Excel, pois envolve Matemática, o que acaba sendo motivo de temor para muitos candidatos. "Há fórmulas simples, mas há pegadinhas no uso do cifrão, por exemplo. É importante dar atenção às fórmulas básicas de Média, Porcentagem e Potência", avalia.

Além disso, ele destaca que é fundamental que o candidato tenha um bom material teórico, como apostilas. No entanto, o grande diferencial, segundo ele, está na prática de questões.

"Recomendo que resolvam provas realizadas de dois anos para cá, no mínimo. É importante fazer questões do BB, mas nada impede que o participante também faça de outras seleções (desde que seja para a mesma escolaridade)", explica.

Roberto Andrade acrescenta que as questões da FCC não costumam trazer figuras, e o questionamento é bastante objetivo e direto. "Entre os temas que merecem mais atenção estão: Hardware (memória, barreamento e periférico); Windows, onde destacam-se tópicos como maneira de copiar, excluir, colar e renomear um arquivo, etc; e Linux (conceito de software livre). Nessa parte, os principais temas são: Kernel, Shell, Ambientes Gráficos (KDE, Gnome)", diz.

Na parte de Internet, é importante ter conhecimento sobre os principais protocolos (HTTP, HTTPS, SMTP, IMAP), além dos navegadores, novas funções do Internet Explorer e correio eletrônico. "As novas tecnologias também merecem destaque, pois a FCC adora perguntas relacionadas ao Google, Web 2.0 e armazenamento online. Na parte de Segurança, é comum cobrarem malwares e spywares, além de backup. O estudo do principais comandos dos menus do Word e do Writter também é fundamental", conta.

Além disso, é importante ter domínio sobre os principais comandos do Linux, pastas do Linux e seus conteúdos. Isso porque, apesar de não serem temas muito comuns, caso sejam cobrados, poderão trazer dificuldade aos candidatos.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.