A partir de uma análise das últimas provas para escriturário do BB, o professor de Informática Roberto Andrade, dos cursos Ceav (RJ) e Garra (RS), traça um perfil da Fundação Carlos Chagas (FCC) e faz um panorama das questões mais cobradas. O especialista destaca que, para garantir sucesso, é necessário ter organização e estabelecer uma rotina de estudos.
"O aluno deve estudar todos os dias, separando um assunto por vez. Obviamente, há temas que demandarão mais tempo, mas recomendo o mínimo de duas horas por dia. Antes de mais nada, é preciso organização e redução das horas de lazer. Uma boa dica é usar qualquer tempo disponível para estudar a teoria, como o trajeto para casa ou para o trabalho", destaca.
De acordo com ele, um dos assuntos mais perigosos é o Excel, pois envolve Matemática, o que acaba sendo motivo de temor para muitos candidatos. "Há fórmulas simples, mas há pegadinhas no uso do cifrão, por exemplo. É importante dar atenção às fórmulas básicas de Média, Porcentagem e Potência", avalia.
Além disso, ele destaca que é fundamental que o candidato tenha um bom material teórico, como apostilas. No entanto, o grande diferencial, segundo ele, está na prática de questões.
"Recomendo que resolvam provas realizadas de dois anos para cá, no mínimo. É importante fazer questões do BB, mas nada impede que o participante também faça de outras seleções (desde que seja para a mesma escolaridade)", explica.
Roberto Andrade acrescenta que as questões da FCC não costumam trazer figuras, e o questionamento é bastante objetivo e direto. "Entre os temas que merecem mais atenção estão: Hardware (memória, barreamento e periférico); Windows, onde destacam-se tópicos como maneira de copiar, excluir, colar e renomear um arquivo, etc; e Linux (conceito de software livre). Nessa parte, os principais temas são: Kernel, Shell, Ambientes Gráficos (KDE, Gnome)", diz.
Na parte de Internet, é importante ter conhecimento sobre os principais protocolos (HTTP, HTTPS, SMTP, IMAP), além dos navegadores, novas funções do Internet Explorer e correio eletrônico. "As novas tecnologias também merecem destaque, pois a FCC adora perguntas relacionadas ao Google, Web 2.0 e armazenamento online. Na parte de Segurança, é comum cobrarem malwares e spywares, além de backup. O estudo do principais comandos dos menus do Word e do Writter também é fundamental", conta.
Além disso, é importante ter domínio sobre os principais comandos do Linux, pastas do Linux e seus conteúdos. Isso porque, apesar de não serem temas muito comuns, caso sejam cobrados, poderão trazer dificuldade aos candidatos.
0 comentários:
Postar um comentário