Educação: Alckmin anuncia 13.252 vagas temporárias

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Enquanto não realiza concurso para preenchimento efetivo de vagas para agente de organização escolar, já anunciado pelo secretário estadual de Educação, Herman Woorwald, o órgão contratará pessoal para contratações temporárias, em caráter emergencial, além de convocar remanescentes do último concurso para o cargo, realizado em 2009. Para isto, o governador Geraldo Alckmin autorizou, no último dia 1º, o preenchimento de 13.252 vagas temporárias para cargos na área de apoio, sendo 8.769 agentes de organização e 4.483 agentes de serviços escolares. No primeiro caso, para concorrer é necessário possuir ensino fundamental completo e para agente de serviços, 4ª série do ensino básico (antigo primário). Os salários iniciais são de R$654,86 para agente de organização e R$628,13 para agente de serviços, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação explica que o preenchimento das vagas será feito de forma gradual, de acordo com as necessidades de cada uma das 91 regionais de ensino, seguindo os moldes do mesmo processo para contratações temporárias realizado em 2010, quando foram autorizadas 4.072 vagas temporárias para agente de organização e 5.405 para agente de serviços. De acordo com o chefe de gabinete da secretaria estadual da Educação, Fernando Padula, as contratações temporárias de agentes de organização são necessárias para preenchimento enquanto a pasta aguarda a aprovação de projeto de lei para a criação de mais 10 mil vagas para o cargo, que deverão ser preenchidas em caráter efetivo, por meio de concurso público. "Seguindo a regra da lei 1.093, a Secretaria faz um processo seletivo simplificado, que é importante para as escolas. As vezes, a escola fica sem um funcionário e como a lei define que uma vaga nova só pode ser oferecida depois de fazer a remoção, alguém aposentar ou pedir remoção, a escola faz a contratação temporária para que a escola tenha uma possibilidade de dar continuidade dos serviços, com os agentes de organização escolar. Aí faz a remoção, uma vez por ano, a cada dois anos e em seguida realiza o concurso", diz.
Já no caso de agente de serviços, cargo que conta atualmente com uma carência de 18.636 servidores, de acordo com último levantamento funcional, divulgada em abril, com base em dezembro de 2010, Padula diz que ainda não há previsão de concurso para preenchimento efetivo, embora estejam sendo preenchidas vagas temporárias e exista  inquestionável carência de servidores.
As contratações serão feitas pelo período de um ano, sem possibilidade de prorrogação. As inscrições serão em prazos diferenciados, de acordo com a unidade de ensino. Mesmo com a oferta geral, o preenchimento será gradual.  No caso de agente de organização, o processo seletivo deve seguir os moldes dos últimos concursos para temporários, o que inclui uma prova composta de 40 questões, versando sobre Lingua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Atualidades. Para a classificação final também são considerados títulos, com limite de cinco pontos para quem possui curso de ensino médio e 0,001 por dia para quem possui experiência em cargo compatível com a função.
No caso do agente de serviços são 50 questões, também sobre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos e Atualidades, além de títulos, com cinco pontos para ensino fundamental completo, dez para ensino médio e 0,001 por dia de experiência em limpeza, manutenção e conservação e controle e preparo de merenda escolar, com limite de cinco pontos.


PROGRAMAS

AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
LÍNGUA PORTUGUESA
- Aspectos Gramaticais
-Ortografia oficial
-Pontuação
-Concordância nominal e verbal
-Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e adjetivos
-Divisão silábica
-Texto: compreensão e interpretação

MATEMÁTICA
- Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão
- Números racionais absolutos
- Sistema métrico decimal


CONHECIMENTOS GERAIS
História e Geografia do Brasil

ATUALIDADES

AGENTE DE SERVIÇOS ESCOLARES
LÍNGUA PORTUGUESA
-Aspectos Gramaticais
-Ortografia oficial
- Divisão silábica
-Pontuação
-Concordância nominal e verbal
-Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e adjetivos
-Texto: compreensão e interpretação

MATEMÁTICA
-Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão
-Números racionais absolutos
-Sistema métrico decimal


CONHECIMENTOS GERAIS
-História e Geografia do Brasil
-Atualidades


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.