Casa da Moeda confirma concurso para 2º e 3º graus

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os interessados em ingressar no serviço público devem ficar atentos, pois a Casa da Moeda do Brasil, uma das principais instituições públicas brasileiras, se programa para realizar um novo concurso, que contemplará cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. Na última quinta-feira, 6, foi publicado no Diário Oficial da União o extrato de contratação da Fundação Cesgranrio como instituição organizadora.

De acordo com a publicação, haverá oportunidades para as carreiras de assistente técnico administrativo, técnico industrial e operador industrial. A Casa da Moeda ainda não informou quais especialidades serão oferecidas para os cargos. Além da oferta imediata, haverá formação de cadastro de reserva.

Segundo o coordenador da seção de Recrutamento e Seleção, Pedro Monteiro da Silva, os preparativos do concurso já foram iniciados. No entanto, a previsão de divulgação do edital não foi informada.

"Estamos focados na elaboração do quadro com os cargos e as vagas a serem oferecidas. O objetivo é contemplar funções em que não há mais aprovados no cadastro do último concurso e as que ainda contam com habilitados, mas em número insuficiente. Sempre daremos prioridade aos concursados de 2009", ressalta.

Ainda de acordo com o coordenador, com a implementação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), vários cargos foram agrupados em uma única carreira. Desse modo, algumas funções oferecidas na última seleção não virão na próxima com as mesmas nomenclaturas e atribuições. Ele confirmou, ainda, que na carreira de assistente técnico administrativo haverá especialidade exigindo apenas o nível médio (sem necessidade de especialização).

Na última seleção, foram oferecidas 1.449 vagas (todas para o Estado do Rio), sendo 39 para preenchimento imediato e 1.410 para cadastro de reserva. No nível médio, havia oportunidades para assistente de administração, agente de segurança (feminino e masculino) e auxiliar de produção, entre outras funções.

No médio/técnico, entre os cargos contemplados estavam o de técnico de suporte, técnico industrial, técnico de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho. Já os graduados puderam concorrer às funções de advogado, analista de nível superior (diversas especialidades), auditor, bibliotecário e assistente social, entre outras.


Na ocasião, os vencimentos iniciais variavam de R$958,08 a R$3.959,13, conforme o cargo. No entanto, com o novo PCCS, houve um reajuste, mas a autarquia ainda não informou os novos valores. Os habilitados serão contratados pelo regime celetista.

_____________________________________________________________________

Saiba como foi a última seleção

A seleção de 2009 foi composta por provas objetiva (para todos os cargos) e discursiva (somente para os advogados). Houve questões de Português, Matemática, Informática e Conhecimentos Específicos, de acordo com o cargo pretendido. Foi aprovado quem obteve, no mínimo, 50% de acertos no conjunto das provas e, ainda, não zerou nenhuma disciplina.

Os concorrentes a agente de segurança/masculino e bombeiro de incêndio passaram também por etapas de avaliação psicológica e prova de capacidade física. Por fim, houve exames médicos e investigação social, para todas as funções.

Diante da confirmação do novo concurso, os interessados em ingressar na Casa da Moeda devem iniciar a preparação com antecedência. Isso porque o órgão costuma atrair um grande número de participantes, principalmente em virtude dos diversos benefícios oferecidos.

Entre os mais atrativos estão alimentação gratuita no local; assistência médica extensiva aos dependentes legais (na proporção de 50% do custo); seguro de vida em grupo; auxílio-medicamentos; auxílio-oftalmológico e próteses-órtese.

A Casa da Moeda possui também uma creche interna, que atende a crianças de 3 meses a 4 anos, sem custo para o funcionário. Há, ainda, o transporte subsidiado nos limites do Grande Rio, sendo que os empregados que necessitarem terão direito a vale-transporte para cobrir segmentos de viagem não abrangidos pela empresa.




Veja programa anterior para cargos de nível médio

Para orientação dos futuros candidatos a cargos de nível médio do póximo concurso da Casa da Moeda, FOLHA DIRIGIDA publica abaixo o programa cobrado na última seleção, para os cargos de nível médio. Inicie logo a sua preparação.

PORTUGUÊS I  - I.Compreensão de Texto. II. Ortografia Oficial: Emprego das Letras e Acentuação Gráfica, segundo o Novo Acordo Ortográfico. III. Emprego do sinal indicativo de crase. IV. Pontuação. V. Classes das Palavras. VI. Emprego dos Verbos Regulares, Irregulares e Anômalos. VII. Concordância Verbal e Nominal. VIII. Regência Nominal e Verbal. IX. Emprego dos Pronomes. X. Significação das Palavras: Sinônimos. Antônimos. Homônimos. Parônimos. XI. Linguagem Formal e Informal; Modalidades: Linguagem Escrita e Oral.

MATEMÁTICA I  -  I. Números inteiros e racionais. Operações. Problemas. II. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três. III. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. IV. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas. Problemas. V. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Sistema métrico decimal.

INFORMÁTICA I -  I. Conceitos básicos de operação de microcomputadores. II. Noções básicas de operação de microcomputadores em rede local. III. Operação do sistema operacional Windows: uso de arquivos, pastas e operações mais frequentes, uso de aplicativos e ferramentas. IV. Operação do editor de textos Word: conceitos básicos; principais comandos aplicáveis ao texto; uso de tabelas, mala direta e ferramentas; impressão de documentos; V. Operação da planilha Excel: conceitos básicos; digitação e edição de dados; construção de fórmulas para cálculo de valores; criação de gráficos; formatação de dados e planilhas. VI. Noções gerais de utilização da Internet e suas ferramentas.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.