Banco do Brasil: Psicólogo e nutricionista fazem recomendações aos candidatos

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Preparação, dedicação e persistência. Essas palavras são constantes na vida de um concurseiro. E no caso dos candidatos da seleção para o Banco do Brasil não é diferente. Mas junto com todos esses fatores, existem outros que podem atrapalhar essa trajetória até a tão sonhada vaga na carreira pública. Ansiedade, medo e insegurança são alguns deles. Mas como lidar com todos esses sentimentos, sem deixar que eles atrapalhem na hora da prova? Além disso, a alimentação pode influenciar no desempenho? Uma das maiores dúvidas dos candidatos é sobre o que fazer na véspera da prova. Psicólogo e mestre em Educação em Saúde, Renê Vinicius Ferreira aconselha que, até sexta, o candidato faça um estudo dos pontos que precisa se aprofundar, mas no dia que antecede à avaliação, é melhor que o concurseiro descanse e faça alguma atividade que lhe dê prazer e proporcione relaxamento.

A maioria das pessoas já usou, em algum momento da vida, a frase “me deu um branco”. A ansiedade está sempre presente na hora de fazer uma avaliação, pois, segundo Renê Vinicius, significa um momento de enfrentamento. Para ele, uma das maneiras mais fáceis para contar essa situação, caso ela ocorra, é retomar o controle do corpo através da respiração. “Um exercício de respiração é puxar o ar pelo nariz, contando mentalmente até quatro e o soltar pela boca, contando até oito. Isso envia uma mensagem para o cérebro de que está tudo sob controle”, ensina o psicólogo.

Quando uma pessoa se dispõe a fazer um concurso, é necessário que ela se dedique ao máximo. A seleção do Banco do Brasil tem mais de 94 mil inscritos no Rio de Janeiro, o que pode fazer com que o candidato se sinta inseguro, com uma concorrência tão grande. “A preparação é a melhor forma de ajudar a se sentir seguro e confiante. O pensamento positivo pode ser um aliado, mas quando a pessoa sabe que está devidamente preparada, isso aumenta sua segurança”, ressalta o psicólogo. Ter uma alimentação adequada também deve entrar na lista de prioridades de qualquer concurseiro. A nutricionista Mariana Guimarães acredita que uma boa alimentação aumenta a memória, melhora a capacidade cardiorrespiratória, a oxigenação cerebral e a circulação sanguínea na mente. “Comer errado nesses últimos dias pode fazer com que a pessoa fique cansada, sonolenta e irritada, fatores que prejudicam o desempenho do candidato”, diz.

Na opinião da nutricionista, não se deve fugir da rotina na véspera da prova, e nem fazer uma alimentação saudável demais repentinamente, pois isso causará um desconforto. Além disso, comer coisas diferentes pode causar surpresas como intolerância ou intoxicação alimentar. No dia da avaliação, é ideal que o candidato tome um café da manhã reforçado para ganhar disposição. Durante o teste, Mariana recomenda que se coma uma barrinha de cereal, biscoito, alguma fruta, polenguinho ou até um doce, em quantidades pequenas, além de não se esquecer da garrafinha de água ou um suco. “Isso diminui a ansiedade e melhora o desempenho”, conclui. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.