MPE-RJ estima até 105 mil candidatos na disputa

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O número de inscritos na seleção para 155 vagas no quadro de apoio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ) está entre 103 mil e 105 mil. A informação foi divulgada na última terça-feira, 25, pelo presidente da comissão do concurso, procurador de Justiça Carlos Navega, acrescentando que há cerca de 60 mil candidatos nas modalidades de técnico (administrativo e de notificação e atos intimatórios) e 40 mil nas de analista (administrativo e processual).

O número exato de inscritos e a relação candidato/vaga deverão sair nos próximos dias, segundo o procurador Carlos Navega. A lista nominal dos concursandos com inscrições homologadas, considerando os pagamentos feitos até o último dia 14, está disponível abaixo.

Embora o cartão de confirmação seja liberado somente a partir de 10 de novembro, a Fundação José Bonifácio, organizadora (a Diretoria de Projetos e Gestão do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da UFRJ é a executora), já antecipou, em seu site, que os participantes deverão chegar ao local da prova objetiva (única etapa da seleção) às 12h. Como o edital de abertura do concurso determina o comparecimento com antecedência de uma hora, os exames terão início às 13h, mas a duração ainda não foi informada.

Programada para os dias 20 (analista) e 27 de novembro (técnico), a avaliação constará de 100 e 80 questões, respectivamente. Conforme o cargo, as perguntas serão sobre Língua Portuguesa, Noções de Informática, Organização do MPE e Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal, Civil e Processual Civil. Os candidatos serão alocados no Rio, Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis e Volta Redonda, com a possibilidade de utilização de municípios vizinhos.

Direito Constitucional - Uma vez que a seleção deverá reunir candidatos com grande bagagem e outros com estudos mais recentes, o professor Rafael Fernandez, que leciona Direito Constitucional (disciplina comum a todos os cargos) no Mestre dos Concursos, receita diferentes preparações nas poucas semanas antes da prova objetiva.

"Para quem já vem se preparando há tempos, recomendo como base teórica, em Direito (Constitucional, Administrativo, Penal, Civil, Processual Penal e Processual Civil), a adoção das principais doutrinas para concursos, como por exemplo Direito Constitucional Esquematizado (Pedro Lenza) e Direito Constitucional Descomplicado (Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino). Para analista, é fundamental a leitura semanal de informativos do STF e do STJ", afirma.

"Para concurseiros de última hora, sugiro turmas intensivas e disponibilidade diária de estudo de oito a 12 horas. Nas disciplinas de Direito, também indico as principais doutrinas para concursos. Para analista, deve-se estar atento às mais recentes jurisprudências do STF e STJ, através dos informativos", completa Rafael Fernandez.

E finaliza: "As questões de Direito Constitucional não serão preparadas por examinadores da Fundação José Bonifácio, e sim pelo promotor de Justiça Mateus Picanço de Lemos Pinaud. Os candidatos deverão ter atenção à interpretação e hermenêutica constitucional, pois é um assunto novo em relação ao último edital. Outros temas importantes são os poderes, administração pública, MPE, princípios constitucionais e controle de constitucionalidade".


Serviço
Cartão de confirmação: www.fujb.ufrj.br/mprj

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.