Presidente do INSS tem urgência no concurso

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Com a concessão da portaria de autorização do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi dada a largada para que a autarquia, vinculada ao Ministério da Previdência Social, possa a partir de março de 2012 nomear os primeiros 1.050 aprovados de um total de 1.875 vagas (1.500 técnicos e 375 peritos) ofertadas inicialmente, conforme escalonamento determinado pelo Ministério do Planejamento.


Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, falou sobre os preparativos para a realização da seleção. "De acordo com a Diretoria de Recursos Humanos do INSS, agora já podemos iniciar a seleção da organizadora. As organizadoras de concursos serão convidadas a enviarem suas propostas. Haverá dispensa de licitação devido à urgência de preenchimento dessas vagas. A que mais se aproximar das exigências do instituto será escolhida pela Diretoria do RH e enviada à Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS para aprovação, e após, será divulgada ao público."

Embora não tenha informado a duração do processo de escolha da organizadora, a expectativa é de que ela seja definida com celeridade, devido à própria modalidade a ser utilizada (dispensa de licitação) e por já haver um pré-edital elaborado, segundo Hauschild, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, publicada em 6 de outubro. Outro dado que corrobora a tese é de que é preciso, pelo menos, 60 dias entre a publicação do edital e a aplicação das provas, que devem ocorrer em janeiro, segundo havia informado recentemente o presidente do INSS. Com isso, o edital deve sair em novembro, conforme informação passada por uma fonte ligada ao Ministério da Previdência.

Apesar do tempo apertado para fazer todo o concurso, considerando que a portaria de autorização prevê o início das convocações para daqui a pouco mais de cinco meses, o INSS já mostrou que é possível dar conta do recado. As últimas seleções para técnico (2007-2008) e perito (2010) foram feitas em menos de seis meses. Ambos os certames foram organizados pelo Cespe/UnB.

Hauschild informou que todos os estados serão contemplados com vagas, porém a preferência será para as cidades com agências novas (municípios com mais de 20 mil habitantes) do Plano de Expansão (PEX), que prevê a criação de 720 unidades, até o fim de 2014. Já o Ministério do Planejamento adiantou que as novas vagas permitirão a reposição dos quadros de 448 agências da Previdência com lotação precária, bem como estruturar outras 69 já inauguradas e 280 previstas para serem abertas até 2012.

O presidente do INSS disse também que está prevista para 2012 a realização de um concurso para analista. "Há previsão de concurso para analistas no ano que vem, assim que os técnicos e peritos médicos forem todos nomeados", ressaltou.

Em relação à redução da oferta de vagas do concurso (1.875), que anteriormente seria de 2.500 (2 mil para técnico e 500 para perito), Hauschild explicou que foi decisão do Ministério do Planejamento juntamente com a Presidência da República, ficando ele impossibilitado de responder a questão.

O Planejamento também não autorizou a convocação de 200 analistas, na especialidade de Serviço Social, que foi dada como certa pelo governo federal, Ministério da Previdência Social e INSS.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.