Sociedade festeja servidores no seu dia

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Instituído pelo ex-presidente Getúlio Vargas, o Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira, 28 de outubro, não se restringe apenas à valorização daqueles que contribuem para a administração pública, na medida em que a categoria pode ser vista como um patrimônio e bem da sociedade.


No cotidiano, percebe-se o papel relevante dos servidores nas ações mais corriqueiras, como limpeza das ruas, policiamento, orientação de motoristas nas vias de tráfego, atendimento médico em unidades públicas e até mesmo em obras e consertos emergenciais, entre tantas outras. Embora muitos serviços ainda careçam de melhorias e efetividade, a ausência dos servidores públicos levaria o Estado a uma situação caótica.

Além desses atributos, a prestação de serviços públicos à sociedade proporciona ascensão profissional. Esse é o entendimento do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira.

"O cidadão brasileiro deve perceber a importância do Estado como produtor de serviços e indutor da economia e da sustentabilidade. O serviço público é um espaço importante de trabalho, de satisfação e de realização profissional. Espero que possamos continuar convencendo os talentos da sociedade a optarem por fazer uma carreira na administração pública", assinala.

Política de incentivos - Para o secretário estadual de Planejamento do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy, além de implementar políticas de valorização, é necessário colocar em prática um conjunto de iniciativas que torne o ambiente gerencial mais favorável ao servidor.

Segundo ele, o estado vem modernizando sua política de recursos humanos, adotando novas políticas de melhorias salariais, como remuneração variável, de acordo com o cumprimento de metas, incentivo à qualificação por remuneração adicional e gratificação de incentivos a resultados, entre outras.

"Essa variável chamada estabilidade permite um 'plano de voo' para toda a vida. Nosso objetivo é continuar valorizando as categorias, dentro das possibilidades. Temos boas notícias para quem é servidor, em virtude das melhorias salariais, e para quem deseja se tornar, diante das oportunidades que estão sendo abertas a cada ano", ressalta.

O secretário estacou ainda que desde 2007 o estado vem realizando concursos regulares, com o objetivo de reduzir a carência de pessoal em diversas áreas. Nesse período (2007-2011), foram abertas cerca de 60 mil vagas, com prioridade para as áreas de Segurança e Educação.

Para 2012, a previsão é que mais 9 mil servidores sejam contratados. "As atividades são desempenhadas por seres humanos, e por isso não podemos abrir mão de termos os melhores profissionais. Para isso, realizamos concursos, oxigenando o quadro, tentando melhorar as práticas de gestão e valorizando o servidor. Trabalhar no Executivo estadual é trajetória de crescimento profissional e pessoal. Quem tem vocação, certamente terá sucesso", afirma.


Pilar do Estado - Ao falar sobre o papel do servidor na sociedade, o juiz do Trabalho da 10ª Região e especialista em concursos públicos Rogério Neiva destaca o desenvolvimento do serviço público ao longo dos anos. "Não tenho dúvida de que o servidor é um pilar dentro da estrutura do Estado. O serviço púbico está muito mais avançado do que em anos anteriores, pois há uma condição prestigiada em termos econômicos", argumenta.

Mas ressalta: "Por outro lado, a sociedade espera e exige do Estado coisas que não se pedia antigamente. Com isso, o servidor passou a ser ainda mais exigido. A palavra-chave é eficiência. Um exemplo disso é que vários conceitos da iniciativa privada foram parar no serviço publico".

Para o juiz Rogério Neiva, o Dia do Servidor é um momento de celebração e reflexão do seu papel na sociedade. "Se essa data não existisse, talvez não pararíamos para pensar na perspectiva de valorização do servidor. O problema é que não há uma política universal, já que cada órgão tem uma metodologia. Esse aspecto precisa ser revisto", aponta.

Em meio ao próspero clima que a cidade do Rio de Janeiro vive, uma vez que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o secretário municipal de Administração, Paulo Jobim Filho, exalta a importância do servidor nesse contexto.

"Neste Dia do Servidor, reafirmo que a prefeitura possui um quadro de funcionários talentosos e inteiramente dedicados à tarefa de atender à cidade e ao cidadão carioca com qualidade. Todos estão conscientes da oportunidade que se apresenta neste momento virtuoso em que o Rio está retomando seu destino, de se transformar, até 2021, na melhor cidade para se viver e trabalhar, no hemisfério sul", assinalou o secretário carioca.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.