Instituído pelo ex-presidente Getúlio Vargas, o Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira, 28 de outubro, não se restringe apenas à valorização daqueles que contribuem para a administração pública, na medida em que a categoria pode ser vista como um patrimônio e bem da sociedade.
No cotidiano, percebe-se o papel relevante dos servidores nas ações mais corriqueiras, como limpeza das ruas, policiamento, orientação de motoristas nas vias de tráfego, atendimento médico em unidades públicas e até mesmo em obras e consertos emergenciais, entre tantas outras. Embora muitos serviços ainda careçam de melhorias e efetividade, a ausência dos servidores públicos levaria o Estado a uma situação caótica.
Além desses atributos, a prestação de serviços públicos à sociedade proporciona ascensão profissional. Esse é o entendimento do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira.
"O cidadão brasileiro deve perceber a importância do Estado como produtor de serviços e indutor da economia e da sustentabilidade. O serviço público é um espaço importante de trabalho, de satisfação e de realização profissional. Espero que possamos continuar convencendo os talentos da sociedade a optarem por fazer uma carreira na administração pública", assinala.
Política de incentivos - Para o secretário estadual de Planejamento do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy, além de implementar políticas de valorização, é necessário colocar em prática um conjunto de iniciativas que torne o ambiente gerencial mais favorável ao servidor.
Segundo ele, o estado vem modernizando sua política de recursos humanos, adotando novas políticas de melhorias salariais, como remuneração variável, de acordo com o cumprimento de metas, incentivo à qualificação por remuneração adicional e gratificação de incentivos a resultados, entre outras.
"Essa variável chamada estabilidade permite um 'plano de voo' para toda a vida. Nosso objetivo é continuar valorizando as categorias, dentro das possibilidades. Temos boas notícias para quem é servidor, em virtude das melhorias salariais, e para quem deseja se tornar, diante das oportunidades que estão sendo abertas a cada ano", ressalta.
O secretário estacou ainda que desde 2007 o estado vem realizando concursos regulares, com o objetivo de reduzir a carência de pessoal em diversas áreas. Nesse período (2007-2011), foram abertas cerca de 60 mil vagas, com prioridade para as áreas de Segurança e Educação.
Para 2012, a previsão é que mais 9 mil servidores sejam contratados. "As atividades são desempenhadas por seres humanos, e por isso não podemos abrir mão de termos os melhores profissionais. Para isso, realizamos concursos, oxigenando o quadro, tentando melhorar as práticas de gestão e valorizando o servidor. Trabalhar no Executivo estadual é trajetória de crescimento profissional e pessoal. Quem tem vocação, certamente terá sucesso", afirma.
Pilar do Estado - Ao falar sobre o papel do servidor na sociedade, o juiz do Trabalho da 10ª Região e especialista em concursos públicos Rogério Neiva destaca o desenvolvimento do serviço público ao longo dos anos. "Não tenho dúvida de que o servidor é um pilar dentro da estrutura do Estado. O serviço púbico está muito mais avançado do que em anos anteriores, pois há uma condição prestigiada em termos econômicos", argumenta.
Mas ressalta: "Por outro lado, a sociedade espera e exige do Estado coisas que não se pedia antigamente. Com isso, o servidor passou a ser ainda mais exigido. A palavra-chave é eficiência. Um exemplo disso é que vários conceitos da iniciativa privada foram parar no serviço publico".
Para o juiz Rogério Neiva, o Dia do Servidor é um momento de celebração e reflexão do seu papel na sociedade. "Se essa data não existisse, talvez não pararíamos para pensar na perspectiva de valorização do servidor. O problema é que não há uma política universal, já que cada órgão tem uma metodologia. Esse aspecto precisa ser revisto", aponta.
Em meio ao próspero clima que a cidade do Rio de Janeiro vive, uma vez que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o secretário municipal de Administração, Paulo Jobim Filho, exalta a importância do servidor nesse contexto.
"Neste Dia do Servidor, reafirmo que a prefeitura possui um quadro de funcionários talentosos e inteiramente dedicados à tarefa de atender à cidade e ao cidadão carioca com qualidade. Todos estão conscientes da oportunidade que se apresenta neste momento virtuoso em que o Rio está retomando seu destino, de se transformar, até 2021, na melhor cidade para se viver e trabalhar, no hemisfério sul", assinalou o secretário carioca.
Fonte : Folha Dirigida
0 comentários:
Postar um comentário