Advogado conta a sua trajetória profissional de sucesso na Caixa

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Roberto Musa Correa tem 40 anos e, segundo o próprio, sempre teve uma vida descompromissada. Começou uma graduação em Engenharia e não concluiu. Iniciou Direito, trancou, voltou. Levou dez  anos para se formar. Durante a faculdade, administrou uma loja de alimentos e depois trabalhou com Telecomunicações e Informática. Foi após o término da graduação que ele decidiu que era hora de dar um rumo na vida. Em 2000, resolveu, então, se dedicar inteiramente aos estudos e recuperar o tempo perdido. Entrou para a Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj). Lá, diz ele, aprendeu a se disciplinar. Em 2001, Roberto deu o passo inicial para a sua transformação: fez a prova para a Caixa Econômica.

"Fui bem na prova, mas fiquei em uma colocação baixa e, com isso, perdi um pouco as esperanças. Quem quer passar em concurso público tem que ter disciplina e eu tinha dificuldade com isso. Fiz a prova para a Advocacia-Geral da União (AGU) e para a Petrobrás. Nesse último, fiquei sem entrar por poucos décimos. Ia interpor recurso, mas aí eu recebi o telegrama da Caixa e foi a minha grande salvação."

Salvação não é exagero. Era o ano de 2003 e ele conta que já estava com problemas financeiros e vivia uma época difícil. Mas, ainda assim, resolveu casar. "Desempregado, sem ter passado em concurso e casando. Foi no fim do ano e foi inesperado, pois eu já tinha esquecido. Lembro que estava me vestindo para sair e o porteiro interfonou avisando sobre um telegrama. Minha sogra me entregou, mas eu não dei importância. Ela insistiu para que eu abrisse e era o telegrama da Caixa. Eu me emocionei e chorei muito. Aqui, estou tendo a oportunidade de me encontrar. Sou muito grato à Caixa. Quando você se encontra, você aprende a viver. Não gostava de trabalhar, não levava nada a sério. Trabalhar era um fardo. Hoje em dia, não é. Gosto de estar aqui, gosto das pessoas com quem convivo, gosto dos desafios. Minha vida mudou da água para o vinho. Ou melhor, do vinho para a água, porque eu também bebia muito e hoje em dia não bebo mais. Além disso, parei de fumar. Faço natação, procuro cuidar da minha alimentação e da minha saúde. A mudança pode acontecer na vida de qualquer um, mas o fato de eu ter entrado aqui colaborou muito! Para entrar em um concurso público, não é preciso depender de ninguém. Não precisa de indicação, de entrevista, comuns na iniciativa privada. A pessoa que não se entrega ao trabalho, se engana, porque não dá prazer. É fundamental essa entrega ao trabalho."

Há oito anos na Caixa, Roberto já atuou no Fundo de Garantia e na coordenação de uma equipe jurídica no Maranhão. Com o retorno, teve como incumbência coordenar o Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Há dois meses, ele está como coordenador de tribunais. "Trabalhamos com todos os processos da Caixa Econômica junto ao Tribunal Regional Federal (TRF) e à Justiça estadual. O jurídico tem uma parte construtiva, que trabalha com as agências, e outra contenciosa, que é a maior parte e que trabalha com as demandas da Caixa Econômica."

Sobre o seu dia a dia, o que o advogado diz que mais gosta é lidar com as pessoas e gerenciar conflitos e dificuldades. "O Direito permite isso, possibilita essa interação com as pessoas. Na Caixa Econômica, o advogado tem um papel social importante. Dá para conciliar e atender aos dois lados interessados. Por mais que nós tenhamos as divisões, um processo nunca é igual ao outro. Monotonia, zero."
Orgulhoso, Roberto afirma com convicção: "Vale muito a pena trabalhar aqui! Advogar para a Caixa Econômica é também advogar para a sociedade brasileira. O concurso público pula certas fases da sua vida e te coloca em um novo patamar profissional, e de uma hora para a outra, você sai de uma situação de desempregado ou alguém que está em uma situação difícil e passa a ter um emprego regular. Isso aconteceu comigo. A Caixa Econômica não é perfeita, até porque é uma empresa pública federal em um país como o Brasil, que tem as suas falhas e dificuldades de lidar com alguns assuntos. Mas, por outro lado, a gente tem muitos bons profissionais aqui, muita gente que quer fazer a diferença. Estamos melhorando muito. A Caixa está onde os outros bancos, em geral, não estão e abre conta para todo mundo. Gosto sim de ser advogado da Caixa e não pretendo sair daqui".




Técnico bancário: só nível médio e R$2.558

Além dos cargos de advogado, engenheiro e arquiteto, a Caixa também oferecerá, em seu próximo concurso, vagas para técnico bancário, função que exige nível médio. Para este cargo, o salário é de R$1.784, porém, com os benefícios, como auxílio-alimentação/refeição (R$435,16) e auxílio cesta-alimentação (R$339,08), a remuneração chega a R$2.558,24. Além disso, há participação nos lucros e nos resultados, plano de saúde e plano de Previdência Complementar. Todos os benefícios estão mantidos para o próximo concurso.

Na última seleção, organizada pelo Cespe/UnB, os candidatos passaram por uma prova objetiva, dividida em duas partes: uma, com 30 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Matemática, Ética, Atendimento, História e Estatuto da Caixa e Legislação Específica), e a outra metade, de Conhecimentos Específicos (Conhecimentos Bancários e Noções de Informática). Ambas tiveram caráter eliminatório e classificatório.

A programação é de que o novo concurso aconteça já no primeiro semestre de 2012. O fato foi anunciado pelo próprio presidente do banco, Jorge Fontes Hereda. O objetivo é não deixar que o cadastro de reserva se acabe, já que a validade das seleções em vigência terminam no meio do ano que vem.

A Caixa tem hoje, em todo o Brasil, cerca de 84 mil empregados, mas poderá aumentar seu quadro de pessoal, a partir da recente autorização do Ministério do Planejamento, que permite ao banco ter um efetivo de até 99.024 funcionários. A previsão é de que até o fim do próximo ano aconteçam, aproximadamente, 5 mil novas contratações, por meio de novos concursos e do último.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.