PRF: Projeto que cria vagas já está em tramitação

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Projeto de Lei 2.205/2011 que cria as 260 vagas de agente administrativo (de nível médio, com remuneração inicial de R$3.203,97, já com auxílio-alimentação de R$304) da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que serão oferecidas no primeiro concurso para a área de apoio do departamento, tramita em regime de prioridade na Câmara dos Deputados, em Brasília. A realização do concurso este ano, visando à substituição de terceirizados, foi confirmada pela secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Ana Lucia Brito.

A proposta, que será analisada em regime conclusivo, não precisando ser votada em plenário, está em análise na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), a primeira das três por onde terá que passar. Além da CTASP, o projeto terá que ser analisado nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sendo aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto terá que passar ainda pelo Senado, antes de seguir para a sanção presidencial. De acordo com o Ministério do Planejamento, o preenchimento das vagas só poderá ser feito após a edição da lei. Não foi informado, no entanto, se a abertura do concurso depende da aprovação final da proposta.

Um pedido de concurso para a área administrativa da PRF já está em análise no Planejamento. A solicitação está no Departamento Institucional da Secretaria de Gestão da pasta desde agosto de 2011. A expectativa, no entanto, é que o processo avance em breve, em função do prazo para a substituição dos terceirizados expirar em 31 de dezembro deste ano, conforme acordo firmado entre a União e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Conhecimentos específicos: veja dicas

A coordenadora de Ensino da PRF, Geovana Alves, reforçou a orientação dada em 2009 pelo então coordenador de Ensino do departamento, Ricardo Betat, de que a preparação para o concurso para agente administrativo pode, inicialmente, ter como base a seleção para o mesmo cargo aberta pela Polícia Federal (PF) em 2004.

E para o professor de Administração e diretor do Concurso Virtual, Marcelo Marques, por se tratar de um concurso para atividade-meio, o conteúdo de Conhecimentos Específicos deve ser bem estudado. “Os temas mais relevantes são, com certeza, os relacionados à função administrativa”, ressaltou.

O professor destacou a importância do conhecimento de noções de arquivamento, uma vez que o assunto vem sendo cobrado com muita frequência nos últimos anos. Entre os tópicos destacados por Marcelo Marques estão Arquivística: princípios e conceitos; Gestão de documentos; Classificação de documentos de arquivo, Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo, entre outros. A possibilidade de mudanças no conteúdo programático foi apontada pelo professor, que ressaltou no entanto que leva vantagem aquele candidato que já vier estudando com antecedência.

Para Marcelo Marques, é importante elaborar um bom plano de estudos - definindo prioridades, traçando metas diárias e semanais e acompanhando o desempenho e, se necessário, corrigindo eventuais erros de planejamento -, além de encontrar a melhor maneira de aprender (leitura, resumo etc). “É recomendável estudar de uma hora a duas horas e meia cada matéria e a cada hora de estudo dar pequenos intervalos. É importante também estudar todas as matérias a cada semana, dividindo o tempo com teoria e questões e, no fim de semana, avaliar o cumprimento de sua grade de estudos”.

Como bibliografia para Conhecimentos Específicos, o especialista recomendou os livros Arquivo Teoria e Prática de Marilena Leite Paes, pela editora FGV, e Administração de Recursos Materiais e Administração de Recursos Humanos, ambos de Idalberto Chiavenato, pela editora Campus. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.