INSS: Em Direito Constitucional, banca apresenta questões tradicionais, com ênfase no texto das leis

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A data da prova do concorrido concurso para técnico do INSS se aproxima, e a expectativa dos mais de 900 mil inscritos em todo o país vai aumentando. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, a professora de Direito Constitucional, Mirian Binsztok, dá dicas para quem se prepara para a seleção, que será aplicada no domingo, dia 12 de fevereiro. Ela destaca os principais tópicos de sua disciplina, alerta sobre o formato da prova da Fundação Carlos Chagas e auxilia na melhor maneira de preparação do candidato nesta reta final.

Folha Dirigida - Quais tópicos da sua disciplina destacaria como os mais importantes?
Mirian Binsztok- Na verdade, o edital de Direito Constitucional para o concurso do INSS é bem pequeno, e como é a primeira vez que essa matéria está sendo cobrada, nós esperamos que a prova venha bem abrangente e bem distribuída, porque o edital não é vasto. Então, eu posso dizer que, com certeza, a parte de Artigo 5° vai cair, a parte de remédios, a parte de Direitos Sociais também é extremamente importante porque o INSS trabalha com Previdência, com os benefícios dos trabalhadores... Então, por isso eu acredito que isso possa vir com uma grande força na prova. A parte de Administração Pública, principalmente os princípios gerais, a parte do servidor público e a parte constitucional de seguridade social, a diferença entre cada instituto, previdência, saúde e assistência, pois é uma linha em que você mescla o Direito Previdenciário com o Direito Constitucional. Logo, isso tudo tem chance de cair nas duas matérias.

Como a Fundação Carlos Chagas costuma cobrar o conhecimento em suas questões? Qual o estilo da prova desta organizadora?
A Fundação Carlos Chagas costuma fazer as provas bem distribuídas, cobrando letra da lei. Por um lado, ela é uma banca que é fácil de trabalhar porque não costuma colocar questões muito complicadas ou coisas malucas. Agora, por outro lado, não é uma banca muito original. Você acaba não sabendo se eles vão se basear em questões que estão na mídia e em questões que estão sendo debatidas no momento. É uma banca que não tem muita imaginação.

Ela costuma apresentar armadilhas ou “pegadinhas” aos candidatos? Quais cuidados extras eles devem tomar?
Muitas vezes ela costuma apresentar algumas armadilhas de estar com o texto da constituição trocado, invertendo texto da lei e misturando tudo. Essas são algumas das “pegadinhas” da Fundação Carlos Chagas, e o candidato deve ficar atento em relação a isso.

Qual é a melhor tática de estudo/revisão nesta reta final, nos dias que antecedem a avaliação?
Este é um concurso bem concorrido que está com um número de inscritos muito grande - mais de 900 mil para técnico. Acredito que vai ser o tipo de concurso no qual entrará quem gabaritar - e quem errar uma questão vai ficar de fora. E, devido a essa grande concorrência, você não pode se dar o luxo de não estudar uma determinada matéria, e sim estudar tudo. Vai ser um tipo de concurso que vai ter uma margem muito pequena de quem vai entrar e quem vai ficar de fora, acho que a diferença pode ser até de uma só questão. E, nessa reta final, eu acho que o aluno deve procurar pegar exercícios, as provas anteriores da FCC, em Direito Constitucional. E tomar bastante cuidado, porque nesta reta final você deve direcionar o seu estudo. Não adianta tentar estudar tudo agora porque a pessoa não vai conseguir. Então, ela deve focar naquilo que está tendo mais dificuldade, continuar trabalhando em cima de exercícios para estar, sempre que possível, revendo a matéria. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.