INSS: Legislação Previdenciária: professor indica os tópicos mais importantes do programa

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O professor de Legislação Previdenciária, Sérgio Antunes, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, deu dicas sobre sua disciplina na prova de técnico do INSS, que ocorrerá neste domingo (12). De acordo com o professor, a Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso, não costuma rebuscar demais na elaboração das questões - ela cobra em cima da lei. E também aconselha os candidatos a terem seu último dia de estudo na sexta-feira, tendo sábado para descanso, para relaxar a mente e fazer uma boa prova.

Folha Dirigida - Se o senhor pudesse citar alguns tópicos mais importantes para a prova, quais seriam?
Sérgio Antunes - O sistema da Legislação Previdenciária é montado em cima de um binômio: contribuição e benefício. Então, o que for relacionado a estes dois tópicos tem grandes chances de estar na prova. Os principais tópicos seriam Princípios, Segurados, Relação INSS e Receita Federal, relacionando com a fiscalização da contribuição, Decadência e Prescrição do crédito previdenciário, segundo o Código Tributário Nacional (CTN), Crimes contra a previdência e Planos de Benefícios. Destes todos, o maior destaque vai para os Segurados (quem são? quais as espécies de segurados?) e o Plano de Benefícios.

Como a Fundação Carlos Chagas costuma cobrar o conteúdo? Qual é o estilo de prova?
A FCC não tem o costume de 'inventar', ela cobra em cima da lei. É a prova multipla escolha clássica, para marcar a opção certa ou a errada. O candidato deve prestar atenção ao enunciado da questão, pois o maior perigo da prova é a interpretação do texto que antecede a questão. Caso tenha uma questão que não consiga responder, o candidatos deve passar para a próxima, pois a prova é um sistema harmônico e, às vezes a questão seguinte tem dicas, ou até mesmo a resposta da que está acima.

Há "pegadinhas" na prova da Fundação Carlos Chagas?
A "pegadinha" é o próprio enunciado, que tenta induzir o candidato ao caminho errado. Geralmente a questão vai te pedir uma coisa e o enunciado vai te levar a pensar que é outra. Nessas horas o participante deve ler o texto com calma, separando as informações necessárias para a resolução. Às vezes duas palavras, de um texto de cinco linhas, dão o caminho para resolver a questão. É só prestar atenção.

Quais os maiores cuidados que o candidato à vaga no INSS deve ter?
Calma e atenção! A prova é simples, não tem nada que não tenha na lei. É bem em cima do sistema. O candidato que tiver calma e atenção ao ler os enunciados, vai separar as informações importantes e saber interpretar o que a questão está pedindo. Assim, conseguirá fazer uma boa prova e terá um bom resultado.

Nestes últimos dias, qual é a melhor tática de estudo ou revisão?
O ideal é ler! Ler tudo que conseguir sobre a matéria até sexta-feira. É o prazo final! Use o sábado para descansar, para relaxar a mente. Caso contrário, no dia da prova a cabeça vai estar cansada e não vai conseguir pensar direito. Outra dica importante é não ler jornal. Se 'desligar' um pouco do mundo é vital para não ficar com mais coisas em mente e não "embaralhar" informações, não se confundir.


Nesta sexta, as dicas finais, sobre Direito Constitucional

O Especial Técnico - Reta Final chegará ao fim nesta sexta, dia 10 de fevereiro, com a publicação da matéria com orientações sobre Direito Constitucional. Com esse especial, a FOLHA DIRIGIDA ON LINE reafirma seu compromisso não somente de divulgar, em primeira mão, informações sobre os principais concursos do país, como também de colaborar na preparação dos candidatos. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.