Direito Eleitoral: professor destaca pontos que merecem a atenção dos candidatos

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sabendo que Direito Eleitoral é considerada a disciplina mais importante do concurso para técnico e analista judiciários do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o professor Rafael Negrelli destaca o que mais costuma ser cobrado. "Questões relacionadas ao alistamento eleitoral e à Organização da Justiça eleitoral, como, por exemplo, composição e competência dos tribunais. Contudo, salienta-se que, hoje, o tema das inelegibilidades está em voga, devendo cair neste próximo concurso."

Rafael fez, também, uma breve análise da última prova do TRE voltada para esses mesmos cargos. "Não fugiu ao padrão das provas da instituição e demais do gênero, isto é, pautadas basicamente no texto da legislação exigida pelo respectivo edital", declarou, acrescentando os temas que mais caíram no último teste. "Itens relacionados ao alistamento eleitoral, em especial a resolução TSE nº 21.538/2003, a qual dispõe sobre o alistamento e serviços eleitorais mediante processamento eletrônico de dados, a regularização de situação de eleitor, a administração e manutenção de cadastro eleitoral, o sistema de alistamento eleitoral, a revisão do eleitorado e a fiscalização dos partidos políticos, entre outros, bem como a Organização da Justiça eleitoral", pontuou.

Para o professor, é importante ressaltar as atualizações recentes significativas na Lei Eleitoral. "Ocorreram as promulgações da Lei Complementar n° 135/10 (Lei da Ficha limpa) e da Lei 12.034/09 (minirreforma eleitoral), essa última promovendo alterações na Lei 9.505/97 (Lei das Eleições), para as quais os candidatos devem ficar atentos." Quem já quer adiantar os estudos em Direito Eleitoral deve seguir as dicas de Rafael. "É primordial para um bom desempenho na prova a leitura do texto da legislação exigida pelo respectivo edital, ou seja, o conhecimento do arcabouço normativo da disciplina, uma vez que a maioria das questões, quando não a totalidade, é reprodução dos artigos de lei. Estudem também pelos testes anteriores, pois as questões se repetem seja pela instituição organizadora, se valer o seu banco de dados, seja pelas limitações do próprio tipo de prova", contou.

No que diz respeito à rotina dos candidatos, o especialista afirma ser fundamental, para obter a aprovação, o estudo com antecedência. "É importante frisar que os estudos para concursos públicos devem se iniciar antes mesmo da publicação do respectivo edital, devendo o candidato reservar um espaço de tempo do seu dia a dia para os mesmos, ou seja, incorporar essa atividade na sua rotina, bem como elaborar um cronograma e fixar metas para esses estudos, que devem ser intensificados com a publicação do edital", diz, aconselhando sobre o tempo que deve ser reservado para o estudo.

"O candidato a qualquer concurso deve dedicar o máximo de tempo possível para o estudo, considerando o grau de dificuldade e de concorrência que os certames atingiram hodiernamente, sendo difícil precisar o tempo que deverá ser reservado pelo mesmo para cada disciplina, devendo apenas ser equânime para cada uma, pois todas são importantes e eliminatórias", garantiu.

Por fim, o professor acredita que haverá mudança no programa da próxima seleção. "Seguindo a tendência de outros estados, poderão ser incluídas questões relacionadas ao tema das inelegibilidades, disciplinado pela Lei Complementar n° 64/00, bem como as alterações pela Lei Complementar n° 135/10 (Lei da Ficha Limpa), assunto que está em voga e a exigência de conhecimento da jurisprudência pelos candidatos, a qual deve ser acompanhada pelos informativos dos tribunais, em especial do TSE", ressalta. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.