Guarda-Rio estuda concurso para 2 mil vagas este ano

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM) do Rio de Janeiro cogitam a realização de concurso para o preenchimento de 2 mil vagas de guarda, informou o comandante da corporação, coronel Lima Castro, durante a inauguração da Unidade de Ordem Pública (UOP) para os bairros do Catete, Flamengo e Glória. "Temos um grupo de estudos, formado por professores e integrantes da Guarda, coordenados pelo escritório de projetos, estudando esse concurso. Há uma possibilidade real de termos mais um concurso, em 2012, para 2013", disse, acrescentando que a decisão será tomada até junho.

"Estamos avaliando o número de guardas que temos formados, os que estão em curso, quais são as projeções da GM para os próximos anos, principalmente em função dos grandes eventos. É bem provável que nós façamos, até porque a lei que regula a Guarda permite que o quadro chegue a 10 mil integrantes. Hoje, temos em torno de 8 mil. Então, há uma grande possibilidade de que tenhamos um concurso em 2012, para o preenchimento de 2 mil vagas", completou.

Além de destacar que o banco de reservas do concurso de 2011 está esgotado e que a última turma irá se formar em julho, o coronel Castro informou o perfil do servidor que a Guarda Municipal está buscando. "Queremos um candidato jovem, até a faixa de 30 anos, com caracteríticas militares, que conheça as novas tecnologias. Ter esse conhecimento é fundamental, pois a GM do Rio de Janeiro, cada vez mais, dispõe de novas tecnologias, como smartphones e salas de vigilância eletrônica. Então, ele necessariamente tem que ter um conhecimento bom nessa área."

O comandante Castro afirmou que, durante as reuniões com o grupo de estudos, algumas alterações no edital anterior estão sendo avaliadas. "Estamos pensando em colocar no (novo) edital algumas questões que abordem a área da tecnologia da informação e o trânsito. Temos mais de mil guardas trabalhando exclusivamente no trânsito da cidade. Por isso, estamos readequando um pouco o tipo de perfil que queremos para o serviço." Já é certa a reserva de 20% das vagas para negros e índios.

Os guardas têm estabilidade, devido ao regime estatutário. Entre as exigências do último concurso estavam ensino médio, idade entre 18 e 30 anos e estatura mínima de 1,65m para homem e 1,60m para mulher. A remuneração era de R$1.270. A seleção foi constituída por cinco etapas. Na primeira, o concorrente foi avaliado por meio de prova objetiva, com 50 questões distribuídas pelos conteúdos de Língua Portuguesa, Direito e Ética e Informática. Em seguida houve exames antropométrico e físico, seguidos por avaliação psicológica e exame social e documental. A última etapa foi curso de formação, com aulas teóricas e atividades físicas. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.