TCE-RJ: Apesar das poucas vagas, concurso é atrativo, diz professor

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) está com concurso aberto com vagas para cargos de técnico de notificações e analista (áreas de controle externo e organizacional). A remuneração é o grande atrativo do concurso: para nível médio ela é de R$6.850,31. Já para o superior chega a R$9.559,89. Por esse motivo, a expectativa era de uma grande procura nos cursos preparatórios. Porém, o número reduzido de vagas, principalmente para o cargo de técnico (apenas 11), inibiu um pouco a procura. É o que explica o diretor pedagógico, do Curso Maxx, Alexandre Lopes em entrevista à FOLHA DIRIGIDA.

Apesar disso, é importante destacar que o concurso segue extremamente atrativo - graças aos vencimentos oferecidos e ao status da carreira e do órgão estadual. A baixa procura pelos cursos preparatórios, por outro lado, pode ser uma boa notícia para os interessados em entrar nesta disputa. Uma eventual baixa na número de inscritos pode compensar, ao menos em parte, a reduzida oferta de vagas, aumentando as chances dos candidatos. Por fim, Alexandre Lopes dá orientações gerais de estudo para as provas, marcadas para 5 de agosto - no caso de técnicos. As provas de analista estão marcadas para os dias 11 e 12 do mesmo mês. Leia a entrevista:

FOLHA DIRIGIDA - Qual sua expectativa em relação ao número de inscritos neste concurso?
Alexandre Lopes - Esperava que um concurso como este fosse atrair mais candidatos, principalmente para o cargo de técnico de notificações. Porém, o número reduzido de vagas desanimou alguns candidatos. Acredito que teremos para o cargo de nível médio em torno de 30 mil candidatos.

E como tem sido a procura no Curso Maxx?
Eu não tenho percebido uma procura tão elevada. Existe uma expectativa de demanda para cada concurso, uns surpreendem negativamente, outros positivamente. E pelo que tenho visto, não é apenas no Curso Maxx, é no mercado em geral.

E como o senhor analisa essa pequena oferta de vagas para o cargo de técnico de notificações?
O último concurso foi em 1998, portanto, há 14 anos. Logo, a oferta de 11 vagas é muito pequena pela necessidade de um órgão estadual, ainda mais com a representatividade do TCE, que tem a obrigação de fiscalizar prefeituras. Me causa estranheza esse reduzido número de vagas, me parece pouco razoável, deveriam fazer mais contratações... Conhecendo o tribunal, sei que existe um número muito grande de terceirizados. Não é sequer razoável esse pequeno número de vagas. Esta era a melhor oportunidade para começar a substituir os terceirizados. E, infelizmente, isso não vai acontecer por meio deste concurso, o que é lamentável.

E as vagas para os cargos de nível superior, estão em bom número?
Estão adequadas, com um número maior... São 89 vagas para analistas. Eles são servidores que irão trabalhar na estrutura interna do tribunal. Então, esse número de vagas é razoável.

Mesmo com a quantidade reduzida de vagas, o concurso é atrativo?
O concurso é muito atrativo. O salário, o cargo, status, a carreira, são bem atrativos, porém está bem apertado.

Os candidatos que se inscreverem devem se preparar para encontrar que tipo de prova no dia da avaliação?
Vai ser uma prova tensa, uma prova complicada. São provas densas, que irão exigir muito do candidato, todo o conteúdo programático, é o que teremos.

Qual é o tópico em que os candidatos costumam ter maior dificuldade?
A legislação específica, até porque é a parte que a rigor não é dominada por nenhum candidato, os candidatos não estudam essa legislação para nenhum outro tipo de concurso. Dominar essa disciplina pode ser o diferencial. Quem tiver o domínio desse tema sairá na frente.

Como o candidato deve organizar os estudos?
O candidato tem que conseguir ver todo o conteúdo programático até a prova, ele deve ter organização para isso. Para conseguir alcançar um bom nível é preciso o candidato trabalhar primeiro a base teórica e não deixar de trabalhar os exercícios. Sempre nesta ordem: primeiro teoria e depois exercício.

Quais tipos de exercícios os candidatos devem realizar?
É importante trabalhar questões da FGV, do Cespe, é interessante fazer provas de tribunais de outros estados e também da União. É importante ter esse diferencial de fazer exercícios, temos alguns concursos recentes em outros estados... Então, é importante o candidato resolver essas questões. Sem esquecer de primeiro trabalhar a base teórica.

Estudar em grupo é uma boa medida?
Tem que respeitar as individualidades de cada um. Eu pessoalmente acho o resultado do estudo em grupo muito bom, porém há alunos que não conseguem render bem estudando dessa forma. O importante é que o aluno se organize, seja pra estudar em grupo ou individualmente. Estudar para concurso é estudar até passar! O importante é o candidato manter o foco, não deixar de estudar. Assim ele vai conseguir o resultado.


Os pontos mais importantes do programa:

Nível médio

- Legislação específica - candidato tem que apresentar o domínio sobre a legislação inerente ao Tribunal de Contas.

- As discipllinas jurídicas, processos, são pontos que devem ser bem dominados, principalmente a jurisprudência, porque a banca deve dar um maior valor a decisões recentes. Não será uma prova baseada na letra da lei.

- A parte de Raciocínio Lógico vai exigir muita atenção dos candidatos.


Nível superior

- Ter o máximo de domínio das disciplinas específicas. A organizadora vai elaborar uma prova densa. Então, é fundamental o candidato ter o máximo domínio do conteúdo programático.





Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.