Preparação: O pensamento positivo pode fazer de você um concorrente mais forte!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Numa temporada de estudos para concursos, os candidatos passam por muitas dificuldades, que podem ser financeiras, emocionais e físicas. Para chegar ao objetivo, a aprovação, é preciso superar essas barreiras. Durante esse processo, alguns se deixam abater pelo pessimismo e se prendem a pensamentos negativos - o que é uma barreira a mais para que está em busca dessa conquista.

Por certo, não chega a configurar uma verdade a afirmação de que o simples pensar positivo resolve todos os problemas. A aprovação numa disputa em concurso continua a depender, sobretudo, do esforço despendido nos estudos. Contudo, pensar no melhor pode ajudar o candidato a extrair de si exatamente o seu melhor rendimento. Pode ser um elemento a mais na equação que o levará à classificação.

A FOLHA DIRIGIDA conversou com o Master Coach Saulo Fong, que nesta entrevista fala sobre a importância do pensamento positivo e como ele pode influenciar não apenas no desempenho nos estudos, mas na vida como um todo. Longe de ser um milagre ou mágica, como chegam a pregar alguns oportunistas deste mercado, o pensamento positivo pode, sim, colaborar na realização do seu sonho. Acompanhe:

FOLHA DIRIGIDA - Até que ponto o autoconhecimento - isto é, estar em equilíbrio consigo mesmo e com o mundo - afeta a capacidade de estudo ou o desempenho de um candidato de concurso público?
Saulo Fong - O que afeta é exatamente a tranquilidade, a serenidade da pessoa. Quando a pessoa tem o autoconhecimento, ela percebe um momento de tensão e pode de uma certa forma tentar tranquilizar essa tensão e ansiedade. Conseguindo neutralizar esses problemas, ela irá ficar mais tranquila para poder resolver as questões e ter um melhor desempenho na prova. A tensão e a ansiedade podem fazer com que os candidatos esqueçam assuntos que dominam - e aí acontece o famoso 'branco'. Então, é importante que o candidato se acalme, preste atenção no corpo, consiga controlar as tensões, ter o controle da respiração, entender o seu corpo. Conseguindo obter o equilíbrio, ele terá um melhor rendimento na prova.

O que candidato deve fazer para chegar ao autoconhecimento?
São vários caminhos, desde processos terapêuticos, cursos de autoconhecimento, meditação. O autoconhecimento envolve muitos aspectos. É importante ter o autoconhecimento físico, conhecer o próprio corpo, saber onde acumula tensões, como percebe a ansiedade, preocupações. Tem o mental, que vai na questão de valores, o que é importante para a pessoa, as crenças. Esses fatores irão afetar a forma de estudar, a pessoa passa a lidar com as provas de forma diferente. A base de tudo é a pessoa se perceber, emocionalmente, fisicamente, mentalmente. Ela deve conhecer todos os aspectos de si mesma. A partir disso, passará a questionar o que é realmente importante. Tudo isso é um aprendizado.

O concurseiro muitas vezes é tomado pela tensão, pela emoção. Portanto, se torna ainda mais fundamental ele ter esse autoconhecimento.
Sim, muitas vezes o emocional é afetado pelo pensamento, pelo mental. Se a pessoa tiver com um pensamento fixo de que não sabe nada, não está estudando da forma adequada, isso vai afetar o emocional, fazendo com que ela fique ainda mais preocupada, o que terá um efeito ruim durante a prova. É um efeito dominó, a pessoa fica preocupada, para de respirar adequadamente, o cérebro passa a receber menos oxigênio e com isso passará a não trabalhar da melhor forma - o que causará um resultado final ruim. Ou seja, a falta de tranquilidade vai fazer com que o candidato não raciocine adequadamente, ele não estará no melhor estado para a realização da prova. Se a pessoa tiver um autocontrole, no momento de fortes emoções, ela vai tentar se acalmar e olhar para a prova de outra maneira, mais 'centrada'.

Qual é, de fato, o poder do pensamento?
O pensamento basicamente rege muitas coisas físicas. Nosso pensamento está totalmente conectado ao nosso corpo. Alguns pensamentos são hábitos que a gente tem: pensamos 'a prova não vai ser legal, vai dar tudo errado'. A forma de olhar a situação vai influenciar o estado emocional da pessoa. O candidato deve aprender a pensar de uma maneira positiva, isso irá aumentar as suas possibilidades. Pensar de maneira positiva é um aprendizado; as pessoas devem ter em mente pensamentos que as ajudem ir adiante. Normalmente o pensamento acontece sem a pessoa querer, sem um controle, o que acaba afetando o emocional. No momento da prova o candidato deve ter atenção, ter a mente focada somente ali na prova. O que acontece muito é a pessoa estar com a cabeça no passado, pensando que não se preparou direito, não estudou o suficiente. Outra coisa comum é o concurseiro estar pensando no futuro, dizendo que não irá passar. Esses fatores tiram a concentração da pessoa, ela acaba perdendo o foco no momento, o que é totalmente prejudicial ao candidato. A dica é ficar no momento presente, sentir o corpo, controlar a respiração, isso faz com que ela fique concentrada apenas na prova.

Pensamentos positivos levam à vitória e vice-versa, ou apenas condicionam e aumentam as chances de obter-se êxitos - ou fracassos? O que a ciência diz sobre isso?
O pensamento positivo ajuda a trazer um estado bom, é uma ferramenta. Agora, se a pessoa pensar positivo e não fizer nada para isso acontecer, é evidente que o resultado não será bom, não terá muito efeito. Pensamento positivo não é apenas pensar o melhor, é necessário interpretar aquilo que venha acontecer como o melhor para o momento. É também, portante, fazer o melhor. Não existe fracasso, apenas aprendizado, ocorreu um resultado inesperado... Aprenda com o resultado, para na próxima fazer diferente. Se a pessoa encarar como fracasso, é algo que no futuro vai levá-la mais para o fundo do poço, vai baixar ainda mais a autoestima. É um conjunto, a pessoa deve pensar e agir. É necessário pensar positivo, dar o melhor para isso acontecer, se dedicar. O candidato deve estudar, se divertir, descansar, é preciso alcançar um equilíbrio. A pessoa negativa pode ter uma excelente preparação, se dedicando, e pode ser que ela passe, mesmo sendo negativa, porque ela está se preparando da maneira adequada. Porém, pode acontecer de, no momento da prova, o pensamento influenciar no raciocínio e a pessoa acabar esquecendo algumas coisas. A condição ideal é o estado positivo com uma preparação adequada. Essa soma vaiajudar a pessoa a está no seu melhor estado, o que ajudará no seu desempenho. Não existe pesquisa científica sobre o tema, pois o pensamento é algo muito subjetivo.

Na prática, quais vantagens uma pessoa que pensa positivo leva sobre um 'pessimista' crônico?
O pensamento positivo ajuda a melhorar o estado emocional, ajuda na tranquilidade, e isso na hora da prova é ótimo. Já o negativo está sempre pensando que vai dar tudo errado! Isso leva o emocional para baixo, fazendo com que a pessoa não tenha forças para reagir.

Como a pessoa positiva encara a vida?
Tudo o que acontece nas nossas vidas é fato neutro! É a pessoa que escolhe de que forma vai encarar, qual olhar ela dará para o ocorrido. Uns levam como positivo, outros como negativo. O positivo vê que nas 'derrotas' é onde se aprende mais... Para ele, a derrota não existe. Há sim aprendizado - é a maneira dele de olhar as coisas. Se a pessoa conseguir pegar um aprendizado daquilo, ela vai levar como algo positivo, conseguiu aprender algo. As pessoas positivas sempre tirar um aprendizado de qualquer situação. Dependendo da forma como se encara a situação, a pessoa sairá mais forte ou mais fraca. Tudo é o foco, a maneira de olhar.

Como que pessoas positivas e negativas encaram uma reprovação em concurso?
A pessoa positiva vai viver a situação, perceber o que aconteceu, o que passou, as estratégias usadas, vai rever a sua preparação e avaliar o que faltou. Ela vai trabalhar nos erros, estruturar o aprendizado no que faltou, e vai seguir adiante. Já o negativo vai desistir, vai levar para o lado pessoal, se culpar e vai acabar entrando em uma crise.

E que influência essa diferença de atitudes pode ter em um próximo concurso?
Quem tiver a visão positiva vai se preparar melhor ainda para um próximo concurso, vai suprir onde faltou. Já o negativo vai estar abalado com a derrota, vai ficar pensando na derrota passada e terá um desempenho ruim.

Como educar-se para assumir essa postura positiva diante da vida? Basta simplesmente querer?
Esse processo envolve a forma de a pessoa pensar... Ela aprendeu de um determinado jeito, com os pais, na escola, ela pode ter um trauma relacionado, por exemplo, a avaliações... Quem quiser mudar de foco - do negativo para o positivo - pode passar por processo terapêutico, meditação, observar os pensamentos, se desapegar deles, principalmente os negativos, deixar eles passarem. Ter o hábito de ler coisas positivas. Basta a pessoa mover-se nesta direção. Ela pode acordar um dia e falar: 'quero ser positiva'! Enfim, de fato, para começar basta querer. Mas, para chegar lá, ela terá que se esforçar, se dedicar. E, certamente, se sentirá recompensada.

10 mandamentos do pensamento positivo

1 - Perceber o momento presente, sentir o corpo, perceber os pensamentos - Sentir o que realmente está acontecendo, se conectar à realidade.

2 - Avaliar a situação de uma maneira imparcial, sem julgamentos - É a realidade, poder observar a realidade do que está acontecendo, ali.

3 - Aprender com a situação, procurar pontos positivos - Pelo aprendizado, sentir que teve um ganho positivo com a situação, sair mais forte.

4 - Ter pensamentos afirmativos (EU PASSO NO EXAME!) - A mente trabalha muito com imagens. Ela vai ter uma imagem positiva.

5 - Pensamento no presente (EU SOU SAUDÁVEL) - Ajuda a trazer a mente para o presente. É como se aquilo já estivesse acontecendo, é o fazer acontecer.

6 - Eu passo na prova! - É como se fosse um mantra - Traz confiança, tranquilidade. O candidato vai para a prova em um estado como se já tivesse passado.

7 - Criar o hábito de leituras positivas - Ajudar a manter o pensamento positivo.

8 - Ter vida social equilibrada, saudável - É a questão de pertencer. Ter amigos é um estimulo.

9 - Atividade física regular - Afeta diretamente o cérebro, aumenta a oxigenação.

10 - Equilíbrio - Perceber todos os pontos envolvidos numa questão, não ficar bitolado em um pensamento só. Fundamental para a tomada de decisões. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.