Ancine: Autor alerta que programa tem complexidade maior que anteriores

sábado, 28 de julho de 2012

O programa do novo concurso da Ancine para técnico administrativo e técnico em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual sofreu algumas alterações, em relação ao conteúdo das duas últimas seleções, realizadas em 2005 e 2006. O autor dos livros "Audiovisual e Cultura" e "Fundamentos da Atividade Cinematográfica e Audiovisual" (editora Campus/Elsevier), professor Vinícius Portela, fez uma análise mais detalhada sobre o que pode ser cobrado na prova. "O nível de complexidade e extensão aumentou com relação às últimas seleções. Mas o fundamental é o aluno conseguir ler e compreender a legislação, uma vez que o Cespe/UnB costuma cobrar conteúdos específicos da lei e colocá-los em forma de afirmativas certas ou erradas", alertou Vinícius.

Os candidatos a técnico em regulação devem ficar atentos aos decretos nº 6.299 e 6.304, ambos de 2007, e 7.729, de 2012, tópicos incluídos no concurso pela primeira vez. Além disso, uma série de normativas criadas por conta de mudanças de políticas públicas do setor individual também poderão ser cobradas, como as normativas Ancine nº 22/2003, 91/2010 e 100/2012. O professor destacou que as matérias específicas merecem atenção especial. "Para o cargo de técnico administrativo, o candidato deve focar em temas como Regimento Interno da Ancine e nas leis nº 10.871/2004 e 12.485/2011. Para técnico em regulação, além dos tópicos mencionados anteriormente, é preciso atenção em Cadeia Produtiva, Mercado e Segmentos do setor, além da Medida Provisória nº 2.228-1/2001, que marca a criação da Ancine."

Além de ressaltar os pontos mais importantes do programa, Vinícius também recomendou alguns livros que podem auxiliar o candidato em seus estudos. "Para o cargo de técnico administrativo, uma boa dica é o 'Manual de Direito Administrativo', do professor Gustavo Mello. Para os candidatos a técnico em regulação indico o 'Incentivos Fiscais', do americano Steve Solot, que fala, entre outras coisas, sobre os mecanismos de fomento às atividades de cinema no Brasil."

O professor fez ainda uma análise sobre o concurso. "A Ancine é um local de trabalho muito promissor, com um dos maiores salários de nível médio e poucos cargos ocupados, o que facilita a progressão na promoção. O fato de todas as vagas serem para o Rio de Janeiro qualifica ainda mais o concurso, uma vez que oportunidades excelentes como essa são cada vez mais raras na capital carioca." Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.