DNIT: Em Língua Portuguesa, o estudo dos verbos merece atenção

terça-feira, 31 de julho de 2012

A realização de mais um concurso público se aproxima, como o do Dnit, e os interessados em conquistar a tão sonhada vaga no serviço público começam os estudos focando, em alguns casos, apenas as matérias específicas. No entanto, negligenciar as disciplinas básicas pode significar a derrocada de um candidato. Assim pensa Sidney Martins, professor de Gramática, Texto e Redação dos cursos PLA e MAXX.

Para ele, os candidatos devem saber dosar o tempo de estudos entre as disciplinas. O docente disse ser natural dar mais atenção às matérias com maior pontuação, mas alertou que deixar de lado as demais não é o mais adequado.

Sobre Língua Portuguesa, disciplina cobrada na maioria dos concursos, Sidney informou que é necessário ter domínio gramatical em todos os conteúdos, mas que o estudo dos verbos deve ser levado em consideração e fazer parte do dia a dia de quem está na disputa por uma vaga no serviço público.

"É impressionante a quantidade de questões referentes a esse conteúdo. O conteúdo de verbos, na Esaf (organizadora do concurso do Dnit), é dividido em itens de regência, concordância, vozes e tempos verbais", informou, além de acrescentar ser necessário a resolução de questões de provas de concursos anteriores realizada pela banca.

"As questões normalmente têm enunciados que se repetem. A prática contínua, portanto, só ajudará o candidato na hora da prova", concluiu o professor, que também leciona em escolas da rede pública municipal e estadual e é especialista em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português.

Para ele, pontuação tem presença obrigatória nos concursos. "Algumas dicas para o emprego da vírgula: não se usa vírgula isolada entre o sistema SVC. Ou seja, não se separa por vírgula o sujeito do verbo, o verbo dos complementos e o núcleo de seus adjuntos adnominais, mesmo que haja uma leve pausa entre a pronúncia de tais elementos", destacou.

Para finalizar, o docente indicou algumas das característas das provas de Língua Portuguesa elaboradas pela Esaf. "As questões versam sobre compreensão ou interpretação de textos; questões ligadas à coesão e à coerência argumentativa, ao solicitar as relações lógicas que estão em acordo/ou em desacordo com o texto; e questões que dão sequência ao texto de forma coerente e gramaticalmente correta, bem como opções que podem anteceder parágrafo transcrito, sem ferir os princípios de coerência e desenvolvimento lógico das ideias", indicou.

"As provas são inteligentes, na medida em que exigem do candidato pensar a língua dentro de um contexto determinado, mesmo nas questões de estruturação linguística e gramatical dos textos." Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.