Fazenda: Anunciado esquema de lotação. Edital sai em breve

terça-feira, 17 de julho de 2012

O Ministério da Fazenda confirmou que os admitidos por meio do concurso para 463 vagas de assistente técnico-administrativo (de nível médio, com remuneração inicial de R$2.690,02, incluindo auxílio-alimentação de R$304) serão lotados nas mesmas unidades onde atuam, no momento, os terceirizados irregulares que serão substituídos por meio da seleção. Com isso, a maior parte das vagas ficará mesmo para Brasília (DF). A informação foi prestada em atenção a pedido feito por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) do governo federal, criado para atender as demandas fundamentadas na Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor em maio deste ano.

Na resposta concedida através do e-SIC foram informados, inclusive, os órgãos e setores do ministério que irão receber os concursados, com o respectivo número de terceirizados a serem substituídos, segundo dados de março de 2011, quando foi assinado aditivo ao acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para as substituições. Entre eles, a que contava com maior número de trabalhadores contratados de forma irregular, 146, era a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Spoa) do ministério, que possui unidades em todo o país.

Na sequência, aparecem a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), com 94 terceirizados, e Receita Federal, com 86. Havia na época, 65 terceirizados irregulares no Tesouro Nacional e 30 na Esaf, que vai organizar o concurso. Outros órgãos fazendários com trabalhadores que darão lugar aos novos assistentes são o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (17 terceirizados irregulares) , Secretaria de Assuntos Internacionais (sete), Secretaria de Política Econômica (cinco) e Secretaria de Acompanhamento Econômico (dois). Na estrutura do próprio ministério havia ainda dois terceirizados na Secretaria Executiva e nove no gabinete do ministro Guido Mantega.

Estados - Mas de acordo com o que informou recentemente o ministério, atualmente, restam 356 terceirizados a serem substituídos. Deste 283 estão em Brasília (DF), 36 em São Paulo, 23 no Mato Grosso e os demais em Alagoas (3), Amazonas (2), Mato Grosso do Sul (1), Pará (5), Paraíba (1) e Pernambuco (2). Existe, portanto, a expectativa de que outros estados, a exemplo do Rio de Janeiro, sejam contemplados com parte das 107 vagas restantes para chegar ao total de 463.

O edital do concurso deve ser divulgado nos próximos dias. No último dia 11, a Esaf informou que a divulgação será feita tão logo seja definido o cronograma do concurso. Na única seleção já realizada para o cargo no âmbito do Ministério da Fazenda, em 2009, os candidatos passaram exclusivamente por provas objetivas (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo e Conhecimentos Básicos de Informática e de Direito Administrativo, Constitucional, Tributário e Previdenciário).


Assistente técnico-administrativo: programa do último concurso

Em qualquer concurso, a base do sucesso é o estudo antecipado. Por isso, para que os futuros candidatos a assistente técnico-administrativo possam ter uma boa preparação, FOLHA DIRIGIDA publica o programa do concurso realizado em 2009. Com base no conteúdo abaixo, planeje os estudos com calma e saia na frente.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão textual. 2. Ortografia. 3. Semântica. 4. Morfologia. 5. Sintaxe. 6. Pontuação.
RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO: 1. Estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação. 3. Diagramas lógicos. 4. Álgebra linear. 5. Probabilidades. 6. Combinações.
INFORMÁTICA BÁSICA: 1. Conceitos básicos. Hardware e Software. 2. Ferramentas básicas: Sistema Operacional Windows e Linux, BrOffice, Processador de Textos Word e Planilha Eletrônica Excel. 3. Conceitos de Internet: e-mail e navegadores. 4. Conceitos de Tecnologia da Informação: Sistemas de Informações, Conceitos básicos de Segurança da Informação e de Software Livre. 5. Redes de Computadores: Conceitos básicos.
DIREITO ADMINISTRATIVO E DIREITO CONSTITUCIONAL
Administrativo: 1. Lei nº. 8.112/90. 2.Teoria Geral do Ato Administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos e convalidação do ato administrativo. 3. Poderes da Administração. 4. Discricionariedade e Vinculação. 5. Processo Administrativo, Lei nº. 9.784/99. 6. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº. 1.171, de 22/06/94. 7. Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990: Capítulo I, Seção II - Dos crimes contra a Ordem Tributária praticados por Funcionários Públicos. 8. Lei nº8.429, de 02 de junho de 1992 - Dispõe sobre a Improbidade Administrativa. 9. Portaria SRF nº 782, de 20 de junho de 1997, artigos 23 a 30 - Da responsabilidade pelo Acesso Imotivado pelo Servidor aos Sistemas Informatizados da Secretaria da Receita Federal.
Constitucional: 10. Os poderes do Estado e as respectivas funções. 11. Normas Constitucionais. 12. Controle de Constitucionalidade de Atos Normativos. 13. Poder constituinte. 14. Princípios constitucionais. 15. Análise do princípio hierárquico das normas. 16. Princípios fundamentais da CF/88. 17. Direitos e garantias fundamentais. 18. Organização político-administrativa do Estado. 19. Administração Pública na CF/88. 20. Organização dos Poderes. O Poder Legislativo. O Poder Executivo e o Poder Judiciário.
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE DIREITO:
Tributário: 1. Tributo: conceito e classificação. 2.Limitações constitucionais do poder de tributar. 3. Tributos de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 4. Obrigação tributária principal e acessória. 5. Fato gerador da obrigação tributária. 6. Sujeição ativa e passiva. 7. Capacidade tributária. 8. Domicílio tributário. 9. Crédito tributário: conceito e constituição. 10. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento. 11. Hipóteses de alteração do lançamento.12. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 13. Extinção do crédito tributário e suas modalidades. 14.Exclusão do crédito tributário e suas modalidades. 15. Administração tributaria: fiscalização; dívida ativa; certidão negativa.
Previdenciário: 16. Seguridade social. 16.1. Conceituação. 16.2. Organização e princípios constitucionais. 17. Regime Geral de Previdência Social. 17.1. Segurados obrigatórios. 17.2. Conceito, características e abrangência: empregado, doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial. 17.3. Segurado facultativo: conceito, características. 17.4. Trabalhadores excluídos do Regime Geral.18. Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 19. Financiamento da seguridade social. 19.1.Receitas da União. 19.2. Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 19.3. Salário-de-contribuição. 19.3.1. Conceito. 19.3.2. Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 19.3.3. Proporcionalidade. 19.4. Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 19.4.1. Obrigações da empresa e demais contribuintes. 19.4.2. Prazo de recolhimento. 19.4.3.Recolhimento fora do prazo: juros, multa. 19.4.4. Obrigações acessórias. 20. Retenção e Responsabilidade solidária: conceitos, natureza jurídica e características. 21. Reembolso de pagamento. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.