Fazenda: Aproveitamento mínimo para assistente foi de 80% em 2009

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Em concursos como o de assistente técnico-administrativo do Ministério da Fazenda (de nível médio, com remuneração inicial de R$2.690,02, incluindo auxílio-alimentação de R$304), que será realizado neste segundo semestre, a disputa entre os candidatos costuma ser acirrada e a vitória (leia-se conquista da vaga) definida a cada ponto obtido.

No único concurso feito para o cargo, em 2009, a menor nota na prova objetiva (única etapa do concurso) para a classificação, dentro do número de vagas, foi 97 pontos de um total de 120, o equivalente a cerca de 80% do exame.

A nota de corte mínima se refere ao Estado de Roraima, onde a oferta foi de 87 vagas para ampla concorrência. O estado com maior nota de corte foi o Piauí, que contou com 21 vagas regulares: 107 pontos (quase 90% da prova).

A seleção deste ano será destinada à substituição de terceirizados irregulares. Com isso, a expectativa é que as 463 vagas que serão oferecidas sejam distribuídas pelas mesmas localidades onde atuam os trabalhadores que terão que dar lugar aos concursados.

No DF, foi preciso marcar 101 pontos
De acordo com o Ministério da Fazenda, há atualmente 356 terceirizados a serem substituídos na pasta. Destes, 283 estão em Brasília (DF). São 36 em São Paulo e 23 no Mato Grosso. Há ainda 5 no Pará, 3 em Alagoas, 2 no Amazonas, 2 em Pernambuco, 1 no Mato Grosso do Sul e 1 na Paraíba.

Nesses estados, a menor nota para conquistar uma vaga na seleção realizada foi 100 pontos (AM e MT). No DF, que deve concentrar a maior parte das novas vagas, foi preciso obter pelo menos 101 pontos para ser convocado de imediato.

Já no Rio de Janeiro, para onde ainda há expectativa de destinação de parte das vagas do concurso, em função da grande necessidade de pessoal, a menor nota de corte foi 104 (houve 214 vagas de ampla concorrência).

Entre os deficientes, a menor nota para classificação, dentro da oferta inicial, foi 77 (PI) e a maior 97 (AL). Na seleção, foram oferecidas 2 mil vagas, sendo 1.886 de ampla concorrência e 114 reservadas a deficientes. Mas, segundo o sindicato da categoria (Sindfazenda), ao longo dos dois anos de validade, quase 4 mil candidatos foram chamados.

Edital – O prazo para a publicação do edital do novo concurso vai até novembro, mas a divulgação deve acontecer muito antes, em função da necessidade do ministério substituir todos os terceirizados até o fim deste ano, conforme acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A seleção deve ser organizada pela Esaf.

No concurso de 2009, a prova objetiva versou sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo e Conhecimentos Básicos de Informática e de Direito Administrativo, Constitucional, Tributário e Previdenciário. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.