Aeronáutica: Controlador aéreo: veja dicas de Matemática

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Matemática é uma das disciplinas que constou no programa do último concurso de controlador de tráfego aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e deve ser mantida na seleção preparada pelo órgão, que terá oferta 135 vagas. A organizadora deverá ser anunciada este mês e o edital lançado até 18 dezembro, de acordo com o Ministério do Planejamento. Thiago Nunes, professor dos cursos Degrau Cultural e PLA Concursos, falou sobre como se deve estudar Matemática quando o objetivo é ser aprovado em um concurso público.

"Eu sempre digo aos meus alunos que a Matemática e o Raciocínio Lógico se aprendem resolvendo questões anteriores. Comece pela primeira, não olhe a resposta e tente fazer. Se você conseguir, parta para a segunda. Caso contrário, olhe a resolução e entenda. No dia seguinte, comece novamente. Com o tempo, o candidato irá desenvolver a capacidade de raciocinar. E, quando isso acontece, ele não esquece mais", disse.

No último concurso, que teve organização da Fundação Cesgranrio, dez questões foram de Matemática. Analisando o programa dessa seleção, que deve servir como base de estudos por enquanto, Nunes indicou os tópicos que considera mais complicados. "Trigonometria: Arcos e ângulos em graus e radianos; Relações de conversão; Funções trigonométricas; Identidades trigonométricas fundamentais; Fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arco. Os candidatos encontram grandes dificuldades nesses tópicos", opinou.

O docente alertou que é comum os candidatos não lerem com a devida atenção os enunciados das questões e isso acaba dificultando a resolução dos problemas. "Muitos dos alunos começam a ler a questão e, sem terminar de ler todo o enunciado, 'entendem' que já sabem o que o problema está pedindo e saem fazendo as contas. Mas, na verdade, não sabem verdadeiramente qual a pergunta do problema", frisou.

"Textos e questões maldosas fazem parte do concurso. Apesar de conter questões difíceis ou trabalhosas, o candidato bem preparado consegue responder grande parte. Se ao resolver um exercício você se deparar com contas imensas, números extremamente grandes, desconfie: o caminho que você está seguindo não é o correto ou deve existir um caminho mais fácil e menos trabalhoso para solucionar o exercício", concluiu.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.