Ancine: Professor dá dicas de Ética

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Comum aos cargos de técnico administrativo e técnico em regulação da Ancine, Ética é uma das mais importantes disciplinas em seleções para servidores. FOLHA DIRIGIDA entrevistou o autor dos livros "Teoria da Regulação", "Audiovisual e Cultura" e "Fundamentos da Atividade Cinematográfica e Audiovisual" (editora Elsevier/Campus), mestre em Economia e professor especialista em regulação da Ancine, Vinícius Portela, que fez uma análise detalhada. "Nesse caso específico, observamos como marco principal a cobrança inevitável de questões sobre o Código de Ética do Servidor (Decreto nº 1.171/1999). Esse decreto materializa, de certa forma, um princípio constitucional afeto à administração pública brasileira, qual seja a moralidade administrativa, que nos remete ao princípio de legalidade (outro tópico de extrema importância)", destacou.

Segundo o professor, outro marco que trata de matérias relacionadas à disciplina é a Lei nº 8.112/1990, especialmente no que tange aos conteúdos relativos ao regime disciplinar; processo administrativo disciplinar; direitos, deveres e proibições dos servidores públicos federais, além da acumulação de cargos públicos, matéria também regulamentada pela Constituição Federal – capítulo da administração pública – artigos 37 a 41. "Essa disciplina, na prova do Cespe/UnB, costuma cair de diversas formas. Observa-se uma maior obediência à literalidade dos dispositivos legais. Ou seja, o avaliador busca verificar se o candidato estudou e conseguiu obter a compreensão da matéria descrita. De qualquer forma, é muito importante que o candidato se prepare com muito afinco para esta matéria em especial", orientou.

Além disso, o estudo da administração pública no âmbito constitucional (dispositivos previstos nos artigos 37 a 41 da Constituição) aparece também como fundamental para que se possa entender e enquadrar os dispositivos relativos à ética pública dentro de postulados maiores como o da proporcionalidade e da razoabilidade. "O estudo da ética é fundamental porque materializa um princípio constitucional e aponta para a necessidade do servidor público obedecer a legalidade, e que seja ético e probo em suas diversas condutas dentro da administração pública de uma forma geral", finalizou. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.