Banco do Brasil: Escriturário terá concurso este ano. R$2.470 para 2º grau

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Quem possui o nível médio possui uma boa oportunidade no concurso para escriturário do Banco do Brasil (BB). A remuneração é de R$2.470,08, sendo R$1.408 de salário, R$352 de gratificação semestral (25% paga mensalmente), R$399,30 de auxílio-alimentação e R$311,08 de cesta-alimentação, para carga de trabalho é de 30 horas semanais. A seleção será destinada à formação de cadastro de reserva e abrangerá 15 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Mato Grosso e Santa Catarina.    A abertura do próximo concurso não invalidará os que estão em andamento (realizados em 2011). Os aprovados na seleção anterior serão convocados até o último dia de vigência e somente quando a validade terminar é que o banco irá começar a chamar os novos habilitados. Os prazos de validade vão até 4 de março (Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná) e 24 de abril (Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe). Nos concursos anteriores, os concorrentes fizeram prova objetiva, com questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática e Raciocínio Lógico) e de Conhecimentos Específicos (Informática, Atendimentos e Conhecimentos Bancários). O BB ainda oferece benefícios como ascensão profissional, participação nos lucros, plano de saúde extensivo aos dependentes, auxílio-creche e auxílio para portadores de deficiência. As contratações são feiras sob regime celetista. Veja programa do último concurso Observação: Considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação do Edital de Abertura das Inscrições. Conhecimentos Básicos Português: Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significação das palavras. Redação de correspondências oficiais. Atualidades: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas. Matemática e Raciocínio Lógico: Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. Sistema legal de medidas. Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. Equações e inequações de 1.º e 2.º graus; sistemas lineares. Funções; gráficos. Sequências numéricas. Funções exponenciais e logarítmicas. Noções de probabilidade e estatística. Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Taxas de retorno. Lógica sentencial e de primeira ordem. Enumeração por recurso. Contagem: princípio aditivo e multiplicativo. Arranjo. Permutação. Combinação simples e com repetição. Conhecimentos Específicos Informática: Conceitos de informática, hardware e software. Sistemas operacionais Windows e Linux. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Editor de Apresentações (PowerPoint e BrOffice.org Impress). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web. Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. Conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Conceitos de educação a distância. Conceitos de acesso a distância a computadores. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. Conhecimentos Bancários: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária; BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; Bancos Múltiplos; Bancos de Câmbio; Companhias Hipotecárias; Agências de Fomento; CCB – Cédula de Crédito Bancário; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP); sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo. Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar: Conselho Nacional de Seguros Privados; Superintendência de Seguros Privados; Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC; Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC; Resseguradores; sociedades seguradoras; sociedades de capitalização; entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada; corretoras de seguros; sociedades administradoras de segurosaúde. Sociedades de fomento mercantil (factoring); sociedades administradoras de cartões de crédito. Produtos e serviços financeiros: depósitos à vista; depósitos a prazo (CDB e RDB); letras de câmbio; cobrança e pagamento de títulos e carnês; transferências automáticas de fundos; commercial papers; arrecadação de tributos e tarifas públicas; home/office banking, remote banking, banco virtual, dinheiro de plástico; conceitos de corporate finance; Fundos de Investimento; hot money; contas garantidas; crédito rotativo; descontos de títulos; financiamento de capital de giro; vendor finance/compror finance; leasing (tipos, funcionamento, bens); financiamento de capital fixo; crédito direto ao consumidor; crédito rural; cadernetas de poupança; financiamento à importação e à exportação – repasses de recursos do BNDES; cartões de crédito; títulos de capitalização; planos de aposentadoria e pensão privados; planos de seguros. Mercado de capitais: ações – características e direitos; debêntures; diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas; operações de underwriting; funcionamento do mercado à vista de ações; mercado de balcão; operações com ouro. Mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio – características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX. Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta- Circular Bacen 2.826/98. Autorregulação Bancária. Habilidades no Atendimento: Legislação: Lei n.º 8.078/90; Código de Defesa do Consumidor; Resolução CMN n.º 3.694; Lei nº 10.048/00; Lei nº 10.098/00; Decreto nº 5.296/04. Marketing em empresas de serviços. Satisfação, valor e retenção de clientes. Como lidar com a concorrência. Propaganda e promoção. Venda. Telemarketing. Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico. Decreto Lei nº 6523 - Regulamenta a Lei nº 8078, de 11 de setembro de 1990, para fixar normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC. Resolução CMN nº 3849 de 25/03/10 - Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Diretor do banco afirma que edital sairá este ano O Banco do Brasil (BB) intensifica os preparativos do próximo concurso, cujo edital está previsto para sair ainda este ano. Como o diretor de gestão de pessoas do banco, Carlos Netto, confirmou que as provas serão aplicadas entre o fim deste ano e o início de 2013, é provável que o documento saia entre os meses de outubro e dezembro. “Nós já iniciamos os processos para definirmos a organizadora. Quanto às provas não posso precisar se vão ser no final deste ano ou no início do ano que vem”, informou.   Dentre as novidades no modelo de prova, a principal delas é a inclusão de redação. De acordo com Netto, esse exame vai identificar nos candidatos habilidades fundamentais para o trabalho no banco. “A pessoa possa mostrar que sabe estruturar o raciocínio, que tem condição de escrever um bom texto, que tem clareza na construção das ideias e na parte ortográfica”, explicou. Além disso, o diretor destacou o plano de carreiras como o diferencial do BB. “A construção de um plano de carreiras é uma via de mão dupla. O nosso objetivo é ampliar as ferramentas para os profissionais construírem uma carreira.” FOLHA DIRIGIDA - Como estão os preparativos do concurso? O banco já está estudando qual será a organizadora? Carlos Netto - Nós já iniciamos os processos para definirmos a organizadora, mas não há um prazo para isso terminar. O fato é que o edital sairá ainda no segundo semestre. Com o edital saindo ainda este ano, as provas serão aplicadas em que mês? Não posso precisar se vai ser no final deste ano ou no início do ano que vem. Assim como nos concursos anteriores, haverá limitação de quantos aprovados ficarão no cadastro de reserva? Qual o limite e quais são os critérios para definir esse número? Sim, vai haver limite no cadastro, mas ainda não sabemos o quantitativo. Os critérios para definir esse limite são em função da nossa dinâmica, de rotatividade e até o tempo de vigência do concurso. Então, isso vai de acordo com o movimentos de aposentadorias de funcionários, de necessidade de ingresso.  Em relação aos concursos anteriores, qual serão as principais novidades? A redação é uma novidade, assim como disciplinas que nós não pedimos antes. A nova seleção traz a disciplina de técnicas de vendas, peso maior para Raciocínio Lógico e uma parte de cultura organizacional do banco. Por que o banco decidiu incluir uma prova de redação? O objetivo não é dificultar o nível das provas. O que a redação traz é que a pessoa possa mostrar que sabe estruturar o raciocínio, que tem condição de escrever um bom texto, que tem clareza na construção das ideias e na parte ortográfica. Isso porque nós somos uma empresa de serviços, então é fundamental que utilize bem a parte ortográfica principalmente. Então é mais para essa linha, de estruturação de raciocínio, de clareza na construção do pensamento, da parte de domínio da língua. O objetivo é trabalhar essas habilidades nos candidatos. Qual o motivo da mudança do modelo de prova? O mercado está mudando, e as empresas mudam por questões internas e estratégicas, como também no diálogo com as tendências e as mudanças que observamos no mercado. O Banco do Brasil, por exemplo, investiu muito nos últimos anos na parte de novas tecnologias; na ampliação e especialização do seu portfólio de produtos; no processo de internacionalização, aumentando a nossa atuação no exterior; e em estratégias voltadas para a potencialização do processo de segmentação de clientes, já que hoje o banco atua em várias frentes, desde de micro e pequenas empresas a atacado. Então, por conta dessas mudanças que nós fizemos internamente e que vemos no mercado, é natural que tenhamos, ao longo do tempo, mudanças no processo de seleção, em relação aos conteúdos requeridos etc. E um aspecto importante é o que chamamos de modelo inteligente, ou seja, dentro daqueles aprovados, quais as principais questões que eles tiveram dificuldade, quais são os temas e os aspectos que vão demandar da nossa parte um maior cuidado na formação dos profissionais que tomarem posse ou quando ingressarem no banco. É um modelo muito bem articulado.  As mudanças na prova mostram que o Banco do Brasil quer conhecer o perfil de seus funcionários? Hoje nós precisamos desenvolver o profissional que chega, mais para informação nossa. Precisamos trazer alguns dados importantes sobre experiências anteriores, da própria formação, que era algo que a gente fazia depois que a pessoa chegava, e agora vamos fazer isso já no processo de inscrição, para entender qual o perfil de quem deseja trabalhar no Banco do Brasil. No último concurso nós tivemos cerca de 700 mil inscritos, um número expressivo, e queremos saber o perfil de quem busca ingressar no Banco do Brasil. Mesmo com as mudanças na prova, o senhor pode dizer que os candidatos podem tomar como base de estudo o edital do último concurso, realizado em 2011? Eu não gostaria de dar nenhum conselho agora, porque mudanças acontecerão. Sugiro que as pessoas leiam o edital, quando sair, com muita atenção. Outra questão importante é a pessoa saber o que a motiva a participar do concurso, sem pensar que é apenas mais um concurso que o candidato está fazendo, pensar se é isso que ele quer para a vida e para a carreira. É um banco muito importante para o país e para ascensão no cenário mundial, é uma empresa que faz uma diferença enorme no passado, no presente e no futuro do país. Esse é o princípio que deve nortear esse processo de escolha. Ao ingressar no banco, o escriturário passa por um tipo de treinamento? De quanto tempo? O BB tem um modelo de capacitação, que é um diferencial no mercado. Quando o profissional chega, ele tem duas semanas em treinamento, depois ele vai para o seu local de trabalho e, seis meses depois, volta para mais uma sessão de treinamentos.  Como funciona a ascensão profissional dentro do Banco do Brasil? Há um plano de cargos bem estruturado? Esse é um aspecto que eu considero importante na gestão de pessoas. No processo de seleção, nós recebemos pessoas que trabalharam em outros bancos, e, com esses profissionais, fazemos um análise para buscar entender o seguinte: a experiência profissional que eles tiveram nessas empresas e a experiência aqui dentro. E então, através da experiência deles, buscamos ver o que tinha de bom nas outras empresas e que podemos desenvolver melhor no Banco do Brasil, e o que tem aqui de diferencial que a pessoa não viu em outras empresas. O que costumam falar como diferencial do Banco do Brasil é o processo de encarreiramento. Por exemplo, temos um sistema que chamamos de Talentos e Oportunidades (TAO), então em todo o processo de concorrência interno, a pessoa se inscreve nas vagas disponíveis, mesmo para aquelas que estão ocupadas há possibilidade de registrar o interesse em ocupá-la. Esse sistema é formado por pontuação, que conta avaliação de desempenho, graduação, idioma, entre outras habilidades. E no sistema, há a possibilidade de construir um projeto de carreira e saber em que ponto ele se aproxima ou se distancia da função que o profissional deseja. A nomeação ocorre para os 20 primeiros colocados para aquela função. Então é um sistema claro e mostra para o profissional o que ele precisa desenvolver para se aproximar da função que ele deseja. O processo de encarreiramento é muito dinâmico, por conta do crescimento e da expansão da atuação do banco, tanto que no primeiro semestre, nós tivemos 8.325 pessoas que ascenderam profissionalmente, com um aumento salarial médio de 51,5%. E nós tivemos também 5.900 escriturários que passaram para caixa executivo. Ainda oferecemos, em um semestre, 1.400 bolsas de graduação, mil bolsas de pós-graduação, além de 800 bolsas de idiomas. Aqui nós criamos um processo de formação e estimulamos que o profissional planeje um plano de carreira. Nós mostramos as ferramentas que a pessoa tem para construir esse projeto, porque quando a gente constrói um plano de carreiras junto com a pessoa, há a possibilidade de construir uma relação mais saudável da empresa com o profissional. A construção de um plano de carreiras é uma via de mão dupla. O nosso objetivo é ampliar as ferramentas para os profissionais construírem uma carreira. Então, podemos perceber que o Banco do Brasil investe bastante no processo de capacitação e nós precisamos aperfeiçoar esse processo de capacitação interno à luz daquilo que nós percebemos na seleção externa.  Qual mensagem o senhor pode deixar para aqueles que desejam participar do próximo concurso? Quem quer se inscrever no concurso do banco, eu desejo sucesso e que procure compreender as necessidades do Banco do Brasil, que é uma empresa na área de serviços, ou seja, é importante a pessoa ver que não é um concurso qualquer, é para uma empresa com história, com desafios e um papel fundamental para o Brasil. Outros estados (Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina) terão o prazo de validade até setembro do ano que vem. Nesse caso, o edital sairá até agosto? A gente não vai esperar o concurso vencer e ficar sem cadastro de reserva. Então, o edital do outro concurso vai sair antes do concurso passar da validade Fonte : Folha Dirigida



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