INSS: Anúncio do governo acena para novo concurso de analista

sábado, 1 de setembro de 2012

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que há previsão orçamentária para em 2013 ser realizado um novo concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em que seriam contratados 2.300 profissionais. Sem mais detalhes, a informação foi dada em entrevista coletiva, na tarde da última quinta-feira, dia 30, por ocasião da apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual do próximo ano. Como o INSS tem em validade até abril de 2013 concurso de técnico e perito médico, que ainda poderá ser prorrogado por mais um ano, existe a possibilidade de que a próxima seleção seja para analista do seguro social, cargo de nível superior, com vencimentos de R$5.842.

Mauro Luciano Hauschild, presidente do instituto, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, já disse que pretendia fazer um concurso para a função em 2012. A intenção era a de oferecer 2 mil vagas. O INSS não informou se o concurso mencionado pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, será mesmo o de analista. A Assessoria de Imprensa do instituto se limitou a alegar que "anúncios feitos pela ministra deverão ser tratados com a assessora da mesma." O Planejamento ainda não esclareceu a dúvida.

Novos concursos - Quem almeja ser servidor do INSS poderá ter boas oportunidades nos próximos anos. O INSS tem empreendido um reforço para recompor a força de trabalho. No momento, o Planejamento já analisa a recomposição do quadro permanente de pessoal do instituto no período de 2012 a 2015. Atualmente, o INSS possui 16.314 cargos vagos, sendo 12.073 na carreira de técnico do seguro social; 3.060 na de analista do seguro social e de 1.181 na de perito médico previdenciário.

O pedido foi feito porque já é preciso olha para o futuro. A autarquia não quer cometer o mesmo equívoco do passado de ficar sem realizar concursos públicos por décadas, o que acabou por desmantelar a sua estrutura. O INSS, além de extinguir os cargos vagos, deve seriamente lutar para ampliar o números de servidores a serviço da população. No Censo de 2010, o Brasil contabilizou 18 milhões de cidadãos acima dos 60 anos de idade, o que já representa 12% da população. Dez anos antes, o número de idosos era de 14,5 milhões (8% dos brasileiros).

Pela primeira vez na histórica recente do país, a maior parcela da população é predominantemente adulta e em idade ativa - um em cada cinco brasileiros tem entre 20 e 29 anos de idade. Contudo, esse quadro em duas décadas será alterado, devido ao envelhecimento dos jovens da atualidade e ao aumento da expectativa de vida, que hoje já é de 73 anos. Estima-se que nos próximos 30 anos o Brasil terá 30 milhões de idosos, que dependerão dos serviços previdenciários.

Mais aprovados poderão tomar posse - O INSS também já solicitou ao Planejamento a posse de 50% a mais de aprovados do seu último concurso. Com isso, mais 750 técnicos e 188 peritos poderiam ser nomeados, conforme determina o Decreto nº 6.944/2009. Das 1.875 vagas oferecidas nessa seleção, já foram preenchidas as 1.500 de técnico e 250 de perito. Nessa última função, o INSS prevê a convocação dos últimos 100 aprovados em outubro. Recentemente, a comissão dos excedentes do concurso tinha reunião agendada com o secretário-executivo da Previdência Social, Carlos Gabas, que acabou não sendo realizada. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.