Mapa: Governo negligencia concurso para fiscais, que é urgente

sábado, 1 de setembro de 2012

Ninguém contesta que não é adequado negligenciar a fiscalização de um determinado setor, sobretudo, quando o mesmo é estratégico para a economia do país. A obviedade do argumento parece não ter chegado ao governo da presidente Dilma Rousseff. Em 2011, ano em que o Brasil se tornou a sexta maior economia do mundo, a atividade econômica que mais se destacou foi a agropecuária. No acumulado do ano, a taxa de expansão verificada foi de 3,9% e, na comparação do quarto trimestre de 2011 com o mesmo período de 2010, o crescimento registrado chegou a 8,4%. Apesar desse quadro, o Ministério do Planejamento ainda não tem previsão de autorizar o concurso para fiscal agropecuário federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Não temos notícia sobre concurso para este ano. Batalhamos para a realização de concursos periódicos para fiscais federais agropecuários. Mas, nos últimos 10 anos, aumentou em 340% o valor das exportações. Nos últimos três concursos (2001, 2004 e 2006), tivemos uma reposição de 1.500 fiscais, pouco para atender à crescente demanda. Para se ter uma ideia, a previsão é que a produção de carnes bovina, suína e de frango devem ter um aumento de 11 milhões de toneladas nos próximos dez anos. Precisamos de gente”, alegou o presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Wilson Roberto de Sá.

Tramita no Planejamento pedido para a contratação de 962 fiscais agropecuários, sendo 794 com formação em Medicina Veterinária; 44, em Agronomia; 41, em Farmácia; 91, em Química; e duas, em Zootecnia. Os vencimentos iniciais são de R$9.986,59. O dirigente defende o aumento de 47% no efetivo atual de fiscais para acompanhar o ritmo do setor. “O Brasil conta com pouco mais de 3.200 fiscais federais agropecuários. É necessária a contratação imediata de, no mínimo, mais 1.500 fiscais para atender às necessidades do país. Mas o número ideal seria de mais 6.700 profissionais.”

Os fiscais agropecuários atuam todas as etapas de produção dos alimentos, fiscalizando portos, aeroportos, fronteiras, aduanas, frigoríficos e indústrias de alimentos e bebidas, entre outras atribuições. Além da carência de pessoal, o sindicalista utiliza como argumento para justificar a realização do concurso o elevado número de aposentadorias previstas para os próximos anos. “Cinquenta e oito por cento dos fiscais estão acima dos 50 anos. Daí a necessidade de aumentar a mão de obra”, informou. Pelo menos, o Ministério da Agricultura tem mostrado boa vontade. O secretário-executivo da pasta, José Carlos Vaz, em 15 de agosto, assinou ofício se comprometendo em viabilizar a realização de concursos com vista à admissão de 1.500 fiscais federais agropecuários, parcelada em três anos consecutivos, e as outras reivindicações que levaram a categoria entrar em greve. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.