TRE-RJ: Confira gabarito extraoficial da prova de técnico deste domingo, dia 26

domingo, 26 de agosto de 2012

Para amenizar a ansiedade dos candidatos a técnico judiciário do concurso para o Tribunal Eleitoral Regional do Rio de Janeiro (TRE-RJ), FOLHA DIRIGIDA reuniu em sua redação professores da Degrau Cultural para elaborar um gabarito extraoficial da prova aplicada neste domingo, dia 26. Na próxima terça, dia 28, será divulgado o gabarito oficial preliminar de todos os cargos, incluindo o de analista judiciário. Logo que disponível, ele estará disponível na FOLHA DIRIGIDA Online. O resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório da discursiva serão divulgados na data provável de 25 de setembro de 2012.

Confira a seguir os gabaritos extra-oficiais O modelo da prova referente às respostas elaboradas pelos professores está publicado nos anexos desta matéria, logo abaixo:

Português (professores Rodrigo Câmara e Alexandre Henrique Monteiro)
1. ERRADA; A expressão ‘desse trabalho’ refere-se a novas pesquisas.
2. CERTA; O termo ‘o’ empregado diante do pronome relativo ‘que’ é um pronome demonstrativo e poderia ser, sem prejuízo para correção gramatical, substituído por aquilo”.
3. CERTA;
4. ERRADA; O termo ‘se’ é uma partícula apassivadora e, não, um pronome reflexivo”.
5. CERTA; Considerado o contexto, a palavra ‘pesquisa’ sofre uma omissão para que se evite a repetição; realizando, assim, uma elipse representada pela expressão ‘a mais recente’.
6. ERRADA; O verbo ‘mostrou’ está no singular porque concorda com o termo ‘a mais recente’”.
7. CERTA; Contextualmente o termo ‘inaptos’...
8. CERTA; Para destacar segmentos que já possuem vírgula em seu interior, utilizou-se o ponto e vírgula.
9. CERTA; A crase se justifica pela fusão da preposição ‘a’ mais o artigo feminino ‘as’ flexionado no plural.
10. ERRADA; Troca da estrutura de voz passiva analítica(são considerados) pela estrutura de voz passiva sintética( consideram-se).
11. CERTA; No texto não houve desvio gramatical.
12. ERRADA; Observa-se um erro de concisão no início do texto com o emprego da expressão viemos informar (informa-se); há também erro de concordância no emprego do verbo na locução verbal haviam pedido( havia pedido).
13. ERRADA; O tratamento deverá sempre ser formal. Quando não há formalidade, quebra-se o princípio de padronização e formalidade.
14. ERRADA; O memorando é um documento eminentemente interno.
15. CERTA; Segundo o manual da redação da presidência da república: Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:
– nome do órgão ou setor;
– endereço postal;
– telefone e endereço de correio eletrônico.
16. CERTA; Cumpre todos o princípios e características da redação oficial.
17. CERTA; Segundo o manual de redação da presidência da república: ‘Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
Exemplos:
- Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos.’
18. ERRADA; Segundo o manual de redação da presidência da república, o fecho deve ser ‘atenciosamente’, pois o remetente e destinatário pertencem ao mesmo grau hierárquico, já que é expedido para e por Ministros de Estado.

Atualidades (professores Anderson Dionisio Marques, Fernando Bezerra Müller Lopes e Francisco Carlos Marques)
19. ERRADA; Os problemas técnicos no setor de telefonia e reiteradas reclamações dos usuários a ANATEL determinou a suspensão da comercialização de todos os produtos oferecidos pelas operadoras.
20. CERTA; A decisão da ANATEL é a condicionada a necessidade de apresentação de um plano de melhoria dos serviços prestados pelas operadoras.
21. ERRADA; A punição estabelecida pela ANATEL foi para algumas operadoras e em alguns estados brasileiros.
22. CERTA; Embora boa parte da comunidade internacional condene o regime ditatorial sírio de Bashar Assad a Rússia por ter fortes relações comerciais incluindo a venda de armas mantém um apoio ao governo do país.
23. ERRADA; A crise na Síria tem motivações políticas associada ao processo de Primavera Árabe onde grande parte da população condena o regime totalitário de Bashar Al Assad.
24. ERRADA; A Síria é uma república presidencialista em um governo militar não seguindo a sharia e a revolta popular é motivada pela maioria sunita. O governo Bashar Al Assad é que pertence a uma minoria, no caso, alauíta.
25. CERTA; A base da ideologia síria é o pan arabismo com forte oposição ao governo de Israel onde o partido Baath governa há décadas.

Arquivologia (professores Anderson Dionisio Marques e Francisco Carlos Marques)
26. CERTA; Documento de arquivo contém gêneros diversos devido a vários suportes mesmo o mais conhecido sendo papel não é o único.
27. ERRADA; Por se tratarem de funções e características distintas o tratamento aos gêneros documentais devem ser proporcionais a essas funções e características não sendo o único para todos.
28. CERTA; O conjunto de documentos tem aplicação do método descritivo.
29. ERRADA; TRE / RJ corresponde a arquivos estaduais e não federais;
30. CERTA; Destruir documentos de valor permanente constitui um crime e o mesmo estará sujeita a penalidades dos órgãos responsáveis.
31. ERRADA; Documento de arquivo são produzidos com caráter probatório (todo documento surge com valor primário).
32. ERRADA; A anotação do código não deve ser feita no próprio documento.
33. ERRADA; Corresponde as regras de alfabetação e não do tipo unitermo.
34. CERTA; A tabela de temporalidade dos documentos é um instrumento que determina os prazos de guarda do documento na idade corrente, intermediário e a destinação final.
35. ERRADA; As principais fases de um programa de gestão de documentos corresponde a produção, utilização e destinação.
36. CERTA; O setor de protocolo corresponde ao setor de recebimento, registro, classificação e distribuição dos documentos.
37. ERRADA; Recebimento, tramite, utilização e destinação e não difusão, avaliação e descrição para as rotinas de recebimento de um documento no setor de protocolo.
38. CERTA; O amarelamento do papel é um sinal de deteriorização das suas fibras resultado de agentes fisicos, quimicos ou biologicos.
39. CERTA; Cada suporte apresenta resistência de forma diferenciadas em relação ao ambiente quanto a temperatura, niveis de luminosidade e umidade.
40. CERTA; A presença de elementos metálicos junto ao documento pode provocar reações químicas que o degradam.

Informática (professores Eduardo da Hora, Paulo Lima e Moises Romano)
41. CERTA; ReadyBoost cujo nome técnico é Extended Cache é o nome de uma tecnologia de cache de disco incluída nos sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7 da Microsoft. Ela faz com que computadores que estejam rodando o sistema utilize a memória flash de dispositivos como pendrives, cartões de memória (Secure Digital Card, Compact Flash e etc.), entre outros, de forma a melhorar a performance geral do computador.
42. CERTA; O comando ifconfig é utilizado para atribuir um endereço a uma interface de rede ou configurar parâmetros de interface de rede.
43. ERRADA; É possível usar caracteres curinga para procurar textos. Por exemplo, é possível usar o caractere curinga asterisco (*) para procurar uma sequencia de caracteres (por exemplo, "t*o" localiza "tristonho" e "término").
Você pode usar parênteses para agrupar os caracteres curinga e o texto e para indicar a ordem de avaliação. Por exemplo, digite <(pre)*(ado)> para localizar "premeditado" e "prejudicado".
O início de uma palavra <<(org) localiza organizar e organização, mas não localiza desorganizado. O final de uma palavra >(do)> localiza medo e cedo, mas não localiza domínio.
OBS: Passível de anulação, pois no enunciado a banca cometeu um erro informando “office 2012” enquanto no EDITAL era office 2010.
44. ERRADA; Para que a sua apresentação contenha dois ou mais estilos ou temas diferentes (como planos de fundo, cores, fontes e efeitos), você precisa inserir um slide mestre para cada tema.
45. ERRADA; O Thunderbird permite salvar suas pesquisas como pastas em suas contas de email, mas na questão da prova ele coloca a realização de pesquisa na web e após a banca coloca, presentes no conteúdo de e-mail, nesse caso finaliza a questão de forma incorreta.
46. CERTA; Firefox Sync, originalmente marcado Mozilla Weave, permite aos usuários sincronizar parcialmente bookmarks , histórico de navegação, preferências, senhas, formulários preenchidos, add-ons e os últimos 25 abas abertas em vários computadores.
Ele mantém os dados do usuário em servidores da Mozilla, mas os dados são criptografados de tal forma que nenhum terceiro, nem mesmo Mozilla, pode acessar as informações do usuário.
47. CERTA; Os usuários do Windows Internet Explorer 9 e do Windows Internet Explorer 10 podem fixar qualquer site na barra de tarefas do Windows 7 exatamente como fixam aplicativos. Quando está fixado, um site pode ser aberto de maneira rápida e prática. Mas, um site fixo é muito mais do que um simples atalho. Com um mínimo de esforço, os desenvolvedores podem acessar recursos da barra de tarefas do Windows 7 em seus sites—recursos esses que podem aumentar muito a usabilidade do usuário para navegar, controlar e interagir com os sites visitados.
Essa introdução descreve os recursos da barra de tarefas do Windows 7 que os sites fixos podem implementar, mostra em que uma janela de site fixo é diferente de uma instância normal do Internet Explorer 9, além de explicar por que, como desenvolvedor de sites, convém adicionar recursos do site fixo aos sites criados.
48. CERTA; Quando o ícone aparece ao lado direito da barra de endereço, ao usuário clicar nele vai ter as opções de aceita ou não os pop-up
49. CERTA; Tal questão é meio esquisita, pois tem software antivírus que detectam e outros não.
50. CERTA; A organizadora aborda especificamente, entendido que de forma “especificamente” pode-se utilizar o personal firewall e outros firewall também. Questão parecida com a anterior, pois existem politicas de segurança, um antivírus atualizado, anti-spywares e um firewall.

Direito Constitucional (professores Cleverson Campista e Marcos Barbosa)
51. CERTA; Doutrina
52. CERTA; ART. 6º CF/88
53. ERRADA; ART. 20, III CF/88
54. ERRADA; ART. 37 CF/88
55. EERRADA; ART. 45 C/C ART. 46 CF/88
56. ERRADA; ART. 84, b, VI c/c Par.Único CF/88
57. CERTA; ART. 92, Par. 1º e 2º CF/88
58. ERRADA; ART. 95, III CF/88
59. CERTA; ART. 103 – B Par. 1º CF/88
60. ERRADA; ART. 128, I, d c/c ART. 93, VIII CF/88

Direito Administrativo (Lara Brainer, Renata Jorge e Paulo Damasceno)
61. CERTA; Classificação corretamente apresentada. Conforme a doutrina, quanto à função, os órgãos públicos podem ser classificados em ativos, consultivos e de controle.
62. ERRADA; No caso apresentado, o fenômeno correto seria o da desconcentração administrativa.
63. ERRADA; Em respeito ao princípio da autotutela, previsto no art. 53 da Lei 9.787/99, a nulidade pode ser declarada de ofício pela Administração Pública.
64. ERRADA; O Poder Judiciário até pode revogar seus próprios atos, porém da forma apresentada pela questão, entende-se que o mesmo foi citado na prática de seus atos típicos e, neste sentido, somente pode declarar a nulidade dos atos e não revogá-los. Para que o mesmo pudesse praticar a revogação, deveria estar no desempenho de suas funções atípicas.
65. ERRADA; São três planos no ciclo de formação dos atos, quais sejam, existência, validade e eficácia, assim, a validade encontra-se no segundo passo do ciclo de formação.
66. ERRADA; Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade representam limites ao exercício desse poder, exigindo o cumprimento da finalidade legal, em vista da qual foi instituído.
67. ERRADA; Cargo público é o núcleo de atribuição, criado por lei, que deverá ser preenchido por servidor público, legalmente, nele investido.
68. ERRADA; O poder de polícia não deriva do poder hierárquico, quem deriva deste é o poder disciplinar; aquele deriva do poder de império. A fiscalização por parte do superior decorre do poder hierárquico e não do poder de polícia.
69. ERRADA; A Administração Pública é passível dos controles interno e externo. O controle interno realmente é realizado pela Administração. O controle externo é realizado pela Administração, por órgãos diversos do controlado, mas não alheios à administração pública. Com raras exceções, são realizados controles por pessoas externas à administração, como no caso do controle exercido pela sociedade civil.
70. CERTA; De acordo com o art. 22, § 4º da Lei nº 8.666/93, concurso realmente é uma das modalidades de licitação.

Direito Eleitoral (professores Glauce Bonzoumet e Washington Leite)
71. CERTA; ART. 29 da Resolução 21.538/03
72. ERRADA; ART.58 Parágrafo 2º da Resolução 21.538/03
73. ERRADA; ART.18 Parágrafo 5º da Resolução 21.538/03
74. CERTA; ART. 4º Lei 9504/97
75. CERTA; ART. 6º Parágrafo 1º – A Lei 9504/97
76. CERTA; ART. 20 Parágrafo único, Lei 9096/95
77. ERRADA; ART 59 Lei 9504/97
78. ERRADA; ART 37 Cód. Eleitoral de 1965
79. ERRADA; ART 40 Parágrafo Único do Cod. Eleitoral
80. CERTA; ART.36 Parágrafo 1º Cod. Eleitoral
81. ERRADA; ART. 119 Parágrafo Único da CF/88
82. CERTA; ART. 40, I Cod. Eleitoral 1965
83. CERTA; ART 75, Cod. Eleitoral 1965
84. ERRADA; ART 81 Cod. Eleitoral 1965
85. ERRADA; ART 71, parágrafo 1º Cod. Eleitoral 1965
86. CERTA; Art.71 Cód. Eleitoral 1965

Administração Pública (Professor Judmar Gomes)
87. CERTA; A estrutura funcional é a mais adequada porque facilita a gestão de uma maior quantidade de itens.
88. ERRADA; A formatura faz parte da cultura, contudo é considerada um "rito", "ritual", e não um símbolo.
89. CERTA; Foi o primeiro plano com ênfase na gestão coordenada entre os governos municipais, estaduais e federal.
90. ERRADA; O BNDES e a Petrobras foram criadas no governo Getúlio Vargas.
91. ERRADA; Não foi uma ação típica pois não era uma ação comum do governo e era voltado para o controle das atividades dos servidores públicos.
92. ERRADA; É exatamente o contrário, pois ela é baseada na instituição de regras.
93. CERTA; É o princípio da isonomia - tratar de forma desigual, pessoas desiguais.
94. ERRADA; A organização pública somente pode realizar o que é previsto em lei.
95. CERTA; A análise SWOT analisa os pontos forte e fracos (INTERNOS), as oportunidades e ameaças (EXTERNOS).
96. ERRADA; É o contrário: MEGP - utiliza o critério cliente e FNQ - utiliza o critério cidadão.
97. CERTA; "COMO", representa a forma como algo será feitto , ou seja, as práticas de gestão.
98. CERTA; O paradigma do cliente traz para a administração pública o tratamento do cliente dado pelas empresas privadas - isso é uma tendência na administração pública.

Gestão de Materiais e Pessoas (professores Francisco Carlos Marques, Gelton Campos e Judimar Gomes)
99. CERTA; O ato de aceitação é realizado na hora do recebimento do material através da nota fiscal.
100. ERRADA; A recontagem do material favorece a valorização do mesmo no almoxarifado.
101. ERRADA; Os materiais processados ao longo do sistema produtivo são semi-acabados e produtos acabados.
102. ERRADA; O que se obtém é a quantidade de itens por classe em percentual e o valor acumulado de retorno financeiro.
103. CERTA; O sistema de duas gavetas é realmente um método simplificado do sistema de reposição de periódicos.
104. ERRADA; Quando o material atinge o ponto de pedido, deve-se emitir imediatamente um novo pedido de compra, e não a emissão da ordem de emissão de fornecimento (emitido pelo almoxarifado).
105. CERTA; O convite abrange a compra de materiais até o valor máximo de 80 mil reais (lei 8883/94).
106. CERTA; A descentralização de compras obriga cada setor a ter cada unidade ou filial de compras.
107. CERTA; Os centros de distribuição são os almoxarifados das organizações que centralizam as respectivas distribuições dos materiais solicitados pelos clientes internos ou externos.
108. CERTA; Com base na informação na questão de 30 mil caixas conclui-se que esse valor dividido por 50 caixas dará origem a montagem de 600 pallets. Sabendo-se que cada posição comporta 2 pallets basta dividir 600 por 300.
109. ERRADA; Tem que haver o endereçamento de cada item.
110. CERTA; Todas as vezes que se utiliza mais de uma modalidade de transporte, afirmamos que há um sistema intermodal.

Lei 8.112 (Lara Brainer, Renata Jorge e Paulo Damasceno)
111. CERTA; Conforme art. 48 da Lei nº 8.112/90.
112. ERRADA; Remoção não é forma de provimento de cargo público, nos termos do art. 8º da Lei nº 8.112/90.
113. CERTA; Conforme art. 92 da Lei nº 8.112/90, no entanto, ressaltamos que há posicionamento jurisprudencial pela inconstitucionalidade do mandato classista.
114. CERTA; Conforme art. 86, §2º da Lei nº 8.112/90.
115. ERRADA; Aqueles que trabalham em empresas públicas e sociedades de economia mista não são abrangidos pelo regime estatutário.
116. CERTA; Conforme art. 44, parágrafo único da Lei nº 8.112/90.
117. ERRADA; Conforme art. 2º c/c 3º e seu parágrafo único. Função de confiança não é cargo e, para ocupá-la a pessoa já deve ser ocupante de cargo público efetivo.
118. CERTA; Conforme art. 7º c/c 39, §4º da Constituição Federal e art. 208 da Lei nº 8.112/90.
119. ERRADA; Conforme previsto no art. 5º da lei nº 8.112/90.
120. CERTA; Conforme art. 117, parágrafo único, inciso I da Lei nº 8.112/90. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


5 comentários:

Anônimo disse...

Absurdo a discursiva de programação de sistemas cair como é feito um projetos de redes na etapa de planejamento.

Alguém está completamente sem noção.

É a mesma coisa que na prova para psicólogo cobrarem explicação de como o psiquiatra trabalha, ou cobrar de um engenheiro como o arquiteto faz seu planejamento, ou como um neurologista informe como é feita uma análise de um urologista...


Pessoal, vamos tratar informática com seriedade!!! É operacional, mas precisamos ter respeito com os profissionais de informática.

Bem, como estamos no Brasil isto deve ter servido para eliminar 95% dos candidatos e alguém dentro os 5% sabia que isto iria cair.

Renato disse...

Creio que o gabarito da questão 86 esteja incoerente. A assertiva trazia "A suspensão ou perda de direitos políticos NÃO dá causa ao cancelamento do alistamento eleitoral." Essa assertiva, ao meu ver, está errada, pois é justamente um dos motivos do cancelamento do alistamento. A fundamentação do artigo 71 do CE está correta.

Renato disse...

Questão 99, ao meu ver, incorreta. O RECEBIMENTO designa o ato de entrega do material encomendado por determinado órgão público em local previamente acordado com o fornecedor. A ACEITAÇÃO é uma das fases do recebimento, traduzido no momento em que é feita a conferência do material recebido com os dados da aquisição (Fonte: http://www2.camara.gov.br/transparencia/concursos/concursos-novos/manual-de-gestao-de-materiais)

Renato disse...

Questão 100, ao meu ver, gabarito CORRETO. Fundamentação: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/IN/2011/IN2011-0055.pdf página 19, art. 78, inciso VII)

Antonio B Duarte Jr disse...

Gosto muito das dicas do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Tecnico em Informatica. Antonio B Duarte Jr

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.