SEDUC-CE: Seduc-CE confirma concurso para 3 mil vagas.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Depois do anúncio dos benefícios conquistados por gestores escolares e professores da rede estadual de ensino do Ceará, cresce a expectativa pelo lançamento do edital para a área de Educação do estado.

De acordo com informações da assessora de imprensa da Secretaria de Educação (Seduc), Jacqueline Cavalcante, o documento será lançado até o final do ano, com oferta de 3 mil oportunidades para docentes, que deverão substituir profissionais temporários.

A rede estadual é composta, atualmente, por 689 escolas e, aproximadamente, 370 mil estudantes somente no ensino médio. No entanto, para atender a esta demanda de alunos, cerca de 7 mil professores estão exercendo suas funções por meio de contratos temporários.

A modalidade foi criada para a substituição de professores em licença ou afastados para cargos de coordenadoria ou diretoria. Entretanto, alguns contratos ultrapassam o limite de tempo estipulado em lei.

"O concurso é para para substituir as carências definitivas, oriundas de aposentadorias, exoneração, falecimento e redução de carga horária", afirma Jacqueline Cavalcante, assessora de imprensa da Seduc.

Quanto à publicação do documento, a assessora é enfática e afirma que "a previsão é de que o edital seja divulgado até o final do ano". Questionada sobre quando os aprovados deverão ser empossados, Jacqueline esclarece: "a previsão da Seduc é empossá-los ainda no primeiro semestre de 2013. Mas, o edital regulamentará todo o cronograma do concurso."

Ainda de acordo com a assessora, o curso será direcionado para lotação de professores de ensino médio. Para isto, o candidato deverá obedecer a um requisito mínimo: ter licenciatura correspondente à disciplina para a qual prestará concurso.

Na última semana, em uma reunião realizada entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, e o Sindicato dos professores e servidores no estado do Ceará (Apeoc), ficou decidido a iplementação da Parcela Variável Redistributiva do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para melhoria remuneratória dos profissionais.

O benefício significa acréscimo de 40% para professores em nível inicial, 12% para professor especialista e 10% para os temporários. Para os interessados em ingressar na área, o aumento salarial, conquistado no último dia 14, é um estímulo a mais para dar continuidade aos estudos. A lotação desses novos servidores será distribuída entre as escolas da rede estadual na capital e do interior, de acordo com a necessidade de cada unidade.

No último concurso, prova objetiva teve 60 questões

O último concurso para a Secretaria de Educação do Estado do Ceará aconteceu em 2009 e foi organizado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cesp-UnB). Na ocasião, 4 mil vagas foram oferecidas para o cargo de professor Pleno 1. Para concorrer, os candidatos precisavam ter licenciatura na área de interesse.

As vagas foram distribuídas entre as disciplinas de Arte-Educação, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Espanhola, Matemática, Química e Sociologia. Ao todo, quatro etapas compuseram o concurso: prova objetiva, prova prática, programa de capacitação profissional e avaliação de títulos.

Na prova objetiva, 60 questões avaliaram o nível de conhecimento dos candidatos, sendo 20 questões de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos (para cada disciplina), através de questões de múltipla escolha, com quatro opções (A,B,C e D) e apenas uma correta.

Nas questões de conhecimentos básicos, em comum para todos os cargos, os candidatos precisavam provar seu entendimento em Educação Brasileira, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico. Os aprovados nesta etapa, precisavam ainda comprovar o domínio dos conhecimentos, o emprego adequado da linguagem, a articulação do raciocínio e a capacidade de argumentação. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


1 comentários:

Anônimo disse...

No concurso de defensor publico do pr quem já havia prestado serviço ao estado obteve isenção das provas. Alguém tem mais informações a respeito. Antonio

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.