SME/Rio: Agente de apoio: votação em dezembro

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O projeto de lei que cria 8 mil vagas no cargo de agente de apoio à educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio, encaminhado pelo prefeito Eduardo Paes à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, deverá ser votado no início de dezembro. E será aprovado. Pelo menos essa é a previsão do presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, vereador Paulo Messina (PV). “O projeto de lei foi publicado no dia 14 de novembro. Teve um feriadão no período. Na última semana, começamos a discutir o projeto, fazer emendas. As comissões irão se reunir na próxima segunda-feira (dia 3), e o projeto já estará apto para votação. A previsão é de ser votado já na próxima semana. O projeto será aprovado, pois o governo tem ampla maioria na Câmara”, declara.

A nova carreira, com exigência de nível médio completo, terá salário inicial de R$917,68, além de benefícios, para carga de trabalho de 40 horas semanais. Uma das principais funções do agente de apoio à educação será trabalhar com crianças com deficiência, um papel que atualmente é feito por estagiários. O vereador Paulo Messina sugeriu quatro emendas no projeto original. “Estou propondo quatro emendas, sendo que uma delas é dupla. A primeira suprime o artigo 5°, que extingue o cargo de auxiliar de creche. A primeira parte da segunda emenda diz que o agente de apoio à educação jamais poderá ficar em sala de aula desacompanhado do professor. Já a segunda parte garante que os profissionais recebam a capacitação para a deficiência com a qual irá trabalhar. Será uma obrigação da Secretaria Municipal de Educação (SME-Rio). A quarta emenda retira o pedaço da lei onde diz que o novo profissional irá disponibilizar material pedagógico. É um cargo de apoio e de nível médio, ele não pode disponibilizar material. Essa é a função do professor. A quinta emenda é para que não se misture o cargo de auxiliar de creche com o de agente de apoio à educação, onde é dito que o novo profissional irá trabalhar especialmente na Educação Infantil e em salas com crianças incluídas, entre outros. Esse trecho é substituído por exclusivamente em salas com crianças incluídas, salas de Informática e laboratórios de Ciências. Ou seja, exclui a Educação Infantil”, comenta.

O vereador Carlo Caiado (DEM) elogia a iniciativa, mas faz uma ressalva. “Acho uma excelente iniciativa e é de grande importância para a Câmara votar. Mas antes de votar, ainda temos que discutir, se aperfeiçoar mais. O piso salarial poderia ser melhor”, disse. O vereador espera urgência na votação. “Esperamos até o final do ano votar esse projeto, estou lutando por isso. É um cargo muito importante, e sendo aprovado, ainda no final do ano, damos o direito da prefeitura realizar o concurso, e logo no início de 2013, suprir a real necessidade da cidade. Por isso, iremos dar certa urgência para o projeto. Por mim, total urgência”, declara.

O parlamentar Jorginho da SOS (PMDB) também ressalta os esforços para o projeto ser aprovado ainda em 2012. “Todo mundo é a favor da criação do novo cargo. É importante para que se dê mais conforto para para as crianças. Eu acho excelente, essa foi uma ideia inteligente da prefeitura. É necessário dar atenção às crianças. Eu vou votar favorável e acredito que todos os vereadores. Pelas conversas que tenho tido, o projeto será aprovado, e acredito que de forma unânime. Nós daremos prioridade a esta causa, iremos trabalhar e batalhar para que a aprovação ocorra ainda em 2012”, disse o vereador. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.