Min. Integração: Sudene tem pressa para divulgar edital do concurso

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vinculada ao Ministério da Integração Nacional, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) inicia os preparativos para o concurso que preencherá 71 vagas em seu quadro funcional. Os interessados concorrerão a oportunidades de agente administrativo (4), de nível médio; analista técnico-administrativo (19), arquiteto (1), contador (5), economista (12), engenheiro (21) - divididas entre Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e Química -, engenheiro agrônomo (2), estatístico (1), geógrafo (3), geólogo (1) e químico (2), todas para formação superior. A lotação dos aprovados será na sede da autarquia, no Recife (PE).

De acordo com o diretor de Administração da autarquia, Marcos Robalinho, a Sudene passa por um momento de transição, com muitos servidores em vias de se aposentar, o que ratifica a necessidade e a urgência dessa seleção. "Atualmente, a autarquia dispõe de 166 funcionários, sendo que cerca da metade está em condições de solicitar a aposentadoria, aguardando apenas o plano de cargos. O provimento destas vagas é fundamental", afirmou.

Embora ainda não haja definição sobre a organizadora do concurso e quanto aos vencimentos iniciais dos cargos, o diretor destacou que todas as informações devem ser definidas nas próximas semanas. Conforme a Portaria nº 632, publicada no Diário Oficial da União de 28 de dezembro de 2012, a Sudene tem até junho deste ano para divulgar o edital. No entanto, o diretor diz que a autarquia tem a expectativa de finalizar o documento e torná-lo público em até 30 dias. "Nosso desejo é abreviar o processo ao máximo. A perspectiva é que empossemos os aprovados até a metade de 2013. A demanda é imediata e certamente este não será o único concurso a médio prazo", disse.

A Sudene foi criada em 1959, mas teve suas atividades suspensas em 2001. Depois, com a Lei Complementar nº 125, de 3 de janeiro de 2007, o órgão foi instituído novamente, tendo por finalidade "promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional". A autarquia abrange todos os estados da Região Nordeste, mais alguns municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Os funcionários têm direito a benefícios como assistência médica e plano de previdência. A contratação é pelo regime estatutário, ou seja, com garantia de estabilidade, conforme indica o artigo 1º da Lei nº 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias - inclusive as especiais, caso da Sudene -, e das fundações públicas federais. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.