TCU manda estatais substituírem terceirizados

domingo, 29 de agosto de 2010

Uma boa notícia para os adeptos da democratização das oportunidades de trabalho: o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que as empresas estatais substituam os terceirizados contratados irregularmente por concursados. O cronograma das substituições em empresas como Petrobrás, BNDES, IRB e Eletrosul deve ser divulgado em seis meses, sendo de até cinco anos o prazo final para a regularização total dos quadros.


Segundo o TCU, "as instituições terão um prazo de seis meses para fazer um levantamento com o objetivo de identificar e regulamentar as atividades passíveis de terceirização, como conservação, limpeza, segurança, informática, assessoramento e consultoria. Depois do levantamento, as empresas deverão enviar ao Ministério do Planejamento um plano detalhado de substituição dos terceirizados por concursados, com cronograma e percentual de substituições previstas em cada ano. O prazo final é de cinco anos".

Em fevereiro deste ano, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, havia adiantado a preocupação do governo com a terceirização nas estatais. Segundo ele, na administração direta o problema foi minimizado com ação semelhante, após uma decisão do TCU.

Na ocasião, o próprio ministro defendeu que as estatais, como a Petrobrás, invistam em um quadro próprio. "O que for de atividade-fim da empresa é justo que sejam pessoas do quadro da própria empresa", disse, acrescentando que a substituição deveria ser feita de forma
gradativa.

A decisão do TCU foi aprovada na última quinta-feira, 25, e uma cópia da decisão foi enviada aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, ao procurador-geral da República, ao Ministério Público do Trabalho, aos ministros de Estado, ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e à Controladoria-Geral da União (CGU).    




Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.