TRT-SC: Um analista que foi do Nordeste ao Sul do Brasil

quarta-feira, 29 de maio de 2013

José Dias de Oliveira Neto, tem 30 anos, é nordestino e analista do Tribunal Regional do Trabalho na 12ª região, que fica em Santa Catarina, além de ser uma daquelas pessoas com as quais todo concurseiro se identifica e se espelha. Com uma história repleta de desafios e conquistas, ele diz que vê a carreira pública como um desafio a ser alcançado. Sua escolha por esse caminho começou ainda cedo, quando cursava o quarto ano da faculdade de Direito em João Pessoa, na Paraíba. E ele se diz satisfeito com o seu trabalho e suas escolhas.

“Meu trabalho é bastante produtivo e além de me dar estabilidade financeira, me dá a experiência da atividade jurídica. Eu atuo na Secretaria da Vara do Trabalho, faço intimações, ofícios, um pouco de casa coisa. Eu já entrei na faculdade de Direito com a intenção de ser servidor público. E como vi que os tribunais do trabalho ofereciam mais oportunidades, comecei a focar na área trabalhista. Se você deseja um cargo é preciso ter foco.”

A trajetória de sua vida profissional está proporcionalmente ligada ao entusiamo pela carreira pública. José Dias foi escriturário do Banco do Brasil durante dois anos, analista no TRT de Minas Gerais e no TRT do Rio Grande do Norte, antes de ir para Santa Catarina, aonde é servidor a um ano. “Eu residia em João Pessoa, na Paraíba, viajava todo o Brasil, e via como um desafio o sonho de ser servidor público. Os concursos são de dois em dois anos ou de quatro em quatro anos, então temos uma chance só. A experiência em concursos e o foco me ajudaram muito. Eu mantive o foco, e estudava para ser analista do TRT”, afirma.

Ele conta que quando começou sua preparação para concursos sua rotina foi intensa, mas que cada um tem o seu tempo. “Quando eu comecei a me preparar para concursos, estudava muito, praticamente o dia todo. Acho que cada um tem a sua aptidão para os estudos, o seu tempo de desenvolvimento. Eu estudava de segunda a sábado, só folgava domingo. Também é importante ter uma estabilidade emocional, às vezes os problemas pessoais atrapalham, mas é importante acreditar em si mesmo. Eu comecei a estudar para concurso no 4º ano da faculdade e quando eu me formei já passei para o TRT de Minas.”

Como toda a sua família é do interior de Pernambuco, ele diz que a distânica é uma questão que pesa muito, assim como a diferença de cultura. Mas salienta que é preciso ter “cabeça aberta e flexibilidade nos seus costumes”. “Minha família sempre me apoiou. Meu pai é advogado e meu irmão é analista, já trabalhou em Curitiba e hoje é analista no TRT de Pernambuco. A minha família foi essencial nessa etapa.”

Segundo ele, a escolha pelo emprego público se deu ainda na faculdade, e que esta é uma tendência geral de quem cursa Direito no Nordeste. Mas ele ainda diz que deseja alcançar algo maior. “Eu pretendo tentar uma nova seleção, pois a minha meta intermediária é ser analista, mas eu gostaria de tentar coisas maiores. Eu não pretendo sair da área trabalhista, e quero futuramente fazer um concurso para juiz do Trabalho.” Aos que irão tentar o novo concurso, ele encerra dizendo: “É preciso ter foco, ter conhecimento da banca e baixar as provas antigas para saber a tendência, qual é a forma de avaliação. Conhecer a banca é essencial, porque você estuda sabendo o que vai encontrar.” Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.