Polícia Federal quer sinal verde para 480 vagas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Polícia Federal (PF) poderá abrir ainda este ano concursos para 480 vagas nas áreas administrativa e policial. O departamento aguarda somente a autorização do Ministério do Planejamento para realizar ambas as seleções. São esperadas 380 vagas para agente administrativo, cargo que tem como requisito apenas o ensino médio completo e proporciona vencimentos iniciais de R$2.899,97, e 100 de papiloscopista, cujas exigências são o ensino superior completo em qualquer área e a carteira de habilitação (categoria B ou superior). Os vencimentos iniciais para a carreira são de R$7.514,33.


Os últimos concursos para agente administrativo e para papiloscopista realizados pela PF aconteceram em 2004. O longo intervalo entre as seleções faz com que os interessados em concorrer às novas oportunidades tenham que ficar atentos às alterações que podem ocorrer nos programas dos concursos passados.

O especialista em concursos públicos, Carlos Eduardo Guerra, afirma que uma das principais orientações é para que os futuros candidatos estudem a partir das versões atualizadas das leis que integram o programa. Nesse sentido, ele destaca que, desde o último concurso, houve alterações na Lei 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores civis da União.

Outra dica, segundo Guerra, é ficar atento aos assuntos que foram cobrados em concursos recentes para cargos com o mesmo perfil. "Para agente administrativo, os últimos concursos do Banco Central e do MPU podem servir de referência", disse.
No caso de papiloscopista, o especialista alerta para o fato de que disciplinas inerentes à rotina do cargo, como Química, Física e Biologia, certamente farão parte do programa do novo concurso. Para Guerra o conteúdo dessas disciplinas pode inclusive ser ampliado. "O candidato não pode nunca achar que o programa vai diminuir."

Etapas - Caso a PF utilize o mesmo modelo de seleção do último concurso para agente administrativo, na nova oportunidade, os candidatos serão submetidos exclusivamente a provas objetivas, de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos. Em 2004, foram cobrados conhecimentos de Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades, na parte geral, e de temas como relações humanas, arquivamento e procedimento administrativo, e Constituição Federal, na parte específica.

Já o processo de seleção para papiloscopista deve ter a mesma configuração vista nos concursos abertos para área policial da PF no ano passado, sendo composto, portanto, por provas objetiva e discursiva, avaliação psicológica, exame médico e de aptidão física, curso de formação, além de investigação social.

As disciplinas cobradas na prova objetiva da última seleção foram Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades e Raciocínio Lógico, em Conhecimentos Básicos, e Química, Física, Biologia, Noções de Estatística, Arquivologia e Noções de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal), em Conhecimentos Específicos.





Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.