MPU: concurso reúne 754.791 inscritos. Provas dias 11 e 12

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os participantes do concurso do quadro de apoio do Ministério Público da União (MPU) já podem verificar os locais das provas escritas, que serão aplicadas nos próximos sábado e domingo, dias 11 e 12, para analista e técnico, respectivamente, a partir das 14h (considerando o horário oficial de Brasília).


O número final de inscritos é de 754.791 em todo país, dos quais 318.793 ao cargo de analista e 435.998 à função de técnico. A demanda de inscritos por cargo/especialidade e unidade federativa de lotação também já está disponível (ver arquivo abaixo).

Os cartões de confirmação de inscrição, que contêm todos os dados dos exames, podem ser retirados no site do Cespe/UnB, organizador. Além disso, as informações ainda poderão ser encaminhadas aos concorrentes por e-mail ou Correios, em caráter complementar. De acordo com o Cespe/UnB, as avaliações serão personalizadas, através de uso de técnica de embaralhamento de itens.

Uma vez que os exames serão realizados a partir das 14h (horário de Brasília), será preciso comparecer ao local designado às 13h, já que o edital determina a chegada com uma hora de antecedência. Será preciso levar caneta esferográfica preta de material transparente, comprovante de inscrição ou de pagamento da taxa e identidade original ou similar.

As avaliações escritas abrangerão questões objetivas, para todos, e uma redação, com exceção para técnico de apoio especializado em segurança e em transporte. Por isso, os candidatos aos dois últimos cargos disporão de uma hora a menos (quatro horas, no total) para finalizar as provas (os demais contarão com cinco horas).

Serão cobradas 150 questões com itens para escolha entre certo e errado, sendo 60 de Conhecimentos Básicos (poderão cair Língua Portuguesa, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Legislação Aplicada ao MPU, dependendo do cargo/área) e 90 de Conhecimentos Específicos.

Em caso de acerto, será concedido um ponto por pergunta e, na hipótese de erro, meio ponto negativo. Marcação dupla ou pergunta sem resposta não modificarão a pontuação. Já a redação versará sobre tema da atualidade (técnico) ou específico (analista).

De acordo com o professor Josemar Dorilêo, do Centro de Estudos Alexandre Vasconcellos (Ceav), o tema da redação deverá ser referente às atribuições do órgão. "Destaco temas relevantes ligados às questões ambientais, sociais (individualidade e coletividade), econômicas e jurídicas. É necessário fazer a correlação necessária do tema com a atuação e abrangência do MPU", ressalta.

Na visão do docente, os principais temas em voga são as eleições 2010, Copa do Mundo de 2014, violência contra a mulher, abandono e violência contra idosos e crianças, adoção de crianças, trabalho infantil, usina de Belo Monte, enchentes em Alagoas e Pernambuco e atuação da polícia. "Tendo a relação dos possíveis temas, caberá ao concurseiro se aprofundar através de pesquisas via internet, jornais e revistas. Um vez obtendo informações, desenvolva antecipadamente uma redação para cada tema", finalizou Vasconcellos.

Serviço
Cartões de confirmação de inscrição: site do Cespe/UnB, organizador



MPU: organizador orienta candidatos

Os cerca de 756 mil inscritos (conforme contagem parcial) no concurso para o quadro de apoio do Ministério Público da União (MPU) devem seguir uma cartilha para evitar eventuais transtornos nos próximos dias 11 e 12, quando serão aplicadas as provas escritas para analista e técnico, respectivamente. Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o diretor-geral do Cespe/UnB (organizador do concurso), Ricardo Carmona, assinalou os cuidados a serem tomados pelos concorrentes.

Além disso, o dirigente ressaltou as precauções a serem tomadas pela organização no sentido de garantir a isonomia e lisura na seleção e o sigilo dos exames, bem como a conduta da instituição para viabilizar o reforço, nos dias das avaliações, dos serviços prestados por órgãos públicos, como o fornecimento de água e luz, o transporte público e a segurança.

FOLHA DIRIGIDA - Já está certa a aplicação das provas do concurso para o MPU nos próximos dias 11 (analista) e 12 (técnico), ou algum adiamento poderá ocorrer? Os cartões de confirmação, que conterão locais e horários dos exames, serão divulgados nesta sexta-feira, dia 3?
Ricardo Carmona -
Sim. A data provável para a publicação do horário e dos locais de provas, em todo país, é em 3 de setembro, no site do Cespe/UnB.

Qual a principal recomendação aos candidatos, nos dias das provas?
Que cheguem ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início, munidos somente de caneta esferográfica preta (fabricada em material transparente), do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento de inscrição e da identidade original. Cópias, ainda que autenticadas, não serão aceitas. Durante a prova, o concorrente deverá ler atentamente os enunciados e textos, antes de responder. Também é preciso atenção na transcrição para a folha de respostas.

Embora o edital determine que o concorrente chegue ao local de prova com uma hora de antecedência, o Cespe/UnB recomenda chegar mais cedo ainda? Haverá tolerância de horário no fechamento dos portões?
A recomendação nesse caso é que, para evitar transtornos, o candidato se certifique do local a que deve comparecer para realizar a prova. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

O participante poderá realizar os exames sem o cartão de confirmação?
Para realizar a prova, o candidato deve seguir as determinações do edital, que são apresentar comprovante de inscrição ou do pagamento de inscrição e documento de identidade original. No entanto, caso compareça ao local que lhe foi designado para a prova, não será impedido de fazê-la por não portar o comprovante de inscrição, desde que apresente identidade original e que seu nome conste do cadastro de candidatos alocados naquela escola. O candidato não poderá fazer a prova em local diferente, mesmo que esteja com identidade. Poderemos enviar comunicação ao candidato, por e-mail ou Correios, mas isso não o desobriga de observar o edital a ser publicado no nosso site.

Que documentos serão aceitos para identificar o concorrente?
Como previsto no edital de abertura, serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de Segurança Pública, pelos institutos de identificação e pelos bombeiros; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do ministério público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

Como deve proceder o candidato que teve os documentos de identidade furtados ou perdidos na véspera da prova?
Conforme previsto em edital, a certidão de nascimento não será aceita como identidade. Caso o candidato esteja impossibilitado de mostrar, no dia das provas, identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento de registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias. Nesse caso, será feita identificação especial com coleta de dados, assinaturas e impressão digital em formulário próprio.

O que é fundamental levar no dia da prova e o que é proibido?
O candidato deve levar caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição ou de pagamento da inscrição e identidade original. Aquele que for surpreendido, durante a realização das provas, com celular, relógio, calculadora e demais aparelhos eletrônicos, bem como quaisquer acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, etc.), será eliminado do concurso.

A partir de quanto tempo os candidatos poderão sair das salas e em quanto tempo poderão levar a prova para casa?
Os candidatos só poderão deixar os locais de prova uma hora depois do início. O candidato somente poderá levar o caderno de provas nos últimos 15 minutos anteriores ao horário do término das mesmas.

Quantas pessoas do Cespe/UnB, entre fiscais, coordenadores e pessoal de apoio, estarão envolvidas na realização do concurso em todo país?
A estimativa é que participem cerca de 25 mil colaboradores em cada dia de aplicação, entre coordenadores de prova, chefes, fiscais de sala e equipes de segurança e limpeza, entre outros.

Haverá esquema especial de transporte e segurança?  O Cespe/UnB já contatou ou pretende contatar órgãos dessas áreas para reforçar a oferta de transporte público e segurança nos dois dias de prova?
Sim. O Cespe/UnB entrará em contato com empresas de transporte público, companhias de água e energia elétrica, bem como com órgãos de segurança pública das cidades para solicitar apoio nos dias de aplicação das provas.

Tendo em vista que o concurso para o MPU está entre os mais aguardados em 2010, na esfera federal, os cuidados do Cespe/UnB para garantir a lisura serão redobrados? Como assegurar o sigilo nessa seleção e quais serão as precauções nesse sentido?
O Cespe/UnB investe continuamente em segurança, para garantir lisura e sigilo dos concursos e vestibulares. Em todos os processos seletivos, incluindo o do MPU, são adotadas medidas de segurança rigorosas desde a etapa de elaboração das provas até a entrega dos resultados. A impressão e o empacotamento das provas, por exemplo, são realizados em gráfica própria, altamente sigilosa, sem comunicação externa e monitorada por câmeras e scanner corporal. Pouco antes da aplicação, os malotes de prova, devidamente lacrados, são conduzidos por coordenadores (servidores da UnB) e, muitas vezes, também por membros da Associação de Delegados da Polícia Federal para cada local de aplicação. O Cespe/UnB desenvolveu um software de embaralhamento de itens, que permite a confecção de diferentes tipos de provas. Outra medida relevante é a identificação dos inscritos apenas por código de barras. Dessa maneira, toda e qualquer pessoa que manipula folhas de respostas ou de texto não tem como identificar quem preencheu esses documentos. No dia das provas, o Cespe/UnB conta com profissionais de segurança e membros da associação de delegados prontos para agir caso se identifique algum comportamento suspeito. Durante a aplicação, faz-se rastreamento de sinais de comunicação: veículos circulam nas áreas próximas aos locais de provas monitorando ondas eletromagnéticas, com a intenção de detectar tentativas de comunicação eletrônica entre candidatos e pessoas externas. Além disso, todos passam por detector de metais na entrada e saída dos banheiros. Após a aplicação, as provas são novamente lacradas nos mesmos malotes, que são reconduzidos ao Cespe/UnB. Inauguramos um novo parque gráfico, que aumentou em 50% nossa capacidade de impressão. Agora, podemos produzir quase sete mil cadernos de provas por hora, o que reduz o tempo de impressão das provas e, consequentemente, o quantitativo de pessoas envolvidas no processo, aumentando a segurança da etapa. A capacidade de embaralhamento de questões também foi aumentada, dificultando as possibilidades de fraudes. Diversas outras medidas são tomadas.

As provas estão prontas e lacradas? Quantas pessoas terão acesso?
O número de pessoas que terá acesso às provas será o menor possível, de forma a garantir os prazos e a qualidade do processo. As provas são elaboradas em área sigilosa, onde são impressas, envelopadas e colocadas em malotes lacrados. Só são conduzidas aos locais de provas na presença de um delegado da associação dos delegados, que acompanha a realização da etapa e o retorno do material. Mais detalhes sobre os procedimentos de confecção e transporte não podem ser revelados.

Como o Cespe/UnB pode assegurar a isonomia em relação aos candidatos que solicitaram atendimento por motivos religiosos?
Os candidatos que tiverem a solicitação deferida deverão comparecer ao local de realização das provas da mesma forma que os demais candidatos, com antecedência mínima de uma hora, e permanecerão em recinto exclusivo, sem comunicação com pessoas externas, até o pôr do sol, para, então, poderem realizar as provas. O procedimento de atendimento por motivos religiosos, como todas outras etapas nos nossos concursos, também obedece a normas rigorosas de segurança.

Qual a última recomendação que gostaria de dar aos candidatos?
Alimentação leve nos dias da prova e procurar manter a calma. É importante certificar-se do local de prova para evitar atrasos. O candidato deve também acompanhar as informações do concurso no nosso site e prestar atenção nos dados na capa dos cadernos de provas.

    



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.