GCM: 1.742 vagas para ambos os sexos

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O edital do concurso público para 1.742 vagas de guarda masculino e feminino da  Guarda Civil Metropolitana (GCM)de São Paulo está em fase de análise e deve ser publicado no início de 2.011, segundo o coordenador do Centro de Formação em Segurança Urbana, Flávio Domingos Rosa. Desse total, 1.220 vagas serão destinadas para guarda masculino e 522 para feminino.

Com essa previsão, o coordenador já está preparado para receber os ingressantes. "Nós esperamos que até o meio do ano nós tenhamos turmas sendo formadas no Centro de Formação", afirmou. A declaração foi concedida em 26 de novembro, durante cerimônia de formatura da 53ª Turma do Curso de Guardas Civis Metropolitanos, que reuniu os 68 últimos remanescentes do último concurso.

Os requisitos para participar são ensino médio completo, idade mínima de 21 anos e estatura mínima de 1,68m para homens e 1,60m para mulheres. Nos exames anteriores não havia indicação de idade máxima, mas segundo o Departamento de Recursos Humanos há estudos para fixar um limite etário para ingresso. Os ingressantes receberão salário de  R$ 1.629,08, inclusos os benefícios. De acordo com o comandante geral da GCM, inspetor regional Joel Malta de Sá, haverá aumento de 10% no salário padrão em janeiro.

Os guardas municipais são responsáveis pela aplicação de seis programas da GCM: proteção escolar, ambiental, ao patrimônio, aos agentes públicos, pessoas em situação de risco de rua e ao espaço público.

Embora trabalhem armados, só podem atuar em casos de flagrante, não sendo incumbidos de tarefas como investigação. Atualmente, a GCM possui um efetivo de 6.600 pessoas, das 15 mil previstas em lei. "Nós temos menos da metade do efetivo possível. Cada vez em que se pensa em aumentar o efetivo da guarda a gente tem de pensar no planejamento, onde esse guarda vai ser empregado", explica o comandante geral.

A última seleção, que aconteceu em 2004, foi composta por prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. A prova contou com 50 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais, que incluem Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades, e 20 de avaliação situacional.  Na ocasião, 26.500 candidados concorreram a 1.700 vagas, das quais 1.190 para guarda masculino e 510 para feminino. Todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas foram convocados.

O Teste de Aptidão Física (TAF) inclui exercícios como abdominal, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos para ambos os sexos, além barra fixa para homens e flexão com apoio no banco para mulheres.

Em virtude da preparação para eventos internacionais como a Copa do Mundo 2.014 e as Olimpíadas 2.016, a corporação tem oferecido treinamento para atendimento ao turista, além cursos de idiomas (inglês e espanhol).


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.