O novo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva (ex-titular do Ministério do Planejamento), anunciou que o concurso dos Correios deverá ser para 10 mil vagas, de forma a suprir a necessidade de pessoal da empresa. "Precisamos de 10 mil novos servidores para todas as áreas. O concurso foi contestado pelo Ministério Público pela forma como ele foi elaborado e vamos fazer o novo a partir de janeiro, fevereiro, no máximo", garantiu o ministro, que tomou posse na segunda-feira, 3.
Segundo os Correios já haviam informado, antes mesmo da troca de controle, as vagas serão para agente de Correios (nível médio) nas atividade de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. Os trâmites estão em andamento e as provas serão aplicadas até abril. Já a convocação dos aprovados deverá ter início em julho.
Para o nível médio, os ganhos chegam a até R$1.558,29, pois além do salário-base de R$807,29, há o vale-alimentação/refeição, que varia de R$659 a R$751, dependendo da jornada de trabalho semanal.
O responsável pelo grupo de trabalho que está preparando o novo edital, Moacir Magalhães, havia informado que seriam oferecidas, pelo menos, as 6.565 vagas que constavam do edital que foi cancelado, mas o quantitativo de vagas exato para cada cargo ainda não foi informado. A maior parte deverá ser para carteiro, que é o maior contingente da empresa.
Os editais para os cargos de nível superior e os de nível médio/técnico que fazem parte do quadro da empresa só serão divulgados após uma adequação salarial, pois a empresa quer tornar o as carreiras mais atrativas. A previsão é de que até o fim do ano esses documentos também possam ser divulgados.
Segundo o cronograma previsto pelos Correios, ainda em janeiro haverá a escolha da empresa responsável pela elaboração das 28 provas que terão o mesmo nível de exigência para todo o Brasil. Já a aplicação ficará a cargo de organizadoras que serão escolhidas individualmente por cada regional.
As inscrições serão recebidas nas agências dos Correios, que serão estabelecidas no edital e contarão com pontos de acesso à internet, e também pelo site da empresa, com taxa de R$30.
Devolução da taxa - Quem se inscreveu para o concurso com oferta de 6.565 vagas, cujo edital foi divulgado em dezembro de 2009, deve comparecer, a partir de segunda-feira, 10, a uma agência própria da estatal para retirar o valor corrigido que foi pago para a inscrição.
Fonte : Folha Dirigida
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