Polícia Cívil-DF: entrevista com nova diretora

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA a nova diretora da Polícia Civil do Distrito Federal, Mailine Alvarenga, falou sobre seus planos para a instituição. Dentre as metas citadas pela nova chefe do orgão, uma das principais é o aumento do quadro efetivo, que já contará com a abertura de concurso ainda esse ano para perito criminal. Serão oferecidas 58 vagas e o edital está previsto para sair em março. Mailine também confirmou a previsão de uma nova seleção, ainda sem data para sair, que oferecerá 90 vagas para o cargo de escrivão de polícia e 132 para agente. A nova diretora defende que a melhoria da Polícia Civil depende da ampliação do quadro de servidores e da capacitação dos profissionais para os grandes eventos previstos para ocorrer no Distrito Federal, como a Copa do Mundo em 2014.


FOLHA DIRIGIDA- Quais são são seus planos para a Polícia Civil?
Mailine Alvarenga - Primordialmente temos como meta uma gestão que venha obter resultados efetivos, em relação a nossa atividade fim, ou seja, apuração de crimes e esclarecimento de sua autoria, sendo que para isso pretendemos realizar: investimento em tecnologia, inclusive modernizando os nossos Institutos de Perícia Técnica; buscar o aumento do efetivo, objetivando uma prestação de serviço de qualidade em razão da expansão populacional e dos eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos; continuar capacitando nossos profissionais; e, além disso, tornar a comunidade ainda mais próxima da PCDF.

Qual é o atual efetivo da instituição?
O efetivo atual da Polícia Civil do DF é de 5.515 servidores distribuídos nos seguintes cargos: delegado de polícia (359), agente de polícia (3.493), agente penitenciário (645), escrivão de polícia (448), papiloscopista policial (305), perito criminal (186) e perito médico-legista (79).

Há carência de pessoal no quadro da Polícia Civil?
Sim. O número de cargos hoje existentes na Instituição é o mesmo de uma década atrás, embora neste período novas cidades tenham sido criadas no Distrito Federal. Com o aumento significativo da população, há uma maior demanda por segurança pública. De qualquer forma, para que não haja comprometimento dos serviços prestados pela Polícia Civil, a Direção-Geral apresentou projeto para ampliação do quadro de servidores. O processo encontra-se em tramitação na Secretaria de Planejamento do Distrito Federal.

Quais são os cargos com maior carência de pessoal?
De forma geral, temos carência em todos os cargos, considerando ainda, que o número de cargos hoje existentes na Instituição é o mesmo de uma década atrás.

Há alguma previsão de concursos?
No mês de dezembro passado foi concluído o último concurso realizado pela Polícia Civil, com o preenchimento de 47 vagas para o cargo de Delegado de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal. A Secretaria de Planejamento do Distrito Federal já autorizou a realização de concurso público para o cargo de Perito Criminal, visando o preenchimento de 14 vagas e formação de banco reserva para 44 candidatos. O edital normativo deverá ser divulgado, possivelmente, até o início do mês de março. Também encontram-se em tramitação na Secretaria de Planejamento do DF pedidos de abertura de Concursos Públicos para preenchimento de 90 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia e 132 vagas para o cargo de Agente de Polícia Civil do Distrito Federal. É bom lembrar também que temos projetos para abertura de novos certames para as carreiras de agente de atividades complementares de Segurança Pública e Carreira de apoio às Atividades Policiais.


Há alguma previsão para lançamento de edital desse segundo concurso para Escrivão de Polícia e Agente de Polícia Civil? 
Não há previsão para lançamento dos referidos editais, dependendo de aprovação do governo local.

Existe um  plano de carreira na Polícia Civil do Distrito Federal?
Sim. A Polícia Civil do Distrito Federal é composta das carreiras de Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal e de Polícia Civil do Distrito Federal, sendo esta última organizada nos cargos de Agente de Polícia, Agente Penitenciário, Escrivão de Polícia, Perito Criminal, Perito Médico-Legista e Papiloscopista Policial. As carreiras funcionais encontram-se estruturadas em classes (3ª, 2ª, 1ª e Especial). O servidor atinge o final de carreira em 15 anos, quando é promovido à classe Especial, após curso habilitador realizado na Academia de Polícia. É importante ressaltar que a forma de remuneração dos servidores policiais civis se faz por meio de subsídio, conforme instituído pela Lei nº 11.361/2006. Os salários de ingresso na Instituição para Delegado de Polícia, Perito Criminal e Perito Médico-Legista são de R$ 13.368,68. Já para os cargos de Agente de Polícia, Escrivão, Papiloscopista e Agente Penitenciário os rendimentos iniciais são de R$ 7.514,33

São oferecidos benefícios ao servidor além do salário base?
Todos os servidores recebem auxílio alimentação, sendo que aqueles que exercem funções de confiança recebem gratificações estipuladas por lei, como ocorre em toda a Administração Pública.

Quais são os planos para qualificação de profissionais dentro da PC?
A Academia da Polícia Civil é responsável pela disponibilização de cursos voltados para  a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores. Nesse sentido, faremos gestões para criar condições de oferecer aos nossos profissionais cursos de pós-graduação nas áreas relacionadas as atividades policiais. A Academia propiciará, ainda, cursos específicos a fim de preparar os policiais para os eventos que acontecerão no Brasil nos próximos anos, entre  eles a Copa de 2014. Pode-se citar os de línguas estrangeiras, de segurança de dignitários e de prevenção de possíveis ameaças de terrorismo e crime organizado.
 


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.