Os participantes do concurso dos Correios conhecerão a concorrência no próximo dia 9 de maio, quando também serão divulgados os locais de realização das provas, marcadas para dia 15 desse mesmo mês. A oferta é de 9.190 vagas em todo o país, sendo 984 para o Estado do Rio de Janeiro. Segundo o Ministério das Comunicações, já há mais de 1,5 milhões de participantes.
Para carteiro os exames serão no turno da tarde e, para os demais, pela manhã, todos com duração de três horas e meia. No nível médio serão cobradas 60 questões de múltipla escolha, com cinco opções de respostas, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Informática. Para ser aprovado o candidato deverá acertar, pelo menos, seis questões em cada disciplina e 24 pontos no total da prova.
Em caso de empate na nota final terá preferência o candidato com idade igual ou superior a 60 anos até o último dia da inscrição, maior nota na disciplina Português, maior nota na disciplina Matemática e, persistindo a igualdade, o mais idoso.
Para os cargos de nível médio/técnico e superior serão cobradas 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Cada questão valerá um ponto, sendo necessário julgar se o item está certo ou errado.
O candidatos receberá um ponto caso a resposta esteja em concordância com o gabarito oficial e um ponto negativo caso a resposta esteja em discordância com o gabarito. Não serão atribuídos pontos em caso de marcação dupla ou se a respostas estiver em branco.
Para ser aprovado, será preciso obter mais de dez pontos em Conhecimentos Básicos, mais de 21 em Conhecimentos Específicos e, ainda, 36 no conjunto das provas.
Para carteiro e operador haverá, ainda, uma segunda fase de testes físicos, de responsabilidade dos próprios Correios. Além das vagas iniciais, será formado um cadastro de reserva que poderá ser utilizado durante o período de validade, que será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Fonte : Folha Dirigida
0 comentários:
Postar um comentário