Estudo das exceções aos cortes termina ainda este mês

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Até o fim deste mês, o Ministério do Planejamento (MPOG) deverá concluir a análise de todos os pedidos de concursos que tramitam no órgão. A partir daí, poderão ser determinadas eventuais exceções ao adiamento de novas seleções e da nomeação de aprovados, em decorrência do corte de R$50 bilhões no Orçamento da União em 2011, segundo a Assessoria de Imprensa da pasta. 


Em fevereiro, após o anúncio do contingenciamento de recursos e da reprogramação orçamentária, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, já havia sinalizado a possibilidade de autorizar concursos em casos emergenciais, após a análise "caso a caso" em andamento. Especialistas na área acreditam que concursos como o do INSS e da Polícia Federal podem se enquadrar nessa categoria.

Inclusive, vale destacar que no dia 28 de março a ministra do Planejamento autorizou a realização de um concurso para 100 vagas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Audiência pública - A deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ) vai realizar uma audiência pública na Câmara. O objetivo é discutir os efeitos da Portaria nº 39 nas áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da parlamentar, deverão participar da audiência (ainda sem data marcada) representantes da Secretaria de Gestão do MPOG; da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público (Condsef); da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Policiais Rodoviários.

Publicada em 28 de março, a Portaria nº 39 do Ministério do Planejamento suspendeu os efeitos das portarias anteriores de autorização para a realização de concursos públicos e provimento de aprovados no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Todavia, a portaria não afeta o provimento dos cargos cujas nomeações foram publicadas até a data de sua publicação (28/03); a realização de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público; e a conclusão de cursos ou programas de formação iniciados antes da publicação da portaria, nas seleções realizadas em duas ou mais etapas - o provimento, no entanto, depende de autorização específica do MPOG.

A deputada Andreia Zito já encaminhou pedido de informações ao Ministério do Planejamento, por considerar que o texto da portaria é confuso e dá margens a várias interpretações.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.