Após o secretário municipal de Administração do Rio de Janeiro, Paulo Jobim, ter revelado que a prefeitura trabalhar para divulgar novo concurso para guardas municipais neste mês, o secretário especial da Ordem Pública, Alex Vieira da Costa, informou com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA na última terça-feira, dia 5, que a expectativa é que o edital seja divulgado em cerca de 15 dias. Além disso, o titular da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), pasta a qual a Guarda Municipal está vinculada, confirmou que a oferta será de 2 mil vagas.
"O edital do concurso para guardas está sendo preparado. Em breve, em cerca de 15 dias, o edital será publicado. Ele prevê um número de 2 mil guardas para completar o nosso quadro, porque temos a meta de chegar, em 2012, a 3 mil guardas atuando nas ruas. A partir do momento que esgotarmos o quadro de mil vagas do concurso de 2008, já que estamos chamando nova turma para formação, publicamos em paralelo o novo edital", assinalou, durante a cerimônia de troca de comando da corporação, ocorrida na sede da Guarda.
Segundo o secretário Costa, a realização da seleção faz parte das promessas de campanha a prefeito feitas pelo então candidato Eduardo Paes. "O concurso serve para cumprir com as promessas que o prefeito veio fazendo desde a campanha, que era utilizar o efetivo da Guarda Municipal em ações pró-ativas de controle urbano e ordem pública, a partir da criação da nossa secretaria. E o compromisso que temos de colocar 3 mil guardas operando em rua até 2012. Temos que entender que a cidade do Rio de Janeiro irá receber vários eventos grandes e, por isso, a Guarda terá fundamental papel nesse cenário", argumentou.
Para o coronel Henrique Lima de Castro, que assumiu o comando do órgão no lugar do também coronel Ricardo Coutinho Pacheco, a seleção será fundamental para a reestruturação da Guarda. "Queremos aumentar o efetivo para atender às demandas que surgirão até 2016. A Guarda tem legislação que permite que o efetivo chegue até 10 mil guardas. O prefeito entendeu que há condições financeiras e de estrutura para que a Guarda cresça. E tem que crescer", comentou Castro.
E completou: "Acho isso importante e também acho importante que o guarda veja o papel que ele tem que ter dentro do contexto da segurança e da ordem pública. Por isso, está sendo redefinido o currículo, com várias atualizações relativas ao que o guarda necessariamente enfrenta."
A seleção será organizada pela Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria Municipal de Administração (SMA), mesma organizadora da seleção de 2008. O cargo de guarda municipal, aberto para ambos os sexos, requer nível médio e proporciona remuneração de R$1.207,83, incluindo salário, adicional de risco e vales alimentação e transporte (o valor é o do último concurso, pois o novo não foi informado pelos órgãos competentes). A seleção deverá constar de provas objetiva, antropométrica-física e psicológica, bem como curso.
Concurso de 2008 - Saiu retificação no concurso para mil guardas promovido em 2008, que inclui novamente a avaliação psicológica como etapa da seleção (terceira, antes do curso). Desse modo, saiu nova convocação para o exame psicológico, a ser feito nesta quinta, dia 7, a partir das 9h (conforme escala disponível nos sites da FOLHA DIRIGIDA e da Secretaria de Administração), na Universidade Estácio de Sá, no Centro. Será preciso levar identidade original, caneta esferográfica azul ou preta e dois lápis pretos nº 2.
SERVIÇO
Exame psicológico: Universidade Estácio de Sá (unidade Praça XI) - Av. Presidente Vargas, 2.460, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Acompanhamento do concurso de 2008: http://concursos.rio.rj.gov.br/ e http://www.rio.rj.gov.br/web/gmrio/principal
Fonte : Folha Dirigida
0 comentários:
Postar um comentário