Secretário confirma edital para guarda neste mês

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Após o secretário municipal de Administração do Rio de Janeiro, Paulo Jobim, ter revelado que a prefeitura trabalhar para divulgar novo concurso para guardas municipais neste mês, o secretário especial da Ordem Pública, Alex Vieira da Costa, informou com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA na última terça-feira, dia 5, que a expectativa é que o edital seja divulgado em cerca de 15 dias. Além disso, o titular da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), pasta a qual a Guarda Municipal está vinculada, confirmou que a oferta será de 2 mil vagas.

"O edital do concurso para guardas está sendo preparado. Em breve, em cerca de 15 dias, o edital será publicado. Ele prevê um número de 2 mil guardas para completar o nosso quadro, porque temos a meta de chegar, em 2012, a 3 mil guardas atuando nas ruas. A partir do momento que esgotarmos o quadro de mil vagas do concurso de 2008, já que estamos chamando nova turma para formação, publicamos em paralelo o novo edital", assinalou, durante a cerimônia de troca de comando da corporação, ocorrida na sede da Guarda.

Segundo o secretário Costa, a realização da seleção faz parte das promessas de campanha a prefeito feitas pelo então candidato Eduardo Paes. "O concurso serve para cumprir com as promessas que o prefeito veio fazendo desde a campanha, que era utilizar o efetivo da Guarda Municipal em ações pró-ativas de controle urbano e ordem pública, a partir da criação da nossa secretaria. E o compromisso que temos de colocar 3 mil guardas operando em rua até 2012. Temos que entender que a cidade do Rio de Janeiro irá receber vários eventos grandes e, por isso, a Guarda terá fundamental papel nesse cenário", argumentou.


Para o coronel Henrique Lima de Castro, que assumiu o comando do órgão no lugar do também coronel Ricardo Coutinho Pacheco, a seleção será fundamental para a reestruturação da Guarda. "Queremos aumentar o efetivo para atender às demandas que surgirão até 2016. A Guarda tem legislação que permite que o efetivo chegue até 10 mil guardas. O prefeito entendeu que há condições financeiras e de estrutura para que a Guarda cresça. E tem que crescer", comentou Castro.

E completou: "Acho isso importante e também acho importante que o guarda veja o papel que ele tem que ter dentro do contexto da segurança e da ordem pública. Por isso, está sendo redefinido o currículo, com várias atualizações relativas ao que o guarda necessariamente enfrenta."

A seleção será organizada pela Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria Municipal de Administração (SMA), mesma organizadora da seleção de 2008. O cargo de guarda municipal, aberto para ambos os sexos, requer nível médio e proporciona remuneração de R$1.207,83, incluindo salário, adicional de risco e vales alimentação e transporte (o valor é o do último concurso, pois o novo não foi informado pelos órgãos competentes). A seleção deverá constar de provas objetiva, antropométrica-física e psicológica, bem como curso.

Concurso de 2008 - Saiu retificação no concurso para mil guardas promovido em 2008, que inclui novamente a avaliação psicológica como etapa da seleção (terceira, antes do curso). Desse modo, saiu nova convocação para o exame psicológico, a ser feito nesta quinta, dia 7, a partir das 9h (conforme escala disponível nos sites da FOLHA DIRIGIDA e da Secretaria de Administração), na Universidade Estácio de Sá, no Centro. Será preciso levar identidade original, caneta esferográfica azul ou preta e dois lápis pretos nº 2.

SERVIÇO
Exame psicológico: Universidade Estácio de Sá (unidade Praça XI) - Av. Presidente Vargas, 2.460, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Acompanhamento do concurso de 2008: http://concursos.rio.rj.gov.br/ e http://www.rio.rj.gov.br/web/gmrio/principal


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.