TJ/SP: deputados defendem criação de vagas no TJ

terça-feira, 26 de abril de 2011

Diversos deputados se manifestaram favoráveis à criação de vagas para o Tribunal de Justiça, para preenchimento por meio de concurso público. Muitos defendem que o Projeto de Lei 715/2010, que cria 605 vagas para escreventes técnicos judiciários na comarca da capital é imprescindível no sentido de agilizar os processos e, consequentemente, aprimorar os serviços prestados pelo Tribunal. Também defendem uma maior autonomia orçamentária para o Judiciário, no sentido de oferecer condições de efetivamente realizar novos concursos para suprir as necessidades e convocar os aprovados.


Carlos Gianazzi (PSOL)
"É muito importante a aprovação desse projeto, porque o TJ possui um déficit de 15 mil vagas. Os servidores que estão hoje na ativa trabalham por cinco, por dez, estão sobrecarregados ou até adoecendo no trabalho. Os servidores do Judiciário e toda a população estão sendo prejudicados, porque a Justiça fica cada vez mais lenta por falta de servidores. O Poder Executivo precisa dar autonomia para o TJ, liberando o orçamento. O orçamento do TJ precisa ser independente. Todas as custas judiciais devem ficar no judiciário e não podem ir para o Executivo e depois voltarem para o TJ. Tudo precisa ficar no tribunal de justiça, em um fundo especial para financiar no controle dos servidores públicos, para controlar esse dinheiro e investir no servidor."

Roque Barbiere (PTB)
"Em tese o Poder Judiciário é um poder autônomo, mas ele vive dos recursos do Executivo. Os presidentes de Tribunais estipulam um certo orçamento do Poder Judiciário. Nós não damos palpite, não reduzimos o número de vagas de concursos, é tudo o TJ. A gente tem obrigação de auxiliar o Poder Judiciário a oferecer uma melhor justiça. E não podemos recusar criação de vagas a um poder tão importante quanto o Judiciário. O povo tem sede de justiça e isso é o que mais falta nesse país. Então, precisa funcionar. E para funcionar precisa de gente. Para isso, é preciso fazer concurso. Para realizar concurso é preciso que a gente autorize. Então, estamos simplesmente autorizando. Acho que as vagas devem ser criadas de acordo com a carência. Eles que escolhem o número de vagas, de acordo com a
necessidade de pessoal. Se não autorizamos, o Poder Judiciário fica caindo aos pedaços como está hoje, sem pessoal para atender a demanda. Aprovei o projeto porque o Poder Judiciário realmente precisa de gente, o povo precisa de justiça. A justiça precisa ser mais rápida e ágil. Não pode um processo de aposentaria demorar dez anos. As coisas não andam porque falta gente no Judiciário."

Antônio Curiati (PP)
"O projeto é importante porque vai poder agilizar o Judiciário no setor administrativo, pois o número do grupo naturalmente vai ser ampliado, então vai ter condições de melhorar. Eu sou favorável que o Judiciário e o Poder Legislativo efetivamente sejam modificados com relação ao seus comportamentos financeiros. Por exemplo, o Poder Executivo tem base financeira e os outros poderes não. A constituição fala "em harmonia e independência dos poderes" e isso não existe. Quem manda é o Executivo, que tem numerário suficiente para fazer todo esse trabalho. Eu vejo que o Poder Judiciário vem por várias vezes solicitar numerário para atender seus funcionários e tem dificuldade no atendimento pelo Poder Executivo. Então, propomos uma alteração constitucional, fazendo com que haja também autonomia financeira dos poderes Judiciário e Legislativo."


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.