Com um quadro definido por lei em 520 servidores, atualmente a Secretaria Municipal de Finanças conta com 381 auditores fiscais em atividade no nível I, para preenchimento efetivo, por meio de concurso público, de acordo com o último levantamento funcional, com base em março. Embora este número não considere servidores afastados, já indica uma carência real de 139 fiscais, efetivamente em atividade.
Embora este total não represente o número de vagas destinado ao próximo concurso, reforça a efetiva necessidade de pessoal no quadro de servidores. Em diversas ocasiões, o secretário municipal de Finanças, Mauro Ricardo Machado Costa, já antecipou que a pasta está promovendo estudos da necessidade efetiva de pessoal, para encaminhar a solicitação do concurso para o prefeito Gilberto Kassab. Ele destaca que este quantitativo também dependerá do novo modelo de arrecadação, que será implantado após aprovação do Projeto de Lei 144/2011, que tramita da Câmara Municipal. De acordo com o documento, a atividade fiscal poderá ser simplificada, com a diminuição da quantidade de obrigações tributárias acessórias. Isto incide diretamente na necessidade de pessoal. O concurso é um dos mais aguardados do ano, tendo em vista a boa remuneração e estabilidade funcional, típica da carreira fiscal. O salário inicial da categoria atualmente é de R$12.967,67. Para concorrer é necessário possuir curso de nível superior em qualquer área de formação. Enquanto o edital não é divulgado, os candidatos já estão se preparando, tendo como base o conteúdo programático do último concurso, realizado em 2006. Na ocasião foram registrados 16.468 inscritos para a oferta de 168 vagas. Ao todo foram 240 questões, distribuídas por quatro provas. Na ocasião, a organizadora foi a Fundação Carlos Chagas.
Segundo a professora de Língua Portuguesa do CAP Cursos, Clarice Andrade, a Carlos Chagas organiza provas de dificuldade mediana. "Modernamente, os concursos têm dado ênfase à intelecção de textos, que, como vimos, exige conhecimentos de gramática.Como de costume, haverá avaliação para morfologia, sintaxe, ortografia e interpretação de textos. O conhecimento se conquista ao longo dos anos. O único item que não consta do concurso é redação. Então, tudo, menos redação, vai ser avaliado", diz. "Engana-se quem pensa que interpretação de textos não tem nada a ver com gramática. Uma vírgula pode modificar completamente o sentido. Veja: Respeitem meus cabelos brancos. Respeitem meus cabelos, brancos. É imprescindível ter malícia, e isso só é possível com treino. A ordem das palavras também pode modificar o sentido. Há diferença nas duas frases: "Minha velha amiga está cansada / Minha amiga velha está cansada".
Fonte : Folha Dirigida
0 comentários:
Postar um comentário