Fiscal: autorização prevista para agosto

sábado, 7 de maio de 2011

Com um quadro definido por lei em 520 servidores, atualmente a Secretaria Municipal de Finanças conta com 381 auditores fiscais em atividade no nível I, para preenchimento efetivo, por meio de concurso público, de acordo com o último levantamento funcional, com base em março. Embora este número não considere servidores afastados, já indica uma carência real de 139 fiscais, efetivamente em atividade.

Embora este total não represente o número de vagas destinado ao próximo concurso, reforça a efetiva necessidade de pessoal no quadro de servidores. Em diversas ocasiões, o secretário municipal de Finanças, Mauro Ricardo Machado Costa, já antecipou que a pasta está promovendo estudos da necessidade efetiva de pessoal, para encaminhar a solicitação do concurso para o prefeito Gilberto Kassab. Ele destaca que este quantitativo também dependerá do novo modelo de arrecadação, que será implantado após aprovação do Projeto de Lei 144/2011, que tramita da Câmara Municipal. De acordo com o documento, a atividade fiscal poderá ser simplificada, com a diminuição da quantidade de obrigações tributárias acessórias. Isto incide diretamente na necessidade de pessoal. O concurso é um dos mais aguardados do ano, tendo em vista a boa remuneração e estabilidade funcional, típica da carreira fiscal. O salário inicial da categoria atualmente é de R$12.967,67. Para concorrer é necessário possuir curso de nível superior em qualquer área de formação. Enquanto o edital não é divulgado, os candidatos já estão se preparando, tendo como base o conteúdo programático do último concurso, realizado em 2006. Na ocasião foram registrados 16.468 inscritos para a oferta de 168 vagas. Ao todo foram 240 questões, distribuídas por quatro provas. Na ocasião, a organizadora foi a Fundação Carlos Chagas.
Segundo a professora de Língua Portuguesa do CAP Cursos, Clarice Andrade, a Carlos Chagas organiza provas de dificuldade mediana. "Modernamente, os concursos têm dado ênfase à intelecção de textos, que, como vimos, exige conhecimentos de gramática.Como de costume, haverá avaliação para morfologia, sintaxe, ortografia e interpretação de textos. O conhecimento se conquista ao longo dos anos. O único item que não consta do concurso é redação. Então, tudo, menos redação, vai ser avaliado", diz. "Engana-se quem pensa que interpretação de textos não tem nada a ver com gramática. Uma vírgula pode modificar completamente o sentido. Veja: Respeitem meus cabelos brancos. Respeitem meus cabelos, brancos. É imprescindível ter malícia, e isso só é possível com treino. A ordem das palavras também pode modificar o sentido. Há diferença nas duas frases: "Minha velha amiga está cansada / Minha amiga velha está cansada".


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.