Polícia Militar: provas 5 de junho

sábado, 7 de maio de 2011

Com 50.984 inscritos, o  concurso para soldado masculino da Polícia Militar de São Paulo  tem concorrência de 102 pessoas por vaga. Com uma disputa maior do que em 2009, que foi de 44 pessoas por vaga, os candidatos  devem redobrar a atenção na prova, marcada para 5 de junho, às 14 horas. Ela será a primeira. Em seguida, serão aplicados teste de condicionamento físico, exame de saúde, investigação social, exames psicológicos, análise de documentos e de títulos.

Com uma disputa tão acirrada, dominar a disciplina de Língua Portuguesa, que representa 40% da prova objetiva, pode ser um diferencial.Segundo o professor de Português da Central de Concursos, Dorival Conte Júnior, a organizadora do concurso, a Fundação Vunesp, tende a fazer questões focadas em gramática, mas sempre ligadas a um texto, ou seja, recorrem à interpretação. "Ela pode retirar um fragmento de texto e solicitar perguntas relacionadas à gramática e gosta muito de trabalhar com charges. Pode questionar também o valor semântico (significado) e aplicação de regras gramaticais para preencher as lacunas. É sempre uma interpretação voltada para o texto apresentado", observa. Quanto à gramática, o professor recomenda atenção aos itens que já foram cobrados na última que derrubaram vários candidatos: 1) o valor semântico da conjunção "pois", que pode ser explicativa, conclusiva ou causal. 2) o valor semântico da conjunção "porque", que pode ser explicativa ou causal; (3) o emprego dos "porquês"; e (4) a diferença entre o pronome relativo "que" e a conjunção integrante "que". Somente a primeira fase, composta pela prova objetiva e a redação, será aplicada na capital e em mais dez cidades do estado: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. As demais têm caráter eliminatório e serão realizadas na capital paulista. Os candidatos devem acompanhar a efetivação das inscrições pelo endereço eletrônico da organizadora, a Fundação Vunesp, pois não serão enviados cartões de convocação. Segundo o chefe da Seleção de Alistamento, Fábio Pelegrini, no dia do teste de condicionamento físico os candidatos receberão um cronograma das demais fases do concurso. As provas objetivas e a redação são eliminatórias e classificatórias.
Em um período de quatro horas, os candidatos deverão responder a 50 testes de múltipla escolha, sendo 20 de Português, 15 de Matemática e 15 de Conhecimentos Gerais (Atualidades, História do Brasil, História Geral, Geografia do Brasil e Geografia Geral), além de fazer uma redação. A prova vale 100 pontos, sendo dois por questão. É preciso acertar metade do exame para ser habilitado e ter a redação corrigida. O texto vale o mesmo número de pontos da avaliação objetiva, sendo que o candidato deve obter 50 para seguir entre os classificados. Os participantes devem atentar para não fugir do tema proposto para a redação, desenvolver o tipo de texto indicado (dissertação, narração ou descrição), manter a estrutura e coerência textuais (encadeamento entre frases, períodos, parágrafos e coerência
das idéias expostas) e a expressão (gramática, vocábulário, fluência e clareza adequados). Terão chances de ser convocados os classificados dentro de 12 vezes o número de vagas, o que corresponde aos primeiros seis mil candidatos.
Quem for habilitado terá de fazer o teste  físico, composto por exercícios como flexão, abdominal, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos. O número máximo de pontos é 400, sendo 100 por exercício. Neste mesmo dia será checada a estatura mínima exigida, de 1,65m. Só passarão à fase seguinte aqueles que fizerem 201 pontos. Em seguida, os candidatos passam por exame de saúde e psicológico. Na penúltima fase, há uma investigação sigilosa sobre a vida atual e passada do candidato. Na fase de análise de documentos e títulos são apresentados, além dos documentos pessoais, a experiência profissional relevante à função como a obtida em órgão público, na polícia militar, como soldado do Serviço Auxiliar Voluntário e em cursos de formação e aperfeiçoamento na Polícia Militar.  O limite máximo de pontos a serem obtidos nessa fase é de 50. Os pontos podem ser contabilizados na classificação final, que corresponde à média dos pontos obtidos na primeira e na última etapas.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.